Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



9 de novembro de 2011

LEI X GRAÇA 2

   As leis existem não para nos salvar, mas para organizar, julgar com justiça e nos ajudar a evitar que coisas ruins aconteçam conosco. Por exemplo, existem as leis de trânsito, para quê? Você concorda que são para  os fins que mencionei? Se alguém quebrar estas regras, o que pode acontecer? Coisas boas ou ruins? Se entendermos isso conseguimos entender claramente a função das leis na Bíblia também.

   É necessário entender os tipos de lei. Existia a Lei Moral, que são os Dez Mandamentos (Êxodo 20:3-17; Deuteronômio 5:7-21), a Lei de Moisés, que são todas as regras voltadas para o serviço sacerdotal e as Leis de Saúde (Levítico 11).
   Dessas três leis, só a Lei de Moisés que foi dada ao povo de Deus depois de Moisés e tinha uma data para  acabar, a morte de Jesus, porque toda essa lei apontava para Jesus: o cordeiro de Deus, o pão da vida, a água da vida, a Luz do mundo... tudo no sistema sacerdotal apontava para Ele. Então, só ela que tinha validade.
   Você pode ver que as outras leis existiam desde a criação: por exemplo, leia os dez mandamentos e me diga, qual deles Adão e Eva não obedeciam? E das leis de saúde? Noé sabia por exemplo quais eram os animais limpos e os imundos (Gênesis 7:2; 8:20). Note que já existiam as leis morais e de saúde, mas a lei não era para salvação deles, bem como não é para nós.
   A nossa salvação sempre esteve baseada em Jesus. Nem mesmo na época de Moisés a lei era ferramenta para salvação.
   O novo testamento fala muito sobre a abolição da lei, e Gálatas menciona até sobre uma certa maldição da lei. Mas que lei era essa? Era uma dessas três, ou eram as três?
   Não podemos dizer que eram as três porque em 1 João 2:1-4 fala que quem diz que conhece Jesus e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e não tem a verdade e nós sabemos bem o que acontece com os mentirosos (Apocalipse 21:27).
   Jesus mesmo disse que não veio abolir a lei, mas cumprí-la (Mateus 5:17-19) e que quem o ama, guarda os seus mandamentos (João 14:15,21), para permanecer no amor dele (João 15:10). Portanto, os mandamentos não são para nos salvar, mas para nos ajudar a permanecer salvos. Somos salvos por Jesus, uma vez salvos, agora precisamos viver como Ele quer que vivamos. Ele nos aceita da forma que estamos, mas não para nos deixar como estamos, Ele nos aceita como estamos para nos transformar conforme sua imagem.
   Entendemos assim, que alguma lei foi abolida, mas não a lei de Deus, porque Deus não muda (Malaquias 3:6). Se Jesus não mudou a lei, obedeceu, e hoje existem teorias de que foi mudada, quem mudou? É aí onde entra a profecia, por exemplo, a de Daniel  1:25. Daniel 8:12 também diz que a verdade seria mudada, e como a Bíblia fala, os mandamentos de Deus também são a verdade (Salmos 125:151,142). Alguém cuidaria em mudar a lei e conseguiria, e esse não foi Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário