Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



11 de janeiro de 2013

“O DIA” DO SENHOR


"Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor.." Apocalipse 1:10

Este é um texto muito polêmico, mas à luz da Bíblia, não é difícil de ser compreendido. Muitas pessoas dizem que este texto se refere ao domingo como sendo o dia do Senhor, mas quando me afirmam isso, eu lhes faço uma pergunta: “quem é o seu Senhor?”.
As pessoas que afirmam ser o domingo o dia do Senhor dizem que seu Senhor é o Senhor Jesus. Há no entanto uma inconsistência aí, uma contradição, porque Jesus afirmou ser o Senhor do sábado (Mateus 12:8; Marcos 2:28; Lucas 6:5). Algumas traduções trazem de forma clara, Jesus afirmando o seguinte: “porque o Filho do Homem é o Senhor do sábado”. Em outras traduções Jesus aparece dizendo: “porque o Filho do Homem, até do sábado é Senhor. Eu acho que na segunda tradução, o enfoque é ainda maior, porque ao Jesus afirmar ser o Senhor até do sábado, Ele está nada mais nada menos que afirmando ser o próprio Deus.
Quem criou o sábado foi Deus, é óbvio no entanto, que Jesus estava na criação, até porque “todas as coisas são dEle porque foram criadas por meio dEle e para Ele, porque sem Ele, nada do que foi feito se fez” (Romanos 11:36; João 1:3). Com estes versos devemos ter cuidado, porque pela lógica, se tudo é dEle e foi Ele quem fez, o domingo também é dEle.
Claro que todos os dias são de Jesus, porque foi Ele quem os fez, mas a Bíblia deixa bem claro que o sábado é um dia especial dentre os demais, porque foi santificado e abençoado, tornando-se assim, o dia do Senhor. Se você for homem, pode até não entender o poder do artigo, mas as mulheres entendem melhor porque elas sabem a diferença entre “um vestido” e “o vestido”, “um sapato” e “o sapato”, “uma bolsa” e “a bolsa”, “um cara” e “o cara”, “um dia” e “o dia”. Podes entender melhor?
Para Deus, o sábado é “o dia”! O primeiro dia de sábado que teve, já foi logo santificado e abençoado (), dali em diante, o sábado passou a ser “o dia” do Senhor (Êxodo 16:23; 35:2; Levítico 23:3).
O sábado é um memorial da criação (Gênesis 2:2 e 3) e da redenção (Deuteronômio 5:15), é a aliança entre Deus e o seu povo (Isaías 56:6). Por isso há uma bênção especial para quem considerar que o sábado é o dia do Senhor (Isaías 58:13 e 14).
Mas sempre há aquelas pessoas que dizem que o sábado foi abolido com a primeira vinda de Jesus, por isso, seus discípulos passaram a guardar o domingo. Bem, pelo que sei, se Jesus mudou a lei antes de morrer, seus discípulos não estavam avisados (Lucas 23:56), se mudou depois de ressuscitado, nunca ninguém falou e seus discípulos lhe desobedeceram porque continuaram a guardar o sábado como Paulo, por exemplo (Atos 1:12; 13:14, 27, 44; 16:13; 17:2).
Jesus guardou o sábado mesmo morto, por isso não ressuscitou no sábado, resignificando o significado da redenção que o sábado já tinha. Algumas pessoas não entendem muito bem isso e confundem a ressurreição de Cristo no domingo como sendo um novo dia de guarda, mas Ele ressuscitou no domingo, justamente para guardar o sábado.
O domingo só passou a ser considerado como o dia do Senhor a partir do decreto assinado em 7 de março de 321 d.C. pelo imperador Constantino. "Que todos os juízes, e todos os habitantes da cidade, e todos os mercadores e artífices descansem no venerável dia do Sol. Não obstante, atentam os lavradores com plena liberdade ao cultivo dos campos; visto acontecer a miúdo que nenhum outro dia é tão adequado à semeadura do grão ou ao plantio da vinha; daí o não se dever deixar passar o tempo favorável concedido pelo Céu." - Codex Justinianus, lib. 13 it. 12, par. 2 (3). Constantino adorava o deus sol, costume pagão muito popular em sua época e achou que este dia podia substituir o sábado. Ainda hoje há indícios sobre isso, em inglês por exemplo, o domingo se chama Sunday [sun (sol) + day (dia) = dia do sol].
João como discípulo e seguidor de Jesus, não do sol, com certeza, considerava o dia do Senhor como sendo o sábado, não o domingo. Quanto a você, quem é o seu Senhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário