Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



18 de novembro de 2011

FRUTOS DO ESPÍRITO (2): QUEM AMA É PACIENTE

"O amor é paciente..." I Coríntios 13:4

   "Para ser atendido em hospital público, é necessário ser paciente."
   A palavra paciente, é de origem latina, PATIENS, do verbo PATI, que quer dizer: sofrer, suportar, aturar,  de uma fonte Indo-Européia PEI-, que é: ferir, causar dano. De toda forma, a o verbo paciência não é lá uma das melhores palavras de se ouvir, principalmente no mundo e na sociedade em que vivemos hoje!
   Você é paciente? Muitos jovens hoje não são pacientes, procuram correr para aproveitar ao máximo o que o mundo oferece. Uma questão que está em voga hoje é o namoro. Por que os jovens tem tido tanta ansiedade com isso? Ellen G. White, escreveu algo em 1888, que apesar de parecer antigo tem uma importância grandíssima, pois parece que apesar dos tempos terem mudado, ao invés dos jovens melhorarem, parecem ter piorado! Veja:
    "Jovens e mesmo homens e mulheres devem ser sábios e possuir dicernimento, agem no tocante à esta questão como que enfeitiçados. Parece que um poder satânico se apodera deles. O assunto todo-absorvente é o namoro e o casamento. São instituídos casamentos os mais imprudentes. Deus não é consultado. Sentimentos, desejos e paixões humanas fazem desaparecer tudo mais diante deles, até que a sorte esteja lançada." Carta 84, 1888.
   "Façam as perguntas: esta união me ajudará na escalada para o céu? Aumentará meu amor á Deus? E aumentará minha esfera de utilidade nesta vida? Se estas reflexões não apresentarem nada em contrário, então prossigam, no temor de Deus" Fundamentos da Educação Cristã, págs 104 e 105. Este é um dos assuntos mais atuais para os jovens, mas a vida nos traz inúmeras situações que nos tiram a paciência.
   Tinha uma professora que diante de uma situação inusitada causada pelos alunos, ela dizia: "Senhor, dai-me paciência, porque se me der força, eu mato!" Eu ria feito uma criança de quatro anos, mas essa expressão além de me provacar risos também me provocou reflexões. As pessoas estão cansadas de fazer o que fazem, da insegurança, da impunidade, da incopreensão, da maldade, enfim, o que temos de bom neste mundo? A maioria das coisas deste mundo são ruins, e isso nos irrita, é natural, ninguém gosta de coisas ruins, e por mais que se possa suportar, isso incomoda! É como gostar da dor, como os masoquistas, mas se ele ficar um dia inteiro apanhando vai passar um dia prazeroso? Chega uma hora que cansa, tudo o que é prejudicial para nós cansa, aí vem a insatisfação, e por fim a paciência se esgota, e aí desencadeia uma série de ações descontroladas.
   O mundo precisa de paciência, eu e você precisamos, mas como consegui-la? Esta é uma boa pergunta. É claro que por se tratar de um fruto do espírito, não vem de nós, é dom de Deus, mas Ele ensina a cada um de uma forma especial. No meu caso, adquiri uma gastrite nervosa, não que Deus não pudesse me ensinar de outra forma mas quanto à isso deixarei para explicar depois. Através desta doença, eu aprendi a ser mais paciente, calmo, tranquilo. Como? Se eu ficar ansioso, impaciente, afobado, a gastrite atacará sem dó nem piedade, então tenho que me controlar, e não digo de fingir que não estou ansioso, digo, de realmente desviar minha atenção da ansiedade, ou mudo de pensamentos ou me dou mal.
   Não sei como Deus irá te ensinar, mas se você quiser, Ele irá te ajudar a vencer a ansiedade e tudo que te traz impaciência, conheço várias pessoas que me dizem estar aprendendo a ser pacientes, pacientes nos dois sentidos, os que vão ao hospital celestial buscar a cura, e os que estão aprendendo a controlar suas emoções. E não são pessoas velhas a dizer isso, são na maioria, jovens, que como eu e você enfrentamos desafios o tempo todo. Então não deixe para depois busque agora mesmo a paciência, ela te ajudará a evitar muita dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário