
A soberba, ou orgulho, altivez, também não tem espaço onde habita o amor.
"Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranqüilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado." Ezequiel 16:49
"Aqui nos são apresentados os terríveis resultados da ociosidade, a qual enfraquece a mente, degrada a alma e perverte o entendimento, tornando em maldição aquilo que foi dado como bênção. A pessoa que trabalha vê algo de grande e bom na vida, e está disposta a desempenhar suas responsabilidades com esperança e fé. " Conselhos para Professores, Pais e Estudantes, pág 279.
A grande soberba, ter tudo muito fácil! Viu no que dá...?! Num pecado. Não que a facilidade de ter as coisas seja ruim, mas o querer ter tudo muito fácil. Vamos exemplificar o que um jovem ou uma jovem devem ter ou esperar do outro, digamos que para casar. Muito amor para dar? Sim isso é o essencial, mas como estamos estudando, o amor não é só beijinho e "meu amor" para lá e cá. O amor implica em muitas responsabilidades! Para ambos:
"Antes de assumir as responsabilidades que o casamento envolve, devem os jovens ter na vida prática uma experiência que os prepare para os deveres e encargos do mesmo." A Ciência do Bom Viver, pág. 358.
"Visto como os homens bem como as mulheres têm parte na constituição do lar, tanto os rapazes como as moças devem obter conhecimento dos deveres domésticos. Fazer a cama e arranjar o quarto, lavar a louça, preparar a comida, lavar e consertar sua própria roupa, são conhecimentos que não tornarão um rapaz menos varonil; torná-lo-ão mais feliz e mais útil." Educação, págs. 216 e 217.
"Existem muitas moças que se casam, constituem família e que possuem pouco conhecimento prático dos deveres que cabem a uma esposa e mãe. Elas sabem ler e tocar algum instrumento musical, mas não sabem preparar um bom pão, que é essencial para a saúde da família. Elas não sabem cortar e fazer suas roupas porque nunca aprenderam como fazê-las. Consideram essas coisas sem importância e em sua vida matrimonial são tão dependentes de outra pessoa para fazer-lhes estas coisas, assim como são seus próprios filhinhos. " Testimonies, vol. 3, pág. 156.
"A mulher prudente vem do Senhor." Prov. 19:14. "O coração do seu marido confia nela." "Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias de sua vida." Prov. 31:11 e 12. "Abre sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua. Olha pelo governo de sua casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos, e lhe chamam bem-aventurada, como também seu marido, que a louva, dizendo: Muitas mulheres têm procedido virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas." Prov. 31:26-29."Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor." Prov. 18:22.
Nenhum comentário:
Postar um comentário