Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



24 de fevereiro de 2024

LEIA A BÍBLIA

Porque a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. - Romanos 10:17.

Provavelmente, como eu, você também em algum momento da sua vida desejou ler toda a Bíblia, mesmo não sendo cristão. Muitas pessoas, que até mesmo não acreditam em Deus, têm esse desejo, ainda que seja para contestar o que está escrito.

O desejo de ler a Bíblia toda:

Comecei várias vezes a ler a Bíblia, mas não consegui passar da metade do Velho Testamento. Até que um dia percebi que não conseguia não fazia sentido para mim ler de Gênesis a Apocalipse.

Descobri que eu poderia ler começando dos Evangelhos: Ou seja, primeiro o Novo Testamento, depois o Velho Testamento. Também tentei esse método, mas não consegui. Foi aí que percebi que não fazia sentido ler a Bíblia por ler. Eu queria ler de forma que ela fizesse sentido para mim.

Então, comecei a criar meu próprio método de leitura da Bíblia:

Primeiro, eu escolhia qual livro eu queria ler. Pensava em quais descobertas eu queria fazer no livro, independente da ordem cronológica. E assim, consegui ler a Bíblia completa em pouco tempo e foi muito mais prazeroso.

Depois de um tempo lendo muito a Bíblia, comecei a perceber que também precisava de algumas leituras complementares. Acabei me sobrecarregando e Deus me mostrou que eu não precisava me sobrecarregar daquela maneira. Afinal, os discípulos nunca obtiveram tanta informação celestial quanto nós temos hoje. Eu não digo apenas os apóstolos, mas principalmente todos os que se converteram, especialmente na era da igreja primitiva. Eles não tinham acesso direto à Bíblia. Os poucos que tinham precisavam ler, ouvir e decorar para ficar recitando diariamente para não esquecer.

E por que é importante ler a Bíblia?

A Bíblia diz que toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra (2 Timóteo 3:16). E também somente através da palavra que nós podemos desenvolver a nossa fé, porque a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Romanos 10:17).

Se você deseja também ler a Bíblia de uma forma que não seja muito pesada e que você possa controlar, vou deixar no final desse texto links para te ajudar a desenvolver sua leitura da Bíblia. Você poderá adaptar da melhor forma que preferir a partir das ideias que eu apresentar.

E aqui vão algumas dicas:

1.Embora hajam planos de leitura de um ano (3-4 capítulos por dia), a menos que você realmente queira cumprir este objetivo, faça este plano, mas não precisa se prender a este tempo. Você pode ler tanto mais rápido quanto mais lento, levando mais de um ano (como é o caso do projeto Renovados pela Sua Palavra).

2. Se você tem dificuldade de concentração ao ler, tente métodos de concentração como ler em pé, ler gravando áudio, ler para alguém ou ler ouvindo o audiobook. Uma ótima sugestão é usar aplicativos ou os áudios do site http://www.wordproject.com.

3. Eu já perdi muitas Bíblias com diversas anotações, inclusive a que usei para ler completamente pela primeira vez. Essa Bíblia tinha ao menos uma anotação em cada página. Para evitar perder suas anotações, tenha uma agenda ou use aplicativos de anotação como, por exemplo, o Google Keep ou Telegram.

Planilha

Guia de Leitura em PDF

Conheça nossas Redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário