Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



30 de julho de 2012

DEUS E SEUS SENTIMENTOS (5): PORQUE DEUS PERMITE A MORTE DE INOCENTES?

“Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver, e nada lhe poupes; porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos.” 1 Samuel 15:3.

A Bíblia conta muitas histórias de guerras e isso é o que mais confunde as pessoas que leem porquê elas não entendem como é que Deus nesse período manda o povo dEle exterminar outros povos, homens, mulheres e crianças e depois Jesus aparece e diz que se alguém te bater na face você deve dar a outra... Se é o mesmo Deus, isso parece uma contradição.
Quem nunca ouviu falar em assalto, assassinato, traição, estupro, pedofilia, injustiça, suborno, etc? Normalmente vemos notícias sobre isso e ficamos revoltados, mas quando acontece com alguém próximo da gente e sabemos quem é o autor, ficamos com muita vontade de que a pessoa sofra as penalidades da lei... isso quando pensamos dentro da lei. Pensamos: onde está a promessa de Deus? Quando Ele voltará e fará justiça?
Agora imagine que você é um israelita, naquela época, por mais de trezentos anos os amalequitas estão enchendo o saco, os amalequitas gostavam de violência, não gostavam dos israelitas e ainda os roubavam (1 Samuel 14:48) dentre outras coisas. Imagino que você nesta situação pensaria da mesma forma que pensa hoje ao ser perseguido: onde está a promessa de Deus que não se cumpre? Esse povo aí fica pertubando a gente e Deus prometeu que acabaria com a raça deles e nunca acaba... Deus estava esperando que eles se arrependessem.
      Vamos analisar o caso dos amalequitas: Deus mandou que fossem mortos mulheres e crianças porque em muitos casos, depois da guerra, as pessoas que sobreviviam eram levadas para serem escravos. Os amalequitas não podiam ser escravos do povo de Israel, primeiramente porque eles tinham uma rixa entre si e em segundo lugar porque os amalequitas eram muito rebeldes.
Deus Pronunciou a destruição de Amaleque quando o povo de Israel saiu do Egito e foi atacado pelos amalequitas sem motivo algum (Êxodo 17:14). Deus não se agradou nada daquilo e poderia muito bem ter aniquilado os amalequitas ali mesmo, mas lembre-se que Deus é um Deus de misericórdia e esperou por muitos anos o arrependimento dos amalequitas. Só o tempo em que o povo de Israel viveu em Hesbom foram trezentos anos (Juízes 11:26).
Deus mandou destruir as crianças também porque o segundo mandamento diz que Ele visita o pecado dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração (Êxodo 20:5). Embora Deus não culpe os filhos pelos pecados dos pais (Jeremias 31:29, 30 e Ezequiel 18: 1-4), os filhos estão sujeitos sim a sofrerem consequências pelos pecados dos pais, por exemplo, uma pessoa adiquire AIDS e engravida, o filho terá ou não a doença? É uma consequência natural, e por isso devemos estar cientes de que nossos erros atingem sim nossos filhos e até que estes se tornem maduros o suficiente para dicernir entre o bem e o mal, sofrerão por nossas escolhas, somos responsáveis por eles.
Se aquelas crianças inocentes fossem levadas vivas para viver no meio do povo de Israel, poderia até ser que uma ou outra se ajustasse ao povo de Deus, mas a consequência natural seria haver uma rebelião e um conflito com essas crianças depois de grandes, elas tentariam vingar a morte de seus pais. Para evitar isso, elas foram poupadas de uma vida de conflitos.
Pensando nisso, devemos entender que a morte também é usada por Deus para diminuir o sofrimento, mas muitos de nós ainda pensamos que a morte é uma penalidade cruel à um ser humano. Deus sabe a hora certa de cada coisa, de nascer e de morrer, Ele é o dono da vida, e embora por isso pudesse usar tudo ao seu bel prazer, não usa, pelo contrário, deixa que as pessoas vivam como desejam até que chega o tempo de deixarem de viver.
Nós olhamos para o tanto de crianças que morrem de fome e nos perguntamos onde está Deus, mas eu pergunto o que é menos doloroso para crianças que vivem na miséria: viverem sofrendo de dores causadas por doenças e fome ou “descansarem de seu sofrimento”? Apocalipse 14:13.  Para quê os pais fazem mais crianças se sabem que não tem condições de lhes dar uma vida adequada? A culpa do sofrimento das crianças é de Deus ou de seus pais?
Na postagem anterior, estudamos que sempre que Deus pronuncia uma destruição, Ele espera por um tempo o arrependimento das pessoas, foi assim com Nínive, foi assim com Amaleque, com Jerusalém, conosco também. Em breve Jesus voltará, esta promessa já dura milênios, e até agora Ele não voltou. Mas esta promessa tinha que demorar mais tempo mesmo porque desta vez, não se trata de uma pessoa ou uma nação, se trata do planeta inteiro. E por isso Deus não trará juízo enquanto todos não souberem (Mateus 24:14) e ainda que nós achemos até mesmo que Deus se esqueceu da promessa, ele está esperando que as pessoas se arrependam dos seus pecados, porque não deseja que ninguém se perca (Ezequiel 33:11 e 2 Pedro 3:9).
          Curta nossa PÁGINA NO FACEBOOK e conheça nosso site: www.rodrik.esy.es

Nenhum comentário:

Postar um comentário