Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



16 de fevereiro de 2011

PAULO À ÉFESO (6): A JUSTIÇA

Casa de Câmara e Cadeia de Mariana - MG
"...e vestida a couraça da justiça."
Efésios 6:14

Você já fez algo injusto do qual se arrependeu depois? A injustiça é um dos temas que alcança a todos, de leigos a doutos, todos têm senso de justiça, ainda que de de forma injusta.

O que nos leva a saber o que é justo ou injusto? Quando alguém estabelece regras, esperamos que no mínimo, esta pessoa siga estas regras... Quando alguém pede algo, esperamos que ela peça porque ela pode fazer quando for preciso.

Conta-se que em um ônibus um rapaz reclamava com os passageiros:
— Isso é um absurdo! Ninguém mais se levanta pra dar lugar aos idosos! Essa é a educação dos jovens de hoje em dia!
A garota que estava ao lado pergunta:
— Por que você reclama tanto se está sentado?
— É, eu estou, mas a minha vozinha, coitada... Tá em pé!

Será que Deus é justo ao nos pedir os dez mandamentos? Ele os pratica? Vejamos os dez mandamento (Êxodo 20:3-17) comparado a outros versos:

1. Não terás outros deuses diante de mim.
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. (João 10:27-29);

2. Não farás para ti imagens de escultura...
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. (João 3:17). Embora este mundo tenha caído em pecado, Deus, podendo destruí-lo, abandona-lo, ou feito outro em seu lugar (uma cópia melhorada), não destruiu, abandonou ou fez outro, Ele foi até o limite para restaurar este aqui mesmo. Ele não fez uma maquete da Terra pra ficar olhando para ela do Céu, mas mandou que uma maquete do santuário do céu fosse feita para que Ele habitasse aqui (Êxodo 25:8, 40; Apocalipse 4:5; 11:19);

3. Não dirás o nome do Senhor teu Deus em vão.
Por amor do meu nome retardarei a minha ira, e por amor do meu louvor me refrearei para contigo, para que te não venha a cortar. (Isaías 48:9);

4. Lembra-te do dia de sábado para o santificar.
E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito (Gênesis 2:2);

5. Honra a teu pai e a tua mãe.
Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa. (João 19:26,27);

6. Não matarás.
Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei. (Ezequiel 18:32).

7. Não adulterarás.
Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus? (Romanos 3:3);

8. Não furtarás.
Eis que tudo isto é obra de Deus, duas e três vezes para com o homem (Jó 33:29); Também a terra não se venderá em perpetuidade, porque a terra é minha; pois vós sois estrangeiros e peregrinos comigo. (Levítico 25:23);

9. Não dirás falso testemunho contra teu próximo.
E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10:34);

10. Não cobiçarás.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. (Mateus 4:8-10).

Vimos então que os mandamentos de Deus são justos, assim como o salmista bem sabia: A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justiça. Salmos 119:172. Temos que ver então dois pontos na justiça: a igualdade e a diferença, pois a justiça deve respeitar ambos. Eu não posso exigir que um aleijado corra, assim como não posso privilegiar ninguém por apenas agradar fisicamente ao olhos, sem que haja alguma competência para isso.

Deus é justo (Jó 37:23,24), Ele não cobra o conhecimento de quem é ignorante, mas cobra de cada um segundo o que conhece. O que justifica o ímpio, e o que condena o justo, tanto um como o outro são abomináveis ao SENHOR (Provérbios 17:15).

Ao recebermos a couraça da justiça que Deus oferece, passamos a agir como Ele, e aí estamos perto ou longe da justiça? Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (I João 1:9). Filhinhos, ninguém vos engane, quem pratica justiça é justo, assim como Ele é justo (I João 3:7).

Conheça nossas Redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário