Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



14 de janeiro de 2013

FÉ SEM OBRAS

Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. 

Tiago 2:17-19

     Conta-se uma história de um menino que um dia se afogou na praia e foi salvo por um juiz que por ali passava, se não fosse por este juiz, o menino iria morrer afogado. O tempo se passou e este menino se tornou um jovem, envolveu-se com más amizades e começou a praticar crimes. Um dia foi pego pela polícia e foi preso. Em seu julgamento, ficou surpreso ao ver que o juiz que o iria julgar era o mesmo que um dia lhe salvara a vida na praia. Feliz e acreditando que seria beneficiado por causa disso, pediu a palavra e se dirigiu ao juiz fazendo-o lembrar do dia em que o salvara. O juiz respondeu seriamente dizendo:
     - Me lembro sim, que um dia te salvei na praia quando você estava prestes a morrer afogado, mas não pense que serei menos rigoroso em seu julgamento por causa disso, porque naquele dia você poderia morrer e eu salvei sua vida. Você poderia ter aproveitado a oportunidade que ganhou naquele dia para viver da melhor maneira possível, mas escolheu agir criminosamente, então, você será julgado pelo que você escolheu.
     O mundo religioso sofre com um grande mal que é o de pregar muito sobre a salvação pela graça em Jesus Cristo e deixar as obras de lado. Tiago já via este mal em seu tempo, ele sabia a importância que as obras tem em nossas vidas.
     Em Romanos 14:10, Paulo nos adverte de um detalhe um tanto peculiar, o julgamento. Ele escreve o seguinte: "Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo." Note que Paulo está escrevendo para os cristãos, e com certeza ele também era um cristão. O detalhe é que Paulo está, juntamente com seus amigos cristãos, se incluindo em um julgamento no tribunal de Cristo. Você sabia que os cristãos serão julgados?
     A Bíblia é repleta de julgamentos, no jardim do Éden Adão e Eva foram julgados por Deus por terem desobedecido suas ordens e suas penas foram a expulsão do jardim. O dilúvio foi outro julgamento em que a terra passou, Sodoma e Gomorra também foram julgadas e condenadas à destruição. Em João 12:31 por exemplo, Jesus fala sobre um julgamento do mundo e em João 16:11, Ele fala do julgamento de satanás. Na cruz portanto, houve outro julgamento. O livro de Apocalipse dá uma descrição muito clara sobre os acontecimentos  do fim do mundo: Jesus voltará à terra, os santos que aqui se encontram sobem com Ele para o céu para passarem mil anos e estarão envolvidos em um julgamento no céu (Apocalipse 20:4) enquanto os injustos são mortos (Apocalipse 19: 21) e a terra fica desolada apenas com a presença de satanás, preso por não ter a quem tentar (Apocalipse 20: 1-3, esta é a doutrina do milênio). Depois dos mil anos, Jesus desce com a cidade santa para a terra e os ímpios são ressuscitados e satanás estará então novamente livre para seduzir as pessoas, convencendo-os a tomarem a cidade santa mas cai fogo do céu e os mata para sempre, esta é segunda morte e há mais um julgamento, com o detalhe de que cada um é julgado segundo as suas obras (Apocalipse 20: 5, 7-14).
     Então a Bíblia é repleta de julgamentos, em qual desses nos incluímos? Como Paulo falou isso depois até mesmo da ressurreição de Jesus, dizendo que ainda seríamos julgados, então este julgamento não ocorreu antes de Jesus subir ao céu e ocorre depois disso. O julgamento do povo de Deus é uma outra doutrina que depende muito das profecias de Daniel e Apocalipse e sobre ele, falaremos em outra ocasião. O que eu quero abordar hoje é a respeito das nossas obras.
     Um dos problemas que vejo no mundo que se diz cristão hoje é o de que cada um está escolhendo um estilo de vida e o seguindo, sendo este muitas vezes contrário à fé que prega. Pessoas que não se preocupam com suas palavras, alimentação, vestuário, diversões, comportamento... dentre tantas outras coias. Quando questionadas sobre seu estilo de vida e sua profissão de fé, respondem: "Deus aceita todo mundo". Sim, Deus nos aceita como somos e como estamos, mas para nos transformar segundo a sua imagem e semelhança. é a nossa transformação diária que revelará ao mundo o poder de Deus, se não há transformação, Deus não é glorificado, mas sim questionado quanto ao seu caráter. "Deus trabalhará com a igreja, mas não sem a sua cooperação. Oxalá cada um de vós que provou a boa Palavra de Deus deixe a sua luz brilhar 'diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos Céus'." Mat. 5:16. - E Recebereis Poder - Meditação Matinal, pág. 165.
     Se você professa fé em Jesus, você precisa agir como um cristão. As obras não são o critério para sermos salvos, somos salvos apenas pela fé em Jesus. Mas uma vez salvos por Jesus, precisamos viver como verdadeiros salvos em Jesus. Se dissermos que temos fé em Jesus, que somos salvos por Ele, mas não agimos como tal, corremos o risco de estar em condição pior que os demônios, porque estes tem fé que chegam a estremecer, eles acreditam em Deus, o que lhes falta é boas obras, é obediência a Deus. Uma vez salvos por Jesus, precisamos aproveitar a oportunidade que nos deu para agirmos bem, para que quando formos julgados, não sejamos condenados pelo terceiro mandamento: "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, pois o Senhor não terá por inocente o que tomar o Seu Santo nome em vão". Êxodo 20:7. Ninguém que toma o nome do Senhor em vão, pode ser inocentado mesmo, porque tomar o nome do Senhor é partir do princípio de que esta pessoa sabe quem é Deus, se você tomou o nome de Deus para ser identificado por Ele (cristão = seguidor de Cristo), honre este nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário