Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



2 de fevereiro de 2011

PAULO À ÉFESO (1): A GASOLINA DA ALMA

"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder." Efésios 6:10

O que é necessário para um carro funcionar direitinho? Entre tantas coisas precisa-se de gasolina. Neste trecho Paulo diz aos efésios: "no demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder" (Ef. 6:10). Passemos a uma breve olhada sobre o livro de Efésios, Paulo escreve com muito carinho aos efésios, podemos notar claramente o quanto ele enfatiza o fato dos efésios terem saído do erro e agora estarem na luz. Com muito amor, Paulo ensina-lhes a amarem-se mutuamente, de pais a filhos, esposas e esposos, sevos e patrões... É claro que Paulo iria tratá-los como da família, já que ele sabia muito bem o que era ser tratado como não judeu e também como judeu. Paulo tinha dupla nacionalidade: era judeu (Atos 21:39) e romano (Atos 22:25-29). Ele sabia o que era ser considerado judeu e considerado gentil. Ele sabia que ainda havia um certo preconceito no ar da parte dos judeus quanto à conversão dos não judeus.

Neste verso, Paulo nos prepara para o que ele irá dizer depois. Começa dizendo para que os efésios se fortalecessem no Senhor e na força do Seu poder. Paulo então começa a dizer o segredo que ele usava para vencer. Depois de escutarmos tantas "regrinhas", nossa cabeça parece dar um nó, não sabemos por onde começar, ainda mais se estas nunca fizeram parte da nossa vida, não é mesmo? Paulo sabia que com os efésios não seria diferente. Depois de ter escrito mais de cinco capítulos (é claro que na carta ele não fez essa divisão) de tantas "regrinhas de boa convivência" ele sabia claramente que muitos não saberiam o que fazer com tudo aquilo. Então ele pede para que eles deixem um pouco de lado todas estas "regrinhas" e prestem atenção no que ele irá falar. Os versos seguintes contam, na verdade, um segredo para tudo o que Paulo falou em prática. Nas próximas postagens estudaremos melhor esses versos, mas, por enquanto, ficaremos por aqui mesmo. Este verso já é um dos segredos da vitória.

“Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. Veja que maravilha! Paulo já começa dizendo que a nossa força não vêm de nós mesmos. Esta ideia não poderia ser senão divina, isso reflete claramente que Paulo havia entendido perfeitamente o que era se entregar a Deus, é confiar, é deixar que ele opere por nós (Deuteronômio 8:17). Ao nos entregarmos a Ele, não passamos a ser servos, mas amigos (João 15:14). Esta é a gasolina da alma, é o combustível, é como nos abastecemos.

Como nos fortalecemos no Senhor? É simples! Conversando com Ele, falando (orando) e ouvindo (lendo a Bíblia). O diálogo nos aproxima dos outros. Diálogo envolve falante e ouvinte. Não basta só falarmos nem só ouvirmos. O que você acha de uma pessoa que fala muito e não deixa você falar? E o que dizer de alguém que só ouve e não fala? Tenho um amigo que fala muito, e quase não me deixa falar, mas aprendi a dialogar com ele, quando quero falar, corto a conversa e falo. Também tenho uma amiga que quando a conheci ela era muito tímida, e me causava agonia ficar falando e ela não dizer nada, só acenando com a cabeça, com o tempo, ambos vão se ajustando até que a relação de amizade cresça a ponto até mesmo de poder se transformar em uma irmandade.

Deus gosta de ouvir e falar no tempo certo, ele mesmo ensinou (Eclesiastes 3:1), portanto, para ser amigo de Deus, temos que nos treinar a entrar na mesma frequência que Ele está, se não nunca poderemos aproveitar o que há de melhor, é como tentar sintonizar um rádio e não deixar cem por cento sintonizado, ou afinar um instrumento e não deixar cem por cento afinado. Paulo mostra o primeiro segredo da vitória na vida cristã é ter um diálogo aberto com Deus, de que outro modo você pode receber forças dEle? Comece agora!

Conheça nossas Redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário