Salmos 91
Olá?!
INSCREVA-SE
30 de junho de 2024
24 de junho de 2024
MAIS AMANTES
...mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus. 2 Timóteo 3:4
Ser mais amante dos prazeres que amiga de Deus é uma das características do quadro de pessoas que compõem o mundo num cenário final deste mundo segundo a Bíblia. É interessante notar que as características dessas pessoas apresentadas no tempo do fim não faz juz necessariamente a uma questão religiosa, ou seja, não quer dizer que essas pessoas que são mais amantes dos prazeres que amigas de Deus sejam as pessoas não religiosas enquanto as religiosas são as que amam a Deus.
O amor a Deus de fato é uma característica de uma pessoa religiosa, mas você já pensou o quanto você ama a Deus? Existem vários graus de amor a Deus, que nos levam a diferentes tipos de experiência, conforme O amamos mais ou O amamos menos. Falar que ama a Deus é fácil, aliás, falar que ama é fácil. O difícil não é falar que ama, mas sim amar, não obstante, podemos ver quantos divórcios e separações e traições não existem no mundo. No mundo inteiro este número cresceu, e com quase cem por cento de acerto, todos estes que se separaram, um dia disseram que amavam a outra pessoa.
Mas ir em busca de prazer não requer muito compromisso, você pode fazer isso só. Se é por dinheiro, por sexo, por status, por poder, você pode ir apenas usando pessoas, apenas se satisfazendo sem precisar se comprometer com ninguém. E isso não é uma característica apenas de quem não é religioso, na própria religião, as pessoas não querem mais compromisso com outras pessoas, enxergam pessoas como seres desnecessários quando enxergam divergência de pensamentos, de preferências, por isso só aumenta o número de desigrejados, de escândalos nas igrejas, de pessoas até influentes que de repente (não tão de repente assim) tomam caminhos completamente divergentes àqueles da fé que praticava, e por fim, quem ama o prazer, não vê necessidade viver eternamente a vida eterna no Céu com Deus, porque o Céu requer amor, compromisso, e os prazeres não, só seu envolvimento momentâneo.
29 de maio de 2024
ONDE ESTÁ DEUS?
Desde criança, eu sempre fui muito sonhador eu sonhei tantas coisas pra minha vida, e no processo de sonhar, você passa por várias fazes: primeiro você sonha, e acredita nesse sonho, depois começam a vir as dúvidas, os "e se" e os "será". Será que é o que Deus quer pra mim? Será que é o melhor pra mim? Eu creio que nem preciso me aprofundar muito nisso porque com certeza você já teve um sonho. Mas dali, há dois caminhos: ou você realiza ou você não realiza.
Eu consegui realizar os meus, sonhos de infância, por influência de uma professora de artes, eu decidi que me formaria em Artes Visuais e Arquitetura e Urbanismo. E consegui, não apenas me formar em ambos os cursos como em uma Universidade Federal prestigiada. Até aí parece uma história de sucesso, mas não olho assim, às vezes tento entender se foi sorte ou se foram apenas bênçãos temporárias.
Hoje sou formado nos dois cursos que eu sonhei, tenho as duas profissões que sonhei, e me considero bom nisso, bom, mas não o suficiente. Atualmente tenho colecionado fracassos, um atrás do outro, decepções em diversas áreas da vida, para variar. Eu posso dizer que estou no fundo do poço, sei que sempre tem como piorar, mas pra mim, este foi meu pior.
Estou devendo tanto, nada como as dívidas milionárias das histórias de algumas pessoas, ou seja, tem como piorar! Mas estou devendo dinheiro, débitos de contas, satisfações a pessoas que me comprometi, e eu acho que não estou em depressão, mas se não estiver, já tem um tempo que tenho flertado com ela. Você pode até querer me ajudar me mostrando inúmeras soluções, mas até eu consigo pensar também em várias soluções, mas todas precisa de dinheiro pra resolver, e a falta de dinheiro pra resolver até pequenos problemas é o grande problema.
No meio disso tudo, eu pergunto: onde está Deus? Eu mesmo poderia responder esta pergunta em outros posts, e sempre fui até muito certo desta resposta em outros momentos, mas agora eu me pergunto, estando dentro dos meus problemas. Eu sou muito tentado a afirmar que Deus não existe, mas seria uma mentira e uma covardia muito grande, porque quando as coisas estavam bem e davam certo, eu tinha certeza de que Ele estava lá, mas agora, só porque está dando tudo errado na minha vida Ele não existe? Não... Ele existe sim, só não está me ajudando, mas que Ele existe, Ele existe!
Eu creio com todas as minhas poucas forças que Deus existe e que Ele pode resolver qualquer problema, mas eu tenho entendido que Ele não está muito interessado em resolver os meus problemas, eu também não consigo, sinceramente me revoltar com isso, afinal, o mundo tá se desconfigurando todo, e eu vou ficar aqui choramingando por uma solução para problemas que são culpa minha e não de Deus? Ele só tem parte em ter permitido, mas não tem culpa das escolhas que eu fiz.
Eu acho estranho ter sentido Deus tão próximo de mim em vários momentos da minha vida, eu conversava com Deus, escutava a voz dEle, tenho vários testemunhos e sei bem que era Ele. Mas hoje é diferente. E eu nem acho que tenha ido tão longe dEle, errei, "fui moleque" em dados momentos, mas nunca fiz nada com intenção de prejudicar ninguém, ninguém mesmo. Segui alguns desejos do meu coração, mas sempre fui muito honesto com Deus, mas Ele é santo, onipotente e onisciente, Ele sabe tudo! E em sua onipotência e onisciência, uma coisa que Ele decidiu foi que não vai mais me ajudar. Eu queria saber como que eu faço agora, porque eu acho que me acostumei de mais a depender dEle, mas agora vou ter que me virar sozinho. Quem já passou por isso, consegue me ajudar?
6 de maio de 2024
MARAVILHOSA...
Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas de tua lei. - Salmos 119:18
"Doce, desejável, maravilhosa, preciosa"... Ao olhar essa descrição, o que lhe vem à mente? A publicidade moderna procura transmitir aos clientes e potenciais clientes mais do que um produto: uma experiência. As empresas investem milhares e milhões de dólares em marketing para capturar de forma mais cativante a atenção das pessoas, incentivando-as a consumir o que elas têm a oferecer. No entanto, apesar de ser uma ideia muito interessante, não é nada nova, já que tudo que mencionei no início do texto foi retirado de um livro muito antigo, chamado “A Bíblia Sagrada”.
Tudo isso descreve as coisas de Deus para aqueles que as veem dessa maneira. Veja como a Bíblia fala sobre as coisas divinas: "Mais preciosa do que pérolas é a sabedoria, e tudo o que você possa desejar não se compara a ela." (Provérbios 3:15); "São mais desejáveis do que o ouro, sim, do que muito ouro refinado; e mais doces do que o mel e o gotejar dos favos." (Salmos 19:10); "Abre tu os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei." (Salmos 119:18); "Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! São mais do que o mel para a minha boca!" (Salmos 119:103).
Para algumas pessoas, ouvir sobre as coisas de Deus é algo detestável, a menos que lhes diga o que querem ouvir. Recentemente, assisti a um vídeo em que uma pessoa perguntava a outras de qual religião elas jamais fariam parte. Muitas pessoas responderam que não seriam cristãs. E, embora alguns respeitem e até parem para ouvir, muitos não cristãos não querem saber sobre a Bíblia, sobre a igreja ou qualquer outra coisa relacionada ao que Deus deseja para nós.
Isso seria talvez compreensível se falássemos apenas de não cristãos. Mas, surpreendentemente, até mesmo dentro do cristianismo, o próprio evangelho encontra objeções. Nas fileiras das igrejas, há muitos, para não dizer a maioria, que, em vez de buscar fazer a vontade de Deus e se submeter ao Seu poder, querem obter bênçãos, mas não estão dispostos a enfrentar o sofrimento inerente ao chamado à vida cristã.
Mas, sofrimento? Sim! Jesus mesmo disse que traria espada, ou seja, ao nos alinharmos ao lado da cruz, não aceitamos apenas uma graça maravilhosa que nos traz paz (porque Jesus é o Príncipe da Paz), mas também um pacote completo que exige obediência, assim como Jesus "foi obediente até a morte". Nos posicionamos de um lado em meio a uma guerra entre a luz e as trevas. E como saber de que lado estamos? Considerando a luz dos textos citados hoje aqui, um bom indicativo de estar ao lado de Deus é observar que sensações a palavra de Deus nos traz. Se ela, com suas histórias, mandamentos, conselhos, leis, repreensões e profecias, nos empolga e alegra, creio ser um bom sinal. Por outro lado, se nos instiga a buscar justificativas para entender que "não é bem assim" como foi dito, é preocupante.
24 de abril de 2024
AS BONECAS DO AMOR
Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, em seu coração, já cometeu adultério com ela. Mateus 5:28
Há algum tempo, li uma matéria sobre as bonecas do amor, o que é isso? As "rabu doru" ou bonecas do amor têm sido uma alternativa para homens que desejam ter relações sexuais com mulheres belas, mas que, ou não podem devido a alguma limitação física, ou porque perderam interesse em suas parceiras. Esse é o caso de um fisioterapeuta citado na reportagem, que começou a se sentir vazio e solitário após sua esposa dar à luz, não mantendo mais relações íntimas.
Mais recentemente, li sobre uma nova onda de influenciadores digitais criados por inteligência artificial. Se passamos por uma era na qual as mulheres, consideradas ícones de beleza, precisavam de retoques em Photoshop para aparecerem e parecerem muito mais perfeitas, agora temos como ícones de beleza imagens de mulheres totalmente perfeitas, porque elas não existem no mundo real.
São apenas dois problemas modernos, mas com certeza existem muitos outros que ainda desconheço para poder citar neste texto. Mas de antemão, já começo a pensar nos impactos sociais e espirituais desse tipo de questão. Porque enquanto para as gerações mais antigas isso não passa de uma besteira, para as gerações mais novas, esta é a realidade presente e uma opção muito atrativa pelo custo-benefício. Imagine por exemplo, que Jesus disse que só de se desejar uma mulher, um homem já adulterou com ela. Por muito tempo, se falou sobre como a masturbação é um pecado baseado nesse verso, porque, embora não se esteja com a mulher no ato sexual, para a masturbação seria necessário imaginar ou pensar em uma mulher real, fazendo com que, de todo modo, o homem estivesse desejando-a. Mas agora, com a inteligência artificial, um homem não precisaria mais se preocupar com a questão do pecado nesse sentido, porque ele pode pensar em uma imagem gerada artificialmente, não mais necessariamente em nenhuma pessoa real. Por mais conservador que você seja, tem que admitir que você perde o respaldo de dizer que isso seria pecado, e é claro que você pode continuar achando que é pecado e simplesmente não cometendo, mas a minha questão é: como ensinar as novas gerações sobre pecado com essa questão de evidente?
É bom abordar essa questão, focando no público masculino, pois, primeiramente, Jesus dirigia-se mais a esse grupo por questões óbvias da época. Todos nós entendemos que a situação se aplica tanto a homens quanto a mulheres. No entanto, a questão visual é muito mais relevante para o homem, porque ele tende a ser mais estimulado visualmente. Podem até existir influenciadores digitais homens sensualizando, tal como personagens femininas, mas dificilmente alcançarão tanto sucesso quanto elas. A mulher é geralmente mais cativada por outro tipo de imaginação, mais envolvida pela ideia de se imaginar sendo o objeto desejado, o centro da atenção. Nesse caso, não é difícil imaginar que, se já não existir, provavelmente em breve existirá um "namorado virtual" com quem ela possa conversar de forma que se sinta mais valorizada. E já existem muitas pessoas apaixonadas por chatbots de inteligência artificial. Se uma pessoa casada se apaixonar por um chatbot, seria isso considerado traição? O cônjuge que se sente traído estaria livre do casamento, visto que a Bíblia também permite o divórcio em casos de traição?
A China já passou por políticas de controle de natalidade e hoje precisa de políticas de incentivo à reprodução humana. Essa falta de interesse por um parceiro humano longínquo e permanente é uma onda global. O amor, que já estava esfriando, está com os dias contados porque não tem como um ser humano competir com uma inteligência artificial. Elas são programadas para agradar; o ser humano, naturalmente, decepciona, e as pessoas não querem mais ser decepcionadas. Estão viciadas demais em prazer para poder se expor ao risco de ser contrariadas, traídas, ou mesmo ignoradas. A Bíblia já dizia que no fim dos tempos, o amor de muitos se esfriaria (Mateus 24:12), e se não temos amor, como teremos fé? E por isso, Jesus perguntou: quando Ele voltar, encontrará fé na terra? (Lucas 18:8).
Fonte:
https://g1.globo.com/mundo/noticia/japoneses-perdem-esposas-e-encontram-o-amor-em-bonecas-de-silicone.ghtml acessado em 22 de março de 2024.
https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2023/07/18/ai-love-usuarios-confessam-em-forum-estarem-apaixonados-por-inteligencia-artificial.ghtml acessado em 22 de março de 2024.
https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/homem-se-apaixona-por-inteligencia-artificial-e-conta-como-funciona-o-namoro-241538/ acessado em 22 de março de 2024.
https://exame.com/inteligencia-artificial/my-ai-lover-o-que-acontece-quando-humanos-se-apaixonam-por-robos/ acessado em 22 de março de 2024.
4 de abril de 2024
AH... OS PÁSSAROS!
Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? - Mateus 6:26
Em um restaurante comunitário, ouvi uma conversa sobre a dificuldade de descansarmos em Deus. Um homem citou a Bíblia, dizendo que Deus cuida até dos pássaros, mas outro retrucou: "Se os pássaros tivessem boletos para pagar, não cantariam, chorariam!".
Ao entrar na conversa, lembrei que Jesus se referia à preocupação que Deus tem por nós. É verdade que nos preocupamos mais do que o necessário, e com certeza temos mais problemas que os pássaros. Mas isso não anula o cuidado de Deus.Também me peguei pensando em como seriam as pregações de Jesus hoje em dia. Quantos "haters" ele teria! As pessoas zombariam e caçoariam de suas palavras.
Nossa vida é muito mais agitada do que na época de Jesus, mas, independentemente da era, dos problemas ou de qualquer coisa, Deus tem poder e vontade de nos ajudar. Essa foi a grande mensagem de Jesus: Deus se interessa em nos auxiliar. Se permitirmos que Ele nos auxilie, seremos muito felizes.
24 de março de 2024
MACETANDO O APOCALIPSE
Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? - 2 Pedro 3:11,12
No Carnaval de 2024, uma cena ganhou as redes sociais quando a pastora Baby do Brasil anunciou que em 5 anos aconteceria o arrebatamento e que nós já entramos em apocalipse. Como resposta, Ivete Sangalo, uma cantora brasileira, disse que queria "macetar o Apocalipse". Embora Baby do Brasil estivesse falando de forma bem intencionada sobre o fim, ela não foi feliz na escolha do local, e também Ivete Sangalo não foi feliz ao responder de forma tão ignorante, o que mostra seu total desconhecimento sobre o assunto.
Se o nosso chamado é para viver de maneira santa e piedosa, esperando e apressando a vinda do dia de Deus, isso mostra que mais do que apresentar ao mundo o amor de Deus, nós temos a missão de apresentar ao mundo que o juízo está chegando e, neste dia, o destino de todos será selado. Agora, como podemos apressar o dia da vinda de Cristo se nem mesmo sabemos quando será esse dia?
O Apocalipse tem tudo a ver com o cristianismo atual, porque todos os sinais bíblicos sobre o fim apresentam nossa situação como já dentro do tempo do fim. As profecias de Daniel mostram com clareza o que aconteceria até o tempo do fim, e Apocalipse é o livro que apresenta com detalhes o que aconteceria no tempo do fim. Embora seja repleto de simbolismos, a própria Bíblia apresenta o significado de cada um daqueles símbolos.
Mas por que devemos falar sobre o fim e a volta de Jesus em vez de focar em falar que Deus é amor? A verdade é que a missão que Jesus nos deu era a de pregar o evangelho por todo o mundo e batizar quem aceitasse este evangelho em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Mas o que é o evangelho? O evangelho é o amor de Deus? Podemos dizer que sim, mas não se resume apenas a isso. Ao apresentar o Reino de Deus, Jesus mostrava o amor e a misericórdia de Deus, juntamente com seu senso apurado de justiça, de modo que a maioria das parábolas que Jesus contou tinham a ver com o juízo final.
Deste modo, se apresentamos o evangelho apenas pela perspectiva do amor de Deus, apresentamos um evangelho capenga ou parte do evangelho que Jesus apresentou. Ao nos comprometermos com Cristo, ou estamos 100% com Ele ou não estamos comprometidos, e quem não está comprometido está atrapalhando (Lucas 11:23). No fim da história, o galardão é uma herança dada de presente por Deus a quem se comprometeu a pregar as Boas Novas, não apenas do amor de Deus, mas de Sua justiça neste mundo de injustiças. Aqueles comprometidos com o evangelho serão reis e sacerdotes para Deus (Apocalipse 1:6), porque, ao aceitarem o evangelho, tornaram-se parte da geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido com o objetivo de anunciar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz (I Pedro 2:9).
4 de março de 2024
NÃO ME INVEJE, TRABALHE!
24 de fevereiro de 2024
LEIA A BÍBLIA
Porque a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. - Romanos 10:17.
Provavelmente, como eu, você também em algum momento da sua vida desejou ler toda a Bíblia, mesmo não sendo cristão. Muitas pessoas, que até mesmo não acreditam em Deus, têm esse desejo, ainda que seja para contestar o que está escrito.
O desejo de ler a Bíblia toda:
Comecei várias vezes a ler a Bíblia, mas não consegui passar da metade do Velho Testamento. Até que um dia percebi que não conseguia não fazia sentido para mim ler de Gênesis a Apocalipse.
Descobri que eu poderia ler começando dos Evangelhos: Ou seja, primeiro o Novo Testamento, depois o Velho Testamento. Também tentei esse método, mas não consegui. Foi aí que percebi que não fazia sentido ler a Bíblia por ler. Eu queria ler de forma que ela fizesse sentido para mim.
Então, comecei a criar meu próprio método de leitura da Bíblia:
Primeiro, eu escolhia qual livro eu queria ler. Pensava em quais descobertas eu queria fazer no livro, independente da ordem cronológica. E assim, consegui ler a Bíblia completa em pouco tempo e foi muito mais prazeroso.
Depois de um tempo lendo muito a Bíblia, comecei a perceber que também precisava de algumas leituras complementares. Acabei me sobrecarregando e Deus me mostrou que eu não precisava me sobrecarregar daquela maneira. Afinal, os discípulos nunca obtiveram tanta informação celestial quanto nós temos hoje. Eu não digo apenas os apóstolos, mas principalmente todos os que se converteram, especialmente na era da igreja primitiva. Eles não tinham acesso direto à Bíblia. Os poucos que tinham precisavam ler, ouvir e decorar para ficar recitando diariamente para não esquecer.
E por que é importante ler a Bíblia?
A Bíblia diz que toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra (2 Timóteo 3:16). E também somente através da palavra que nós podemos desenvolver a nossa fé, porque a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Romanos 10:17).
Se você deseja também ler a Bíblia de uma forma que não seja muito pesada e que você possa controlar, vou deixar no final desse texto links para te ajudar a desenvolver sua leitura da Bíblia. Você poderá adaptar da melhor forma que preferir a partir das ideias que eu apresentar.
E aqui vão algumas dicas:
1.Embora hajam planos de leitura de um ano (3-4 capítulos por dia), a menos que você realmente queira cumprir este objetivo, faça este plano, mas não precisa se prender a este tempo. Você pode ler tanto mais rápido quanto mais lento, levando mais de um ano (como é o caso do projeto Renovados pela Sua Palavra).
2. Se você tem dificuldade de concentração ao ler, tente métodos de concentração como ler em pé, ler gravando áudio, ler para alguém ou ler ouvindo o audiobook. Uma ótima sugestão é usar aplicativos ou os áudios do site http://www.wordproject.com.
3. Eu já perdi muitas Bíblias com diversas anotações, inclusive a que usei para ler completamente pela primeira vez. Essa Bíblia tinha ao menos uma anotação em cada página. Para evitar perder suas anotações, tenha uma agenda ou use aplicativos de anotação como, por exemplo, o Google Keep ou Telegram.
Planilha
Guia de Leitura em PDF
7 de fevereiro de 2024
AFINAL, É OU NÃO É?
Se você abre uma rede social agora pode receber conteúdos sobre como os signos influenciam sua personalidade ou como signos são uma besteira total; quem é da religião A está certo, quem é da B está errado ou a B é que está certa, a A sempre foi a vilã; ex membro da igreja ou grupo A revela a falsidade deles ou ex B revela todo o erro e vai pra A; psicografia de um morto, uma pessoa falou com um morto, uma pessoa viu um morto ou a morte é apenas um sono; igreja de Deus ou igreja de Satanás; cristão demonstrando empatia e satanista endemoniado ou satanista simpático e cristão tocando o terror; anjos salvando alguém ou E.T.s fazendo contato; simpatias para as coisas darem certo ou vibrações positivas e até quânticas para mudar a vida; hábitos que atraem anjos ou demônios ou a incrível arte de ligar o f*da-se; famosos seculares que foram para o gospel ou famosos gospel que foram para o meio secular; provas irrefutáveis da existência de Jesus ou provas irrefutáveis da não existência de Jesus.
Tantas coisas, tantas ideias assim não podem ser todas aceitáveis por uma pessoa só. É importante conhecer os vários tipos de ideias para também saber respeitar o ponto de vista da outra pessoa e, especialmente, entender mais sobre o seu próprio ponto de vista sobre as coisas que você aceita e acredita. Mas todas as ideias do mundo não podem ser aceitas por uma pessoa só, porque diversas vezes umas entrarão em conflito com outras.
Nesse meio termo, temos que tomar nossa decisão, precisamos estar de um lado ainda que em assuntos diferentes, não existe um lado para tudo na vida. Mas como decidir? Posso ficar neutro nesta vida? O que é fundamental para se tomar uma decisão por um lado é saber o que quero ganhar e o que aceito perder. É impossível você defender uma ideia sem que esteja ganhando e/ou perdendo algo com isso.
O ser humano sempre pôde escolher o que ou em que acreditar, mas embora hoje esteja cada vez mais acessível o conhecimento, nunca esteve tão difícil fazer escolhas, especialmente ao lado do que podemos dizer ser correto ou pelo menos, respeitoso para nós mesmos e para os que estão a nossa volta. Desse modo, recomendo que seja o que for que você escolher acreditar, não acredite apenas por emoção. Estude sem precisar ser um acadêmico da área, envolva-se sem precisar necessariamente assumir papéis de liderança e constantemente questione. Mas se decidir estar ao lado de Jesus, ah, você tem muito a perder, mas nem pode contar o que pode ganhar.
30 de janeiro de 2024
ESCADA DE EMERGÊNCIA
E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. - João 1:51
Você já se imaginou com um salário de US$ 100.000,00? Quer saber que profissão ganha esta bagatela? Tudo o que você tem que fazer é ir do ponto A ao ponto B, o que equivale a uma distância de 200 a 300 metros, lá, você faz o que precisa ser feito: um reparo, uma troca de peças, etc. Porém, você irá se deslocar não andando, não com um meio de transporte, mas escalando, subindo uma escada com esta altura. Esta é a profissão de escalador de torres.
O ser humano sempre foi movido pelo desejo de construir coisas grandiosas. Desde as pirâmides do Egito até os modernos arranha-céus, podemos ver construções humanas que desafiaram as as dificuldades impostas pela natureza. Na engenharia, quando falamos de estruturas, uma estrutura eficiente é a que consegue suportar o seu próprio peso mais tudo que deve ser colocado em cima dela (cargas acidentais) sem colapsar, e para chegarmos onde chegamos em termos de engenharia, foram milênios de avanços científicos e tecnológicos, ainda assim existem coisas impossíveis de se realizar, seja por grandezas naturais, seja por falta de recursos.
No relato da torre de Babel, por exemplo, os homens tentaram construir uma torre que chegasse até o céu. No entanto, o projeto fracassou porque Deus impediu que os homens alcançassem seu objetivo, porque eles podiam muito bem alcançá-lo (Gênesis ).
Um prédio tem uma baita engenharia e estrutura de apoio para que seja tão alto, mas você já imaginou apenas uma escada para o céu? Você subiria em uma escada assim? O escalador de torres sobe numa escada terrivelmente longa para ganhar seu salário, você subiria para se encontrar com Deus? Jacob viu essa escada que ia da terra até o céu.
A escada de Jacob é uma metáfora para Jesus (João 1:51), Ele é o único que pode nos ligar ao céu. Se tentarmos ser essa escada, nós fracassaremos, pois não temos a capacidade de suportar o peso próprio muito menos as cargas acidentais, Jesus suportou todo o sofrimento dele, e da humanidade! Jesus é a única solução para o nosso problema de separação de Deus. Ele é a escada que nos permite acessar o Céu, você vai perder esta oportunidade?
15 de janeiro de 2024
SANTO CRENTE
Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida. Apocalipse 2:10
Você já se perguntou o que está fazendo na igreja? Provavelmente você deve ir muitas vezes aos cultos e até se envolver em algumas outras atividades da sua religião ou da sua comunidade religiosa. No entanto, muitas pessoas que estão dentro da igreja ainda tem dúvidas sobre a sua própria experiência dentro da sua religião, uma vez que muitas fazem por entender o propósito daquilo que fazem e muitas outras fazem porque esperam que naquela atividade possam ter um encontro do que de fato é o propósito dela estar ali.
Obviamente, a maioria das pessoas estão na igreja porque entenderam que Jesus as ama, que Deus as ama. Isso, naturalmente, atrai as pessoas: serem amadas, encontrarem um amor verdadeiro, um amor que não descobre nada, um amor desinteressado, aceitando a pessoa como ela é, é, de fato, uma oportunidade incrível. Porém, o convite para andar ao lado de Jesus não é simplesmente "se você se sentir amado, ande comigo". Mas é um convite para que a pessoa mude a direção que está seguindo caso ela esteja caminhando para a direção à morte. Ou seja, o Evangelho apresenta uma forma de vida mostrando que todo mundo está caminhando em direção à morte.
Quando decidimos andar com Cristo, tornamo-nos discípulos dEle. " o verdadeiro discípulo de Cristo procurará imitar o modelo. Seu amor conduzirá a perfeita obediência. Ele se esforçará para fazer a vontade de Deus na Terra como é feita no céu. Aquele cujo coração ainda está maculado pelo pecado não pode ser zeloso de boas obras; ele não está ansioso para se abster do mal não é vigilante e cuidadoso com seus próprios motivos e conduta, não controla sua língua desenfreada; não tem o cuidado de negar a si mesmo e tomar a Cruz de Cristo. ... Os frutos do Espírito que regem no coração e comandam a vida são amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, ternos afetos de misericórdia e humildade de espírito. Os crentes verdadeiros andam segundo o Espírito, e o Espírito de Deus habita neles" (Este Dia com Deus [MD 1980], 9 de outubro, p.289).
O céu que nos é ofertado como herança, não é apenas um lugar, é também um estado, um estado de espírito, uma forma de viver. Deus nos convida a beber em santificação e é somente através desse estilo de vida que poderemos disfrutar das bênçãos do porvir. "Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o SENHOR é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação" (1ª Tessalonicenses 4:3-7). "Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14).
A santificação é um processo, processo que dura uma vida, porque quando aceitamos Jesus passamos pela porta estreita, que é Jesus. Mas após passarmos essa porta, agora somos convidados a trilhar o caminho estreito e a Vitória chega para quem for fiel até a morte (Apocalipse 2:10).