Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. I Coríntios 10:12, 13.
O motivo de estar meditando nestes versos, foi o de ter recebido a notícia que me chocou muito ao saber: alguém que eu conhecia e admirava pelo seu trabalho na igreja, se afastou do caminho, e estava vivendo em uma vida em pecado abertamente.
Lembro-me de duas conversas que tive com pessoas que afirmavam não conseguir se afastar dos princípios que aprenderam na igreja, ainda que não mais frequentassem uma igreja. Um amigo até afirmou que preferia estar fraco na fé frequentando uma igreja do que fora, afinal, com tantas trocas de experiências em uma comunidade religiosa, em sua visão, é bem mais fácil se motivar pertencendo a uma comunidade que sozinho e longe dos ensinamentos.
Geralmente, quem se sente firme na fé, tende a olhar para os mais fracos com um certo desprezo, não conseguem entender o que fez aquela pessoa chegar a tal ponto ou não avançar na fé. Porém com uma breve análise de nossas vidas, é fácil perceber quão vulneráveis somos a fazer coisas contrárias ao que professamos, há quem diga que o ser humano é contraditório por natureza. Para quem toma verdades bíblicas para sua vida, é fácil perceber que muitas delas são anuladas ou dificultadas por hábitos ou práticas cotidianas.
Vou te ajudar com alguns versos:
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco." Filipenses 4:8,9.
"Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras." Eclesiastes 5:2.
"Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém." 1 Pedro 4:11.
Na verdade, se decidirmos seguir o caminho que Cristo ensinou, tal qual Ele mesmo ensinou, precisamos estar sempre atentos, ainda mais quando nos percebermos firmes. Por isso, os que estão em pé devem se preocupar para não cair. E lembre-se, "Não veio sobre vós tentação, senão humana. ... mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis..." Sempre que você se sentir tentado, saiba que primeiro, você pode vencer, e segundo, Deus já providencia um escape junto com a tentação.
Obs.: o tema deste texto tinha a ver com um exemplo que usei no texto original deste post. Mas agora, revisado, já não percebo mais tão relevante para o conteúdo e o retirei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário