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7 de novembro de 2011

LEI X GRAÇA

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça" (2 Tim. 3:16). 

Muitos afirmam que a lei foi abolida e agora vivemos sob a graça. Isso é verdade? O que a Bíblia revela sobre isso? Na verdade, a graça é manifesta no Antigo Testamento bem como a lei é no Novo Testamento. Quando nos focamos apenas em uma parte da Bíblia, deixamos de aproveitar muita coisa que ela pode nos ensinar.
   
Leia a frase: O PREGADOR vai à IGREJA falar de JESUS que morreu e nos deu a sua GRAÇA para nos SALVAR do PECADO  que é a transgressão da LEI. Se você ler a frase excluindo a lei entenderá que nada que a antecede terá validade, por exemplo, sem ela não existiria pecado,  sem pecado, não há necessidade de salvação, sem salvação não há graça. Sem a graça, a morte de Jesus teria sido em vão e não haveria necessidade de ninguém ir à igreja. Para ficar mais claro, acompanhe o texto a seguir.

O que é graça? Receber algo de graça, não é? E no caso da nossa salvação é receber algo de graça e que não merecemos. Uma das primeiras manifestações da graça na Bíblia acontece quando Adão e Eva desobedecem a ordem de Deus. Desobedecer os mandamentos, ou as ordens de Deus resulta em pecado e o salário do pecado é a morte. O que eles mereciam? E eles receberam o que mereciam? A graça foi manifestada ali, quando o primeiro cordeiro morre no lugar dos pecadores, porque apesar do salário do pecado ser a morte, o dom gratuito (graça) de Deus é a vida eterna. A pele daquele cordeiro serviu para ser a nova roupa deles.

A lei existia para ser obedecida, e assim eles poderem desfrutar da terra maravilhosa que Deus criara, a desobediência à lei de Deus resultaria em pecado, porque o pecado é a transgressão da lei. Isso não mudou no Novo Testamento, prova disso, é que 1 João 3:4 fala exatamente isso. No original grego, diz isso, mas existem algumas traduções atuais desse verso, adulteradas, que dizem que o pecado é iniquidade. É a mesma coisa que dizer que tomate tem gosto de tomate.

Nos tempos de Moisés acontecia a mesma coisa. Existia a lei, para mostrar o que é certo e o que é errado.  Quando alguém quebrava essa lei, esta pecava, e necessitava de perdão. O perdão era dado mediante a morte do cordeiro, que representava Jesus. Era necessário então uma série de passos para que fosse dado o perdão. Da parte do pecador, do sacerdote e do sumo sacerdote. Agora, não precisamos mais destas obras para recebermos o perdão (Romanos 11:6) . Com a morte de Jesus, agora, só temos que fazer o primeiro passo que todos faziam naquela época (I João 1:9), aí entra a fé, acreditar que a morte de Jesus foi suficiente para nos dar o perdão e que ele atuará da forma correta intercedendo por nós como nosso sumo sacerdote no santuário do céu. Ainda acreditar que Ele é perfeito para isso. Aqui está a fé. E a graça.

Mesmo na criação até os dias de hoje, ao desobedecermos as leis de Deus, estamos cometendo um pecado. Como pecadores, merecemos a morte, pois nas leis de Deus, a morte é a pena para o infrator. Diante do grande juiz, temos um advogado, alguém disposto a pagar a pena em nosso lugar, basta querermos. A moeda de pagamento para esse advogado tão especial é a fé, e esta deve ser depositada nEle. O cordeiro de Deus assume a nossa pena, e nos da uma nova roupa, uma roupa sem manchas, roupa não de preso, mas de alguem livre.
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