Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



4 de dezembro de 2012

RECLAMANDO DE BARRIGA CHEIA

 "E falaram contra Deus, e disseram: Acaso pode Deus preparar-nos uma mesa no deserto? Eis que feriu a penha, e águas correram dela: rebentaram ribeiros em abundância. Poderá também dar-nos pão, ou preparar carne para o seu povo?" Salmos 78:19-20.

     É muito comum encontrar pessoas que não acreditam em Deus hoje em dia, mais comum ainda, são as que não acreditam no poder de Deus. Acreditar em Deus é até fácil, mas acreditar no poder dEle se torna mais difícil.
     Não é de hoje que a situação está assim, veja o texto bíblico acima... o próprio povo de Israel havia acabado de presenciar o mar se abrindo e de uma rocha fluírem águas e agora estavam duvidando que Deus podia lhes mandar alimento. O raciocínio deles era mais ou menos assim: Tudo bem que Deus abriu o mar vermelho, mas porque tinha água ali, bastava ele soprar e as águas se abririam, mas como Ele iria fazer aparecer comida? Só tinha areia e algumas pedras ao redor deles...
     Sinceramente, estas reclamações do povo de Israel me deixam muito intrigado. Primeiro porque eles haviam acabado de presenciar algo impossível, segundo porque eles tinham dinheiro e em terceiro lugar porque eles tinham alguns animais que podiam comer.
     A reclamação do povo pode ser classificada como a típica reclamação de barriga cheia. Tudo bem que embora eles tivessem presenciado milagres, nenhum fosse relacionado à comida, embora tivessem dinheiro, não tinham onde comprar nada, embora [talvez (o que acho pouco provável)] não tivessem cereais, tinham muitos animais ali, a comida não havia acabado completamente, talvez para algumas famílias, mas acredito que muitas outras tinham e podiam dividir, eles só estavam viajando há quinze dias, será que toda a carne do  arraial fora consumida nesse tempo? Penso que eles estavam reclamando porque não queriam era perder seus rebanhos.
     Hoje em dia ouvimos reclamações mais ou menos assim: meu carro estragou, agora tenho que andar à pé e de ônibus para lá e para cá (que bom não?! e se você nem pudesse andar?). Acabou tudo em casa, só tenho arroz e feijão para comer (você não havia dito que havia acabado tudo?). Todos foram embora, só nós ficamos (vocês então são ninguém, não são gente, é isso?).
     As reclamações nos afastam de Deus porque nos dedicamos tanto para formular a reclamação, que deixamos de ver as coisas boas que estão ao nosso redor. Perdemos o tempo que podíamos estar usando para aumentar a nossa fé e isso nos causa um tremendo prejuízo para nós mesmo, primeiro porque tiramos nossa atenção de Deus e isso nos deixa sem proteção para as tentações e segundo porque Deus não gosta disso: não reconhecer seu poder, não confiar nEle e reclamar quando não há motivos reais (Salmos 78:21). Ter amizade de Deus é muito bom, mas ter a Sua ira, não é muito legal não...
    Quer dizer então que no céu não existe ouvidoria? Ou aceito o que está acontecendo e ainda dou graças por tudo (1 Tessalonicenses 5:18) ou Deus vai descer o fogo e me matar? Não, Deus mesmo nos convida para conversar, Ele quer ouvir nossas questões, mas (Isaías 1:18) e sabe muito bem que tem todas as respostas para as nossas perguntas. O problema da reclamação é que quando reclamamos de algo estamos declarando que ou preferíamos o estágio anterior ou que no nosso jeito, as coisas estariam bem melhores. Você se sente com cansaço, frustração, desânimo, muitas dúvidas, ansiedade, medo, etc? Jesus tem um convite para você: "vinde à mim vós que estais cansados e sobrecarregados que eu vos aliviarei." (Mateus 11:21).

2 comentários:

  1. Texto inspirado, Rodrigo! Jesus nos ensina:
    "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças." (Filipenses 4 : 6) Ele merece toda a nossa gratidão!

    ResponderExcluir