Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



20 de janeiro de 2012

FRUTOS DO ESPÍRITO(17): ALEGRIA

“Mas o fruto do Espírito é... alegria.” Gálatas 5:22

Havia um jovem que tinha mania de falar “eu adoro isso”, “adoro aquilo...” Um dia conversando com esse jovem minha mãe lhe explicou o grande peso que esta palavra tem e que a Bíblia diz que só devemos adorar a Deus. Ele ficou impressionado quando percebeu a seriedade da coisa, ele jamais havia parado para pensar nisso. Muitas pessoas não sabem o valor e o real significado de muitas palavras e as usam sem saber seu significado.

Em 2006 foi lançado o filme À Procura da Felicidade, mas se você assistir o filme, notará que na verdade, o personagem estava procurando a alegria. Ao contrário do que a maioria acredita, a alegria é superior à felicidade, no Novo Testamento, as palavras originais que são traduzidas por alegria são chara (alegria) e chairo (alegre), essas palavras não tem sentido espiritual, embora só Deus possa fornecer a verdadeira felicidade. Na verdade, a felicidade é o resultado de coisas boas, ela vem e logo passa. A alegria já é algo que vem de Deus e é resultado de uma vida salva por Jesus. Quem conhece a Deus é alegre e tem momentos felizes. Quem não conhece a Deus tem momentos felizes, busca a alegria, mas só em Deus poderá encontrá-la.

Dizem que alegria de pobre dura pouco, espiritualmente falando, a frase popular tem sentido: quem é pobre tem felicidade e quem é rico tem alegria, espiritualmente falando, a frase popular tem sentido.

Bem sabemos que mesmo aceitando Jesus, situações adversas nos vem ao encontro, como se alegrar em um mundo que proporciona tanta dor e sofrimento? A resposta está em Filipenses 4:4. Se você procurar encontrar alegria neste mundo, logo, logo, te decepcionarás. Só podemos encontrar alegria em Deus porque Ele é bom e fiel, não muda! Veja por exemplo Romanos 8:28! Que motivo é melhor que saber que mesmo nos piores momentos da nossa vida, Deus está cuidando para que tudo acabe da melhor forma possível?! Além do mais, que motivo é maior sabendo que Ele nos deu a salvação?

Deus pede para que nos alegremos porque Ele é um Deus alegre também. Ele gosta de festas, você sabia? Festas que não são para que as pessoas se embriaguem, usem drogas ou os induza ao sexo, como fazem as pessoas por aí. Deus gosta de festejar quando alguém se arrepende, quando Ele faz coisas boas, e é interessante que Ele não se alegra simplesmente pelo fato de ser Deus, mas gosta de se alegrar com suas criaturas. Hebreus 12:2,3, nos conta que assim como Jesus se alegrou pelo fato de em sua morte dar a oportunidade de salvação às pessoas, assim devemos nos alegrar em meio as tristezas, pois Deus sempre a usará para um fim proveitoso.

Outro motivo que temos para nos alegrar é em obedecer a lei de Deus. Davi tinha essa alegria, ele mesmo dizia que se agradava em fazer a vontade de Deus (Sal 40:8). Isso é expresso na maioria dos seus salmos, principalmente no Salmo 119. Ele diz que a alegria do justo está na lei do Senhor (Sal 1:2). Jesus foi obediente até a morte, isso não o fez um homem amargurado. A obediência à lei de Deus é libertadora, em contraste com a desobediência que é a causa de toda a dor e sofrimento que temos.

Como entender Isaías 53:3 e Hebreus 12:2? Como um homem que sofreu tanto pode ser um homem tão alegre? Isso não te faz pensar em quanta tristeza desnecessária você muitas vezes tenta levar nos ombros, tendo inúmeros motivos para se alegrar?

Ser uma pessoa alegre não significa também sorrir o tempo todo, a própria Bíblia nos adverte que há “tempo para chorar e tempo para rir” Eclesiastes 3:4, se você ficar rindo o tempo todo em todas as situações, uma hora ou outra se tornará uma pessoa inconveniente, e sobre isso eu já falei em uma postagem anterior. “É dever do cristão convencer o mundo de que a religião de Cristo nos alivia das vestes de peso e luto e nos veste com alegria e regozijo.” [E.G.W., A call to Medical Evangelism and Health Education (Um chamado para o evangelismo médico e educação da saúde), p.26]
Filipenses 4:4 – “Alegrai-vos sempre no Senhor.”
Romanos 8:28 – “...todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus...”

Esta postagem foi baseada na Lição da Escola Sabatina, 1º Tri/2010, lição 3, Adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário