
Uma bolsa de valores funciona da seguinte forma: Ela vende papéis que significam algum valor. Os papéis variam de valor constantemente, na hora que está em baixa você compra por um valor muito barato e quando está em alta, você compra por um valor mais caro. Os que você vê que vão te dar prejuízo, você deve vender e os que dão lucro você deve ficar. Os espertos constroem fortunas nela, mas é algo muito perigoso e não recomendável para cristão, porque é especulação (ver postagem de 3 de agosto de 2012). Em outubro de 1929, muitas pessoas acreditaram ao mesmo tempo que seus papéis iriam lhes dar prejuízo e todos quiseram se livrar de seus papéis de uma vez só. Como sabemos, quanto menos mais se tem do produto, maior será o preço e quanto mais se tem do produto, menos será o preço. Naquele dia então, por haverem muitos papéis, o preço despencou e pessoas que eram muito ricas, naquele dia sentiram o amargo gosto da falência, a Bolsa de Valores de Nova York quebrou. Naquela bolsa, milhares de pessoas haviam investido muito dinheiro e ganhado também, mas de um dia para o outro, perderam tudo. Muitas optaram por suicidar-se.
Voce já teve algum dia ruim na sua vida? Eu já tive vários, inclusive, hoje foi um deles.
Geralmente nossos dias são ruins por duas coisas: porque não conseguimos fazer o que queríamos ou porque recebemos uma notícia ruim. Devem haver mais coisas, mas geralmente acontece por isso. No meu caso, hoje aconteceram as dua coisas.
Havia um homem, muito rico, na verdade, o mais rico de toda a região em que morava, que parecendo com alguém em 1929 que havia investido na Bolsa de Valores de Nova Yorqu, em apenas um dia, perdeu tudo o que tinha. Tudo? Bem... quase tudo.
Quando falo em perder tudo, o que te vem à mente? O que é tudo para você? Tudo, seria todo o dinheiro, toda a fortuna...? Muitas vezes pensamos que está tudo perdido. Tudo o quê. Quero que você entenda que só se perde tudo, quando tudo o que você tinha se perdeu. Existem pessoas que tudo para elas é o dinheiro, para outras é a família, para outras é uma pessoa, a faculdade, o carro, o celular, a reputação... e para outras tudo é Deus. Deus é tudo para você? Se você perdesse todas as coisas aqui desta terra hoje - imagine - mas ficasse com vida, talvez um pouco doente, sabendo que você não perdeu Deus, você ficaria feliz ou estaria satisfeit@?
Esse homem que citei a pouco perdeu quase tudo, naquele dia, a única coisa que ele não perdeu foi a fé em Deus, porque ele sabia que todas as coisas do mundo passam, mas Deus é eterno, e ele sabia que embora estivesse falido, Deus ainda estava vivo e atento para o que estava acontecendo com ele.
Hoje, em Portugal, mãe e filhos brasileiros, morreram em uma explosão em sua casa. O marido e pai das vítimas, havia saído mais cedo para trabalhar. Que notícia trágica não recebeu ele hoje? O homem que tinha Deus como seu tudo se chamava Jó. Você já pensou o que foi aquele dia na vida de Jó?
Muitas vezes reclamamos e nos enraivecemos por um plano que não deu certo ou por uma notícia ruim, mas esta não é a reação de quem tem Deus como seu tudo. Quando perdemos coisas aqui na terra, se temos Deus como nosso tudo, temos a esperança de recuperar o que perdemos, nessa vida ou na vida por vir. Não estou dizendo que você não irá se entristecer, sim, claro, entristeça-se, diga para Deus que você não queria aquilo, pergunte o por quê, ainda que você não obtenha a resposta, Jó fez isso, mas não perdeu a fé em Deus.
Hoje meu dia não foi bom, teve seus momentos bons, mas em geral, foi ruim. Passei o dia perguntando a Deus o por quê de Ele ter pego meus planos (para hoje) e derramado no chão, sendo que (até agora) não aconteceu nada que eu pudesse olhar e dizer: "é... realmente, agora eu entendo...", talvez nessa terra eu nunca descobrirei o por que deste dia ter sido ruim quando poderia ter sido bom. Talvez você tenha tido um dia ruim também, ou algum dia terá, mas lembre-se de ter Deus como seu tudo.
Aquelas pessoas que investiram na Bolsa e que se suicidaram porque perderam "tudo" em 1929, seu "tudo" era o dinheiro, porque elas ainda tinham vida, provavelmente uma família, saúde para trabalhar... mas ao perderem seu "tudo", perderam a razão de existir. Quando colocamos algo que não é Deus como o nosso tudo, em breve perderemos tudo, porque apenas Deus é infinito, todas as outras coisas são finitas.
Deus promete que quando Ele voltar, enxugará dos nossos olhos toda lágrima, já não haverá mais luto, nem pranto, nem dor, porque tudo isso terá passado. Enquanto estamos aqui, iremos perder muitas coisas, iremos ouvir muitas notícias ruins, mas jamais teremos a presença de Deus negligenciada em nossas vidas por Ele, isso deve nos confortar nos momentos difíceis seja nos menores (como o meu) seja nos maiores (como do daquele marido e pai, que Deus conforte-o juntamente com a família).
Nenhum comentário:
Postar um comentário