“Lembrar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. Ele te afligiu, e te deixou ter fome; depois te sustentou com maná que não conhecias, e que os teus pais também não conheceram, para te dar a entender que não só de pão vive o homem, mas de tudo o que sai da boca do Senhor.” Deuteronômio 8:2 e 3.

Certo dia, meu irmão, com sete anos de idade estava brincando no Paint (programa do Windows). Ele fez um retângulo com as bordas vermelhas e depois preencheu com vermelho o interior do retângulo. Para desfazer, ele selecionou a borracha e foi apagando por dentro até que o retângulo voltou ao seu estado original. Eu perguntei:
- Você não queria ter pintado de vermelho?
- Não. – Ele respondeu.
- Então deixe-me te mostrar uma coisa... – Ele me deu o mouse.
Fui no retângulo e preenchi novamente com vermelho. Ele ficou irado e disse que não queria aquilo, tentou tomar o mouse da minha mão, e eu, sorrindo ao imaginar qual seria sua reação ao descobrir o que iria lhe ensinar, disse à ele:
- Calma, veja só, quando você faz alguma coisa que não queria, para consertar, aperte o Ctrl e depois o Z.
De fato, ele reagiu com a surpresa que eu esperava. Enquanto eu tentava lhe mostrar como desfazer um erro, temi que ele não me deixasse ensinar, tamanha era sua raiva. E muitas vezes nos encontramos na mesma situação quando Deus quer nos ensinar algo novo.
Muitas provas acontecem em nossas vidas, e qual é a finalidade? Alguns dizem que é para nós provarmos a Deus se somos ou não capazes de certas coisas, mas isso não é verdade. Como o texto de Deuteronômio diz, as provas que passamos são para mostrar a nós mesmos os pontos que precisamos melhorar.
Isso não é difícil de entender, pois sabemos que Deus nos conhece. Ele não precisa ficar nos testando para saber o que somos ou não capazes de fazer. Ele já sabe, e por isso Ele não manda provas que vão além das nossas forças. Davi e Moisés, dois personagens que aprenderam a desempenhar, humildade, liderança, paciência, confiança em Deus, e muitos outros atributos no pasto, no meio das ovelhas. Enfrentando perigos e longas jornadas, mas isso era necessário para se tornar líderes do povo de Deus.

As provas que passamos, são para nos ensinar e nos preparar para o que vem pela frente, quando não percebemos isso, tendemos a reclamar e a tentar controlar a situação. Quem faz isso, pode até consertar alguma coisa, como se meu irmão tivesse feito todo aquele trabalho de novo, mas além de nós resolvermos da maneira mais complicada, nem sempre conseguimos os resultados que esperávamos.
Qual é o aprisco que Deus te colocou agora? O que está acontecendo em sua vida que não está da forma que você queria? Deixe Deus te ensinar o que você precisa aprender, não te afobes, não procures seguir teus próprios caminhos, deixe que Ele te guie e depois seja a bênção que Deus precisa para ajudar outros.
Ótima mensagem.
ResponderExcluir