"Se me amais, guardareis os meus mandamentos." João 14:15.
Imagine que alguém de outro estado viu seu perfil na internet e se apaixonou por você, manda diariamente mensagens de amor para você e diz para todo mundo que te ama. Você acreditaria? Esta pessoa então decide te conhecer pessoalmente e vem te fazer uma visita. O que ele não sabia é que justo quando ela chegou você estava de partida para uma viagem rápida. Você tem algo muito importante e precisa deixar com alguém. Você deixaria com a pessoa que diz que te ama? Com certeza não, você não a conhece... Mas se fosse algo sem valor, provavelmente deixaria com ela, quem sabe, para testar sua fidelidade...
Deus tem um perfil escrito na Bíblia, a maioria das pessoas diz que o ama, mas para Ele, dizer apenas que O ama não é o suficiente, não basta. É necessário um pouco mais: guardar os seus mandamentos, que por sinal, não são penosos (I João 5:3). Deus dá algumas coisas à todo mundo, necessário para a sobrevivência: sol, chuva, vento... para bons e para maus. Isso não tem muito valor, a vida aqui não passa de algumas poucas décadas, o sol às vezes provoca incêndios, ou perda da plantação e o vento nem se fala, provoca enormes catástrofes quando em alta velocidade. Isso tudo é apenas um teste, você consegue ser fiel com o que Ele te deu inicialmente que é a vida?
Os dez mandamentos, descritos em Êxodo 20 e Deuteronômio 5, não são um conjunto de regras que quem é bom pratica e quem é mau não pratica. Nem tampouco regras para mostrar que Deus é rígido. Perguntado sobre qual era o maior dentre os mandamentos, Jesus respondeu: Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. Marcos 12:30.

Engraçado notar que nos dez mandamentos não existe nenhum destes, então o que aconteceu com os mandamentos? Jesus aboliu e criou outros? Disse Jesus: Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abolir, mas cumprir. Mateus 5:17. Jesus jamais iria mudar os mandamentos, porque Deus não muda (Malaquias 3:6) e nem a sua lei (Salmos 119:160).
O que aconteceu é Jesus apenas resumiu os dez mandamentos: amar à Deus sobre todas as coisas estão explícitas nos quatro primeiros mandamentos e o amor ao próximo nos outros seis. Os mandamentos de Deus são apenas um manual de sobrevivência na Terra. Quando você adquire um eletrodoméstico, vem um manual contendo todas as informações para o bom funcionamento do produto. O que acontecerá se você violar uma daquelas regras? O fabricante terá culpa se o aparelho estragar? Assim é Deus, o nosso fabricante, deixou um manual de instruções para o nosso bom funcionamento, o que acontece com a violação destes mandamentos será de inteira responsabilidade nossa! Diga à Deus a partir de hoje o que dizia o salmista: "a tua lei é todo o meu prazer". Salmos 119:174.
Nenhum comentário:
Postar um comentário