Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9

Certo dia, um jovem entrando no terreno do ceticismo me perguntou a origem de Deus. Ele estava neste caminho por não conseguir algumas respostas para seus questionamentos. Sei que boa parte de nós já se perguntou ou imaginou isso, mas acho que chega um certo tempo em nossas vidas, que precisamos nos preocupar com coisas mais úteis e práticas. Mas ele estava querendo me dizer que não faz sentido eu acreditar em Deus, uma vez que eu não O posso conhecer tão bem quanto parece. Perguntei-lhe se sabia me responder como ele nasceu e o aconselhei a começar a pensar na origem de Deus quando ele soubesse tudo sobre ele mesmo. Ele ficou surpreso e mudou de assunto, meio sem jeito, porque ainda não havia pensado sobre isso.
E você, pode me dizer exatamente quem é você? Como funciona cada coisa em seu corpo? Você tem pleno domínio de tudo o que acontece dentro de você? Você ao menos se conhece por dentro? Não estou a falar nada espiritual, falo dos processos biológicos que seu corpo está fazendo agora mesmo.
Conheço muitas pessoas inteligentes, muitas pessoas que conhecem muito bem muitos processos que acontecem em nosso corpo por serem formadas ou estudarem na área da saúde. Conheço algumas pessoas da área da saúde que de vez em quando me dão algumas dicas sobre alimentação e fico sempre fascinado com suas explicações. Cada informação que tenho sobre as coisas que acontecem no meu corpo me impressionam, e foi pensar nisso que me fez desistir de fazer muitas coisas que fazia e ter vontade de parar de fazer muitas coisas que faço, porque não quero ser o responsável pelo meu próprio mal, não quero interromper nenhum processo normal, pelo contrário, quero fazer o que puder para que cada função seja melhorada.
O Mito da Caverna, que foi escrito pelo filósofo Platão, conta a história de certas pessoas que nasciam e viviam acorrentadas em uma caverna, de costas para a entrada. Pela parede à sua frente, viam as sombras das pessoas que viviam fora da caverna imaginando ser aquilo a realidade. Um dia um prisioneiro conseguiu se libertar, escalou até a porta da caverna e descobriu que a sombra era apenas a projeção de homens como ele, descobriu um mundo totalmente novo lá fora. Voltar para a caverna e contar aos seus antigos companheiros o que encontrou lá fora lhe traria sérios riscos até mesmo de vida. As pessoas que vivem presas não iriam querer acreditar na informação.
Em que grupo de pessoas você está? Nas que estão presas e conformadas em uma caverna, nas que estão tentando sair do conformismo ou das que já estão do lado de fora? Esta história se repete em diversas áreas da vida, embora este blog vise mais o que tem a ver com o espiritual, porque acredito que é o mais importante em nossa vida, você e eu podemos estar presos em várias coisas que com certeza prejudicam nossa visão espiritual. Trabalho, estudos, diversão, entretenimento... tudo isso pararece de alguma forma nos libertar, mas podem ser essas coisas que tem nos aprisionado, acreditamos ser livres e que o que vivemos é a realidade, mas não conhecemos quase nada, nem sobre nós mesmos.
Quando começamos a descobrir quem somos, nosso valor, o que somos capazes de fazer, conhecer, vemos que nos tornamos cada vez menores, que estamos cada vez mais longe de conhecer o mundo, quem dirá Deus. Jesus disse: "...vim para que tenham vida, e a tenham com abundância."
João 10:10.
Você acha que pode se conformar com o que tem e o que é? Isso é rejeitar o plano que Jesus tem para sua vida. O conformismo nos leva a ignorância, quando mais acreditamos ter sido libertos, estar vendo coisas novas, isso tudo é apenas a sombra de um mundo que não conhecemos. Até mesmo as palavras da Bíblia não foram escritas para serem apenas teoria, precisamos sair do buraco que vivemos, se achamos que está tudo bem, precisamos conhecer mais ainda para descobrir que não está, se acharmos que já sabemos e conhecemos tudo ou o suficiente, estamos mais presos ainda da loucura do que imaginamos.
Nosso coração nos engana para que nos conformemos com o que temos ou somos, e o conformismo embora pareça fazer alguém ficar parado, está na verdade é definhando e fazendo a pessoa regredir, porque enquanto ela está parada, está ficando cada vez mais longe daqueles que estão andando e avançando.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse: www.rodrik.esy.es
Nenhum comentário:
Postar um comentário