Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



23 de julho de 2012

DEUS E SEUS SENTIMENTOS (3): DEUS SE ARREPENDE?

“Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo o desígnio do seu coração; então, se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra e isso lhe pesou no coração.” Gênesis 6:5, 6.

Certo dia eu dei um vidrinho daqueles de fazer bolhas de sabão para o meu irmão e depois me arrependi ao ver que ele não parava de fazer bolhas em casa, melecou meu quarto, ficava jogando bolhas em todo mundo... Provavelmente você já se arrependeu por ter feito, falado, ou até mesmo pensado algo sobre alguém ou alguma situação. Mas será que Deus se arrepende do que faz? Com o texto de Gênesis 6:5 e 6, não é difícil responder. Mas como entender este sentimento? Sim, Deus estava arrependido de ter feito o homem. Mas por quê e como?

Novamente eu devo lembrar que nós não podemos comparar nossos sentimentos com os sentimentos de Deus. Quando nós nos arrependemos, geralmente nos arrependemos pelas consequências que essas atitudes causam ou causaram à nós, pensar que Deus se arrepende desta forma é pensar que Ele se arrependeu de ter criado o ser humano porquê o ser humano não estava mais querendo ser amigo dEle, não O respeitava... e isso não é a verdade, embora Deus se entristeça quando não queremos Sua amizade, Ele não se arrepende de ter nos criado porque não queremos saber dEle.

Mas existe uma outra forma de arrependimento, que é quando nos arrependemos de fazer alguma coisa que traz consequências ruins à outros. O pastor Doug Batchelor em seu livro “O Milionário da Caverna” que conta sua própria história, fala com pesar sobre a má influência que exerceu à um amigo índio na época em que não conhecia a Bíblia. O índio era um rapaz estudioso, fazia faculdade e tudo, mas Doug o influenciou a beber cerveja e o resultado do índio foi se tornar um dependente do álcool e abandonar os estudos. Doug se mostra arrependido ao ver qual foi o resultado da vida do velho amigo. Eu também já me arrependi muito de ter feito algo que acabou prejudicando alguém, não era a minha intenção. Há alguns dias, um amigo me pediu um favor, pegar um documento para ele, ele ainda me ligou na hora para me lembrar, eu disse que iria e só me lembrei do documento quando estava chegando em casa à noite, tarde demais, ele perdeu o serviço que iria fazer e não teria outra chance em seis meses.

Não era o plano de Deus dar a vida para que as pessoas a usassem com vícios, comportamentos destrutivos, achando-se donas de outras pessoas... por isso vemos pessoas que buscando a liberdade se envolvem com drogas, sexo à vontade, comida de qualquer jeito, programas dos mais destrutivos possíveis, destruidores de mente, caráter, personalidade, razão, domínio próprio, inocência... e é na prisão do vício, da moda, da tentativa de ser aceito, do pecado... é no vício que as pessoas procuram a tão sonhada liberdade. Deus se arrependeu de ter feito o homem ao ver o comportamento autodestrutivo com que os seres humanos se comportavam, Ele havia dado o dom da vida à cada um para poderem ser livres, felizes e plenos, mas estes escolheram o pior caminho.

Deus também se mostra arrependido quando o povo de Nínive se arrepende. Ele havia colocado no coração que iria destruir aquela cidade tamanha era a sua maldade, mas ao ver as pessoas arrependidas, volta atrás. Na verdade, Deus já sabia que aquele povo iria se arrepender, e mesmo que não se arrependessem, Ele ainda assim os teria buscado para lhes dar a oportunidade enviando Jonas. E isso serviu de lição para cada um de nós, Deus é misericordioso e compassivo, longânimo, tardio em irar-se. Se Ele se arrepende, é um arrependimento que faz bem à nós mesmos, é pensando em nosso próprio bem.

Você já parou para pensar se Deus já se arrependeu algum dia de ter te criado, uma vez que Ele te deu a oportunidade de viver livremente, mas talvez você tenha usado esta oportunidade para se prender à coisas passageiras? O que você tem vivido? Uma vida de liberdade ou de prisão no pecado? Quais são seus pensamentos? Pensamentos de uma pessoa livre ou uma pessoa presa no vício do medo, do sexo, da preguiça, dos falatórios que não ajudam ninguém? Está na hora de ser livre não acha? É hora de se arrepender de ter usado o dom que Deus te deu de forma inadequada. E se Deus havia pensado em te dar uma disciplina, é porque Ele disciplina a quem ama (Apocalipse 3:19), Ele poderá até se arrepender disso e te dará outra chance (Jeremias 18:8).

Agora para você que tem feito as coisas certinho, tem se mantido na fé de Jesus, cuide para não perder as bênçãos que Deus tem planejado para você, porque se você começar a fazer coisas que desagradam a Deus, pensando que o seu passado vai te justificar, cuidado! Deus também se arrepende do bem que planejava fazer (Jeremias 18:10). Então, só podemos estar seguros se estivermos com Deus, não há outro caminho, e mesmo que houvesse, esse continuaria sendo o melhor.

Conheça nossas Redes sociais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário