Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



16 de março de 2012

REVISÃO DE CRENÇAS

            Um dia li um livro que falava sobre diversas igrejas, que mostrava os pontos em comum e os pontos divergentes de cada religião com a minha. Fiquei animado para poder mostrar para muitas pessoas que elas estavam erradas nisso e naquilo... Mas a primeira pessoa me surpreendeu porque apesar de ser de uma determinada religião, ela não acreditava no que o livro apontava ser sua crença. Isso não aconteceu apenas dessa vez e essa experiência me marcou bastante. Onde está a verdade e como explicar para uma pessoa que está no erro que ela está errada? Como saber se eu estou errado?
            Ao se estudar ceticismo, dogmatismo e relativismo em filosofia é interessante conhecer a Teoria AGM de Revisão de Crenças. Essa teoria mostra que todos nós temos nossos conjuntos de crenças e estas estão em constante processo de Expansão, Revisão e/ou Contração. Vou explicar o que cada uma delas significa:
>Contração: uma nova crença elimina crenças antigas;
            Exemplo: uma pessoa acreditava que não se podia viver ao Deus dará. Depois que ela conheceu a Deus, agora ela elimina essa crença e todas as outras relacionadas para viver ao Deus dará, uma vez que o justo viverá pela fé.
>Expansão: a cada nova crença, meu conjunto de crenças cresce;
            Exemplo: uma pessoa sabia que Deus é bom, que Jesus salva e muitas coisas que todos nós conhecemos, mas ela não sabia que era importante devolver o dízimo, mas um dia ela ouve um sermão e entende a importância que é dizimar, acredita nisso e agora tem uma nova crença, que não interferiu nas outras.
            >Revisão: uma nova crença me faz rever minhas crenças antigas que sejam contraditórias.
                        Exemplo: uma pessoa acreditava que podia fazer tudo estando salvo em Jesus que nos dá a liberdade, baseada em Filipenses 4:13; um dia ela se depara com 1 Coríntios 6:12 que explica que a liberdade não é para ser usada para se fazer tudo o que se pensa, até porque isso nos devolve à prisão do pecado, ela revê sua crença e começa a se adaptar à um novo estilo de vida.
            Para se analisar bem um objeto de estudo filosófica ou sociologicamente falando, uma das coisas principais é ser imparcial. E para se estudar coisas espirituais? Confesso a você que logo que aprendi esse negócio de imparcialidade, achei muito interessante e comecei a estudar a Bíblia e várias outras coisas da igreja de forma imparcial, é interessante porque você começa a entender o que de fato está lendo, sem aceitar as coisas por aceitar.
            Mas não podemos viver uma religião de forma imparcial, quando você decide religar-se a Deus (religare) você não pode manter um relacionamento imparcial, né?!
Existem milhares de religiões, igrejas, líderes religiosos, livros, sites, blogs, músicas com esses assuntos. Onde está a verdade? Será que ela é relativa? Será que eu sou o dono da verdade? Será que não existe verdade? Isso é verdade?
            1 Coríntios 6:12 – “Todas as coisas me são lícitas mas nem todas me convém.”
            Filipenses 4:13 – “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário