Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



9 de outubro de 2012

ENQUANTO DORMIMOS


“Mas enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se.” Mateus 13:25.

Certo homem foi contratado como vigia de uma empresa e numa certa manhã, depois do seu expediente de trabalho que tinha sido durante a noite, encontrou-se com seu patrão. O patrão iria à uma viagem naquela manhã, mas o vigia o aconselhou que não fosse nesta viagem porque tivera um sonho em que seu avião caía. O patrão, muito assustado, cancelou seu compromisso e qual não foi sua surpresa ao descobrir mais tarde que aquele sonho era verdadeiro e que o avião de fato caíra. No dia seguinte o patrão despediu o vigilante.
Quando criança, vi alguém brincar com o verso que diz: “vigiai e orai”, a pessoa, acho que era outra criança, estava na hora da oração com um olho fechado e outro aberto, aí me disse este verso, eu, por minha vez, achei muito engraçado, mas hoje sei que não é preciso estar de olhos abertos para se vigiar, na verdade, é muito mais eficaz o vigia da alma que vigia de olhos fechados em oração. Podemos até estar de olhos fechados, mas nunca dormindo.
A parábola é conhecida: um semeador planta trigo em seu campo e à noite, seu inimigo vem e planta o joio no lugar, para causar um prejuízo ao semeador. Note o que o verso de Mateus 13:25 diz, que hora que o inimigo semeou o joio? Justamente na hora em que os homens estavam dormindo. Como você está agora, acordado ou dormindo? Enquanto estamos acordados, Deus tem influência sobre nós, Ele planta o trigo em nosso coração e em nossa mente, mas quando dormimos, ficamos à mercê do inimigo, este vem com o joio e planta no mesmo lugar que Deus plantou o trigo, para trazer dúvidas, incertezas, medo e dificuldades.
O inimigo de Deus, que é o semeador, é especialista em distrair a mente humana. Ele precisa primeiro distrair os eleitos de Deus para poder fazê-los dormir e em seguida, plantar o joio.
Esta parábola ilustra muito bem o trabalho do inimigo, ele não traz seus enganos para você olhar para o certo e para o errado, um preto e outro branco para você fazer suas escolhas, não! Ele coloca o errado do lado do certo de forma que você tenha muita dificuldade para discernir o que é certo e o que é errado. Os erros do inimigo são muito inteligentes, quem não souber mesmo o que é o certo, acaba sendo enganado com o falso, é como um quadro falsificado ou um dinheiro falso, só quem conhece é que percebe.
Um dia em uma aula, a professora falava sobre a Finlândia, dizendo que lá é tudo branco, então, seus moradores identificam cada tonalidade de branco. O inimigo não coloca um quadro preto ao lado do quadro branco de Jesus, ele coloca um quadro quase branco que com um pouco menos de luz fica difícil discernir qual é branco de verdade.
Vamos ser mais práticos: quando você acorda, o que você deve fazer em primeiro lugar? Digamos que você pensa como eu e respondeu que é buscar à Deus. É isso mesmo que você faz? Suponho que sua resposta seja sim, então, neste caso, eu posso garantir que você sai com Deus e todas as decisões do dia são fáceis de tomar porque você buscou a direção de Deus pela manhã. Mas você sabia que existem pessoas que dizem buscar a Deus pela manhã e na verdade não buscam? Essas pessoas até oram de manhã, mas não pedem a orientação de Deus nas decisões que serão tomadas no dia, geralmente repetem a mesma oração de agradecimento pela noite e no lugar da orientação, pedem é um bom dia. Elas querem tomar suas decisões sozinhas e querem que Deus lhes dê um bom dia. Elas também até lêem a Bíblia, mas não para buscar a orientação que precisam, mas sim para poderem por a culpa em Deus se algo der errado, já que elas estão “fazendo a sua parte em buscar a Deus”.
Veja o joio que o inimigo plantou nesta pessoas em algum momento que dormiram: agora elas pensam que ler alguma coisa na Bíblia e repetir algumas palavras para Deus é  busca-Lo. Que engano! Você não concorda comigo pelo fato de que a palavra buscar quer dizer: “tratar de descobrir, procurar, examinar, ir à algum lugar e trazer de lá, tratar de obter”? Se sim, então estamos de comum acordo que o inimigo plantou um engano em que as pessoas pensam que estão buscando a Deus mas não estão. Precisamos ser mais cautelosos ao fazermos determinadas coisas, principalmente quando isto é em nome de Deus, não é mesmo?
O patrão da história que contei no início, despediu o vigilante porque este deveria estar acordado e não dormindo. Deus nos contratou também para sermos “sóbrios e vigilantes”, ou seja, em nosso posto, devemos estar o tempo todo acordados, porque se não, o reino dEle estará em risco, estaremos correndo o risco de nos perder e colocamos os outros também neste risco. Por mais que nossos sonhos sejam pautados em verdades, devemos estar acordados, não dormindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário