Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



19 de julho de 2012

DEUS E SEUS SENTIMENTOS (2): DEUS SE ESQUECE?

"Por ventura pode uma mulher esquecer-se do seu filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho de seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, Eu, todavia, não me esquecerei de ti." Isaías 49:15

Você já imaginou Deus se esquecendo de alguém ou de algo que Ele criou? Parece estranho imaginar Deus se esquecendo de alguma coisa, mas ao mesmo tempo, é estranho imaginar como Deus consegue ver e saber tudo o que existe e o que acontece o tempo todo, isso porque não conseguimos fazer isso, e mais uma vez nos comparamos com Deus...
No filme “O Todo Poderoso”, há um diálogo entre Deus e um humano a quem Ele irá conceder seus poderes enquanto tira umas “férias”. O homem pergunta a Deus:
- E Deus tira férias?
- Já ouviu falar na Idade Média? – Responde o Todo Poderoso.
Não é difícil encontrar histórias de pais que se esquecem dos filhos por aí, o esquecimento é algo comum em nossos dias, também com tantas coisas para fazer não é mesmo? Se nós andamos ocupados, quem dirá Deus, que tem de tomar conta da demanda do mundo inteiro... será que todos estes afazeres fazem Deus se esquecer de alguém?
O nosso problema é imaginar Deus como um de nós. Se falamos de um Deus de amor, imaginamos um Deus que ama como nós amamos... em cada uma das experiências que falaremos nesta série precisamos nos lembrar que Deus não é um ser humano, ou seja, precisamos abrir a mente para entender que os sentimentos de Deus, embora nas traduções bíblicas levem o mesmo nome, são bem diferentes dos nossos sentimentos.
Você já pensou em Deus tirando férias? Embora o filme mencionado no início seja uma obra de ficção, ele nos traz uma boa reflexão sobre o que muitas vezes pensamos de Deus. Quando olhamos para a história do mundo, muitas vezes somos tentados a pensar que teorias como a de que Deus criou o mundo e o deixou à própria sorte são verdadeiras, porque tanto sofrimento? Porque tantas coisas ruins? Muitas pessoas chegam a pensar que Deus se esqueceu delas, inclusive na Bíblia, podemos encontrar pessoas pedindo para que Deus se lembre delas e do povo dEle...
“Lembrou-se Deus de Noé...” Gênesis 8:1; “Lembrou-se Deus de Raquel...” Gênesis 30:22; “Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança...” Êxodo 2:24. Esses versos podem nos deixar um pouco confusos, pois seguindo uma certa lógica, com duas premissas, podemos chegar à uma conclusão:

P1: Lembrar é algo que acontece quando
      alguém se esquece.
P2: Deus se lembrou
Logo: Deus se esqueceu

Seria esta uma conclusão verdadeira? Somos tentados a pensar que sim, mas analise o seguinte caso. Você tem uma consulta muito importante marcada para depois de amanhã às 15h. Você passa o dia de hoje se lembrando disso, dorme tarde pensando nisso, acorda pensando nisso, passa o dia inteiro se lembrando disso, dorme mais uma vez tarde pensando nisso e ao acordar se prepara desde cedo para a consulta. Pergunto a você: você se lembrou o tempo todo da consulta ou não?
Lembrar tem mais de uma definição que pode ser tanto “trazer à memória”, ou seja, lembrar-se de algo que esquecemos, como “não se esquecer de” neste caso, é pensar constantemente. Uma dessas definições cabe à nós e a outra à Deus e você sabe qual é qual.
Quando Deus diz que se lembra, não é porque Ele se esqueceu, é porque Ele se lembrou o tempo todo, mas esperou o momento certo para agir. Momento certo é um tema para outra discussão, (inclusive falamos sobre isso nas postagens A HORA CERTA DE ALCANÇAR O SONHO de 10 e 12 de Julho) mas vamos ver o exemplo do povo de Israel: pode parecer que Deus havia se esquecido deles e só se lembrou quando ouviu o gemido do povo, mas isso não é verdade. Na verdade, Deus já havia dito para Abrão na época, que os descendentes dele seriam peregrinos em terra estranha e escravos por quatrocentos anos. Imagino que Deus esperou ansioso por quatrocentos anos para libertar o povo.
Antes de você pensar que Deus se esqueceu de você, lembre-se que Ele nunca se esquece de nada. Ele apenas espera o momento certo para fazer as coisas e com toda certeza, fará em nossas vidas. Não sei por quê o povo de Israel teve que ficar quatrocentos anos como escravos, mas dá a entender que eles suportaram a escravidão por esse tempo todo, e quando começaram a se cansar de sua condição foi que demonstraram de fato o julgo que estavam carregando. Deus sendo oniciente, alertou à Abrão antes mesmo de cada pessoa daquelas existirem.
O momento certo de Deus agir em sua vida é no momento em que você reconhecer que está escravizado, que a situação em que você está não é a que Ele idealizou à você. A Bíblia nos revela o plano de Deus para nossas vidas, mas enquanto não decidirmos sair da terra em que somos peregrinos, Ele não fará o que quer fazer por nós. Muita coisa Ele já fez, mas muitas coisas ainda fará, se tão somente deixarmos.
Deus não se esquece de nada nem de ninguém. Saiba que Ele também não se esquece da obras que fazemos e separou um dia na história da humanidade em que há de trazer a juízo todas as obras, quer sejam boas, quer sejam más (Eclesiastes 12:14), ou você se esqueceu disso?
          Curta nossa PÁGINA NO FACEBOOK e conheça nosso site: www.rodrik.esy.es

Nenhum comentário:

Postar um comentário