Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



24 de novembro de 2011

FRUTOS DO ESPÍRITO (4): QUEM AMA NÃO É CIUMENTO

"O amor... não arde em ciúmes" I Coríntios 13:4

   O ciúme tem estragado diversos relacionamentos, e não é de hoje! O ciúme é benéfico até certo ponto. Ele pode nos ajudar a cuidar de quem amamos, fazendo com que possamos prever as intenções de quem se aproxima de quem amamos, mas se for descontrolado torna-se algo terrível.
   Ele pode ser herdado geneticamente, ou pode ser adquirido por influência. Deus nos ama, mas quando nos vê alegres com outros deuses, não nos mata ou nos castiga por mero ciúme. Ele deixa que façamos nossas escolhas, porque nos ama, e quem ama, mesmo que tenha ciúmes, sabe controlá-lo. Deus deseja que voltemos, e espera, com toda paciência, que percebamos que só Ele que quer nosso bem, e os outros deuses apenas nos usam.
   O ciúme acontece quando uma pessoa não quer que a pessoa que ele "ama" se aproxime de alguém (ou de algo!). Quando a vê com outra, é o fim da picada. Todos nós conhecemos ou já passamos por um momento assim. É terrível ver quem nós amamos nos deixar aos poucos por outra pessoa ou coisa, mas existem pessoas que são doentes de ciúme, isso é resultado de uma mistura de ciúme e egoísmo. Estas pessoas procuram chifre na cabeça de cavalo, vêem maldade onde não há, estas pessoas não são benignas. E sempre se dão mal.
   Aprenda uma coisa (dentre muitas): Ninguém aqui no mundo, tem o domínio sobre ninguém, nem nada. Tudo aqui é de Deus, e se alguém tem o direito de arder em ciúme, é Ele.
   Antes de você iniciar um relacionamento, seja para uma amizade, namoro, casamento, inimizade (quem sabe?!), desfaça-se do ciúme. Lembre-se que a pessoa com quem irá se relacionar, já tinha família, amigos e amigas antes de te conhecer e depois, terá mais parentes e amigos... Ninguém é uma ilha. E até mesmo uma ilha recebe visitantes e é cercada pelo mar, que contém uma diversidade incrível de seres vivos. Portanto, mesmo que seja uma pessoa fechada, ela sempre estará cercada por outras pessoas. Beleza?!
   Bem, vamos para a segunda parte, talvez você não seja uma pessoa ciumenta, isso é bom, mas existem pessoas que são mais fáceis de fazer amizades, dependendo das amizades que ela arranje, pode ser que uma delas te provoque ciúmes, então veja se realmente você vai aguentar viver estando, algumas vezes em segundo plano...
   Ellen G. White, aconselhou alguém certa vez e é interessante notar como o ciúme nos cega, e tem resultados terríveis:
" Irmão D, você é um escravo de Satanás, há já bastante tempo. Muito daquilo que a irmã D tem julgado ser discernimento, é ciúme. Ela se dispôs a tudo considerar com olhos ciumentos, ser suspeitosa, conjeturando o mal, desconfiada de quase tudo. Isso causa infelicidade mental, desalento e dúvida, onde devia existir fé e confiança. Esses infelizes traços de caráter levam-lhe os pensamentos para um conduto sombrio, onde ela condescende com um pressentimento do mal, enquanto o temperamento grandemente sensível a leva a imaginar negligência, menosprezo e ofensa, quando isso não existe." Mente, Caráter e Personalidade, Vol I, pág 337.
   O ciúme nos tira a fé, claro, passamos a desconfiar, e ao desconfiar rejeitamos a fé, que é nosso escudo (Efésios 6:16), assim facilitamos para o inimigo nos acertar mais e mais dardos inflamados. Terrível, não?! Pois é vamos então começar a orar para deixarmos todo e qualquer ciúme que possa haver em nós e nas pessoas que nos cercam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário