"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." Salmos 127:1
Um dia, fiz um sermão sobre este Salmo e no lugar da ilustração do verso 4, eu usei uma flauta que tinha em mãos. Perguntei:
-O que esta flauta faz?
-Estando aí parada, não faz nada! - Respondeu um irmão presente (até porque ausente, seria meio difícil responder, né?!).
Ele estava completamente certo! A flauta não faz nada, quem irá tocá-la é que a faz produzir um bom som ou um som ruim (e muito ruim quando se trata, especialmente, de instrumentos de sopro...).
Tenho certeza que você tem sonhos, objetivos, metas... A pergunta é: o que você está fazendo para alcançar estes planos? Talvez você esteja estudando, trabalhando, escrevendo, acordando cedo, chegando tarde, comendo pouco, dormindo pouco... não sei qual é sua rotina, mas tenho algo importante para te dizer: tome cuidado, porque "inútil... será levantar de madrugada, repousar tarde.." Salmos 127:2. Mas o que Deus quer nos dizer com isso hoje?
Você confia em Deus de todo o seu coração? Sua vida está mesmo nas mãos de Deus? O que você tem é de Deus? Suas conquistas são compartilhadas com Deus? Parece que as perguntas estão começando a ficar mais fortes... O Salmo 127 é muito bonito, ele fala sobre a confiança que devemos ter em Deus e não em nós mesmos.
Muitas vezes, não temos muitas dificuldades em conquistar o que queremos. Muitas pessoas tem muita facilidade em conseguir dinheiro; outras, emprego, um bom automóvel, uma boa casa...; algumas tem facilidade em conseguir um namorado ou namorada, seja por sua beleza ou por sua lábia, não importa, o fato é que cada um de nós tem facilidade para conseguir algo.
O texto de hoje é um recado de Deus para nos lembrar que tudo o que nós conseguimos, é por causa dEle. Você já parou para pensar nisso?
O texto começa dizendo que é vão o trabalho dos pedreiros e dos vigias se eles não estiverem trabalhando com Deus. Imagine, como pode ser vão o trabalho de alguns engenheiros, arquitetos, pedreiros, marceneiros se no final vemos a obra concluída, os anos passam e a construção permanece ali? Mas Deus disse que a construção foi em vão. E o mesmo caso o do guarda, ele pode ter feito quantos cursos quiser de segurança, ser bombado, ser faixa-preta em diversas artes marciais... toda a capacitação a que ele se dedicou, Deus diz ser vã, também.
Devemos entender em primeiro lugar, que Deus não está querendo dizer neste verso que não devemos trabalhar, mas Ele está nos alertando que não é porque somos profissionais capacitados, temos um bom salário, que podemos fazer o que quisermos e que seremos bem sucedidos. Devemos entender que tudo o que somos e temos foi porque Deus nos deu oportunidades para que tivéssemos.
Muitas pessoas tem problemas para confiar em Deus, especialmente quando se diz em guardar os mandamentos dEle (incluindo o sábado, é claro). A primeira coisa que as pessoas geralmente pensam é no emprego: como farei com meu emprego? Como conseguirei emprego? Como poderei crescer? Como vou pagar minhas contas?
Muitas pessoas acabam optando por desobedecer os mandamentos de Deus para permanecerem em ou obterem seus empregos e ainda dizem que Deus irá entender... Sim Ele irá entender! Entender que você confia mais em você que nEle. Entender que você não está disposto a obedecê-Lo. Entender que você não O ama, porque Ele mesmo diz que quem O ama, obedece seus mandamentos (João 14:15).
Quando você quer alguma coisa ou tem que fazer algo, lembre-se que você deve se colocar nas mãos de Deus. Jamais abra mão de obedecer a Deus por causa de coisas deste mundo, especialmente trabalho. Você deve sim trabalhar, mas jamais desobedecer a Deus, até porque acredito estarmos de comum acordo que os desobedientes não podem entrar no céu, ou você discorda?
Flechas, flautas... não fazem nada, são apenas objetos, só farão algo se estiverem nas mãos de alguém. Você e eu também somos instrumentos, mas diferente desses objetos, podemos decidir quem nos usará.
Se você notar, todo instrumento nas mãos de alguém produz um som, afinado ou desafinado... Deus quer dizer que se nós não estivermos nas mãos dEle, nossa vida soará desafinadamente. Talvez acertemos algumas notas, mas no final, seremos avaliados pela música inteira. Como Ele levará para cantar para Ele, instrumentos desafinados? Quando Ele voltar, os instrumentos que irão com Ele, são aqueles que foram por Ele mesmo afinados.
Olá?!
Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário