Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



1 de outubro de 2012

ELE JÁ JOGOU

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33.

     Eu sou do tipo de pessoa que só assiste um filme se já souber o final. Faço uma pesquisa para saber que tipo de filme é que tanto falam e geralmente só assisto se tiver a certeza de que é bom, e bom não é apenas agradável aos olhos. Há pessoas que não gostam de contar e nem de saber os finais dos filmes sem antes tê-los assistido, mas tem gente que não se aguenta e conta os finais dos filmes para todo mundo... enfim, só podemos confiar em alguém que já teve a experiência, neste caso, que já tenha assistido o filme.
     É fácil observar crianças jogando jogos eletrônicos. Se elas sentem dificuldade em alguma fase do jogo, na maioria das vezes, pedem para alguém que já passou por aquela fase vencer para eles. E é assim, na vida, devemos confiar em quem tem experiência...
     Você já teve algum dia ruim na sua vida? Ora, mas que pergunta mais infame... E quem é que nunca teve um dia ruim? - você deve me perguntar.
     Hoje, foi um dia pesado. Recebi ao menos três pedidos de oração por causa de tragédias ou tristezas profundas. Três pessoas próximas à mim tiveram um dia muito ruim. Eu, por minha vez, já não acordei muito bem... depois de três notícias dessas, uma viagem perdida, muita dor de cabeça ao tentar fazer algo que não consegui e fora as tentações que nos assaltam...
     Sabe, quando olho para dias assim, fico espantado e maravilhado. Vivemos normalmente com a sensação de que tudo está bem e quando somos surpreendidos por notícias tristes, situações desagradáveis, somos sempre tentados a nos assustar e não entender o que está havendo, nos perguntamos talvez o que fizemos de errado, por quê Deus permitiu que acontecesse isso ou aquilo.
      Na verdade, deveríamos viver de forma contrária, veja o que o verso diz! Há talvez, uma espécie de contradição... o que paz tem a ver com aflição?
      Vamos entender o que há neste verso. Primeiramente, Jesus diz o que Ele deseja para nós: paz. Em segundo lugar, Ele faz uma afirmação não muito animadora: "no mundo tereis aflições", mas não pára por aí, Ele continua dizendo: "mas tende bom ânimo, eu venci..."
      Vamos meditar um pouco mais nestas palavras. Jesus não nos criou para sofrer, Ele nunca desejou mal a quem quer que fosse, mas um dia, nossos primeiros pais caíram na tentação, trazendo à este mundo, a grande tristeza que hoje vemos. E não adianta achar que no lugar deles você agiria de forma diferente, porque eu e você estamos acostumados a trocar tudo o que Deus nos dá de bom por momentos de prazer aqui nesta terra, por isso, nós mesmos não podemos exigir uma vida perfeita de Deus, ainda que fôssemos muito bonzinhos, porque nossa justiça para Deus é como um trapo de imundícia ( Isaías 64:6).
       Desta forma, podemos entender que na realidade, nossa vida deveria ser muito ruim, e por quê não é?
Porque o desejo de Jesus é que tenhamos paz. Portanto, deveríamos ficar mais surpreendidos quando as coisas ocorrem tudo bem do que quando dá tudo errado. É como um jogo de video game, só faz sentido se houver ação, se estiver tudo muito bem, o jogador já começa a desconfiar, porque a qualquer hora pode aparecer uma surpresa...
       Mas sabe que quando as coisas estão muito bem é fácil dizer que confiamos em Deus? E é fácil nos esquecermos e nos distanciarmos dEle também. Quando as provas chegam às nossas vidas, então nos voltamos à Ele, ainda que muitas vezes da forma errada, questionando e muitas vezes ameaçando-O.
     Este verso de João 16:13 é a realidade que temos que estar dispostos a enfrentar, mas ele está composto também por uma promessa, promessa esta que se completa em outro verso. Jesus nos pede para não nos entristecermos com a triste realidade do mundo em que vivemos, Ele pede para que tenhamos ânimo ou seja, que as lutas e tristezas que enfrentamos sejam uma motivação para chegarmos ao alvo e não um impecílio, porque Ele diz primeiramente que conseguiu vencer, não para jogar na nossa cara que só não venceremos se não quisermos, mas por isso, Ele pode nos ajudar a vencer também, porque Ele conhece muito bem este jogo da vida e promete: "e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." Mateus 28:20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário