Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



2 de julho de 2012

AS VOZES DOS MORTOS

"E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamavam com grande voz dizendo: até quando oh Verdadeiro e Santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?" Apocalipse 6:10

Provavelmente este texto já te trouxe algumas dúvidas. As mais frequentes são: Que altar é esse? Existe vida após a morte? O que fazem os mortos? Quando morremos vamos para o céu ou para o inferno? Quem são essas almas? E por aí vai. Hoje vamos responder as segunda e terceita perguntas, a última já é respondida pelo verso.

Conta-se uma história de uma senhora que sempre ia à igreja à noite, mesmo sabendo que era perigoso. Para ir à igreja, ela sempre passava em frente de um cemitério e não se preocupava com a periculosidade do lugar que morava e nem com as histórias de mortos que as pessoas contavam. Um dia, ao voltar da igreja, foi abordada por alguns assaltantes que ficavam escondidos por trás do muro do cemitério e já haviam observado a rotina dela, quando eles anunciaram o assalto, ela disse:
     - Podem levar o que quiserem meu mundo não é aqui mesmo!
     Os assaltantes correram em disparada pensando se tratar de uma alma penada... mas ela apenas estava defendendo sua fé.

O assunto da vida após a morte é um tema muito polêmico e causa também espanto, as pessoas tentam especular de todas as formas. Eu não vou especular. Vou dizer o que a Bíblia fala sobre isso e pronto. O que não souber deixarei para quando eu descobrir. Esse texto de Apocalipse fala sobre algumas almas que aparecem debaixo de um altar e clamam à Deus por justiça. Quem são elas, o próprio texto responde: pessoas mortas por causa da palavra de Deus. Isso quer dizer que quem morre pode ir para o céu? Não.

Analise o contexto do capítulo 6. Todo o capítulo é simbólico, isso já nos faz pensar que esta cena dos mortos também é simbólica, ou a Bíblia iria se contradizer? Porque segundo Salmos 115:17, "os mortos não louvam o Senhor, nem os que descem à região do silêncio" e segundo Eclesiastes, no que diz respeito à morte, somos iguais aos demais animais, "os mortos não sabemos de coisa alguma" (Ecl. 3:16-22; 9:5). Como pode ser literal a história de pessoas que desceram à região do silêncio falando? Como essas pessoas mortas aparecem louvando a Deus com expressões: "Verdadeiro, Santo Dominador"? Como elas sabem que estão mortas? Como elas podem reivindicar vingança? Como? Vejamos um exemplo:

Um dia um irmão convidou o outro para passear, ao chegarem no lugar escolhido, longe da vista de todos, o irmão que havia convidado o outro sacou uma arma e matou o próprio irmão mais novo. O irmão mais novo não podia mais fazer nada, mas aquela cena indignou o coração de Deus. E Deus falou ao assassino: "o sangue do teu irmão clama da terra a mim" (Gênesis 4:8 e 9). Se não entendermos que esta forma que Deus usou para falar com Caim era simbólica, temos aqui muito pano pra manga, porque, desde quando sangue fala? Voltando à Apocalipse, desde quando mortos falam?

Essas ilustrações são usadas para mostrar que Deus não se esquece das injustiças que sofremos aqui, ainda que morramos, Ele nos pede para esperar, porque um dia "há de trazer a juízo toda a obra, até o que está encoberto, quer sejam boas quer sejam más" Eclesiastes 12:14. A morte não deve ser motivo de preocupação para quem serve à Deus porque "bem-aventurados são os mortos que, desde agora, morrem no Senhor... para descansarem de suas fadigas, pois suas obras os acompanham", Apocalipse 14:13.

Conheça nossas Redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário