"Não cobiçarás... coisa alguma do teu próximo." Êxodo 20:19
Conta-se a história de uma pomba que costumava viver em um ninho perto de uma cozinha. Os cozinheiros gostavam muito dela e frequentemente lhe davam grãos. Ela tinha uma boa casa e tinha uma boa vida.
Um dia, um corvo viu a pomba e notou como ela recebia ótimas refeições da cozinha. Então, numa ocasião, o corvo fez amizade com a pomba, e sob o pretexto de amizade, de alguma forma conseguiu fazer com que a pomba dividisse o seu ninho com ele.
A pomba então lhe disse que poderiam passar o tempo juntos estudando, fazendo exercícios, conversando sobre política... mas que se tratando de comida cada um teria seu próprio meio. Dessa forma ela sugeriu que o corvo buscasse a sua própria comida.
Mas o corvo estava impaciente e a sua única razão para fazer amizade com a pomba era pela comida. Ele queria carne e tudo o que a pomba ganhava da cozinha eram grãos. Ele não queria esperar mais e finalmente decidiu ir diretamente à cozinha para obter comida. Assim pensando ele furtivamente se arrastou pela chaminé abaixo e entrou na cozinha.
Sentindo o cheiro de um peixe temperado que estava numa panela, cobiçoso, adiantou-se e tentou pegar o peixe, porém, ao fazer isto, tropeçou numa concha de sopa e fez barulho.
Isto alertou o cozinheiro, que estava na sala vizinha, que surpreendendo o corvo, o matou.
Porvavelmente você já tenha se deparado com a frase: "Se eu fosse fulano..." Você já parou para pensar que esta frase na maioria das vezes é uma quebra do décimo mandamento? Como assim? Falaremos sobre isso iremos hoje.
A cobiça é um desejo de possuir o que não se merece. Normalmente queremos estar no lugar do outro em uma determinada situação, mas não estamos dispostos a passar pelo que o outro passou para chegar lá.
A vida é feita de oportunidades e escolhas. Oportunidades são situações que nos dão a possibilidade de fazer escolhas. Durante um dia, imagine quantas escolhas não fazemos... Ao acordarmos, temos as oportunidades de deitar-se novamente, levantar-se, ou diversas outras coisas. Quando chega o horário de comer, podemos escolher o que comer ou se vamos ou não comer. Quando alguns pensamentos chegam à nossa mente, podemos escolher entre continuar pensando naquilo, alimentar este pensamento ou mudar de pensamento. Quando estamos em casa, podemos escolher o que fazer, limpar a casa, lavar a louça, lavar a roupa, ler um livro, fazer nada... No ônibus, no carro, no trabalho, no supermercado, em todos os lugares estamos fazendo escolhas.
Tudo que as pessoas tem são resultados de escolhas que elas ou seus pais ou seus avós fizeram. O pecado da cobiça é querer o que o outro conquistou, o que o outro lutou para conseguir. Isso é um pecado porque geralmente, quando se cobiça algo, não se cobiça o trabalho que a pessoa teve para conseguir aquilo, até porque se você estiver disposto a trabalhar como a pessoa, você com certeza poderá obter o que ela obteve, e ainda mais, porque você pode aprender com os erros dela e tornar seu caminho mais curto para o alvo.
Quando estamos dispostos a traabalhar, as oportunidades batem à nossa porta, Deus nos abençôa, como vimos na postagem de 3 de agosto de 2012.
Não devemos cobiçar nada do outro, nem suas propriedades nem suas oportunidades. Devemos ter nossos próprios objetivos, força de vontade para trabalhar e fazer o melhor. Acima de tudo, precisamos em primeiro lugar, buscar o reino do céu e sua justiça e todas as coisas nos serão acrescentadas.
Olá?!
Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário