Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



14 de dezembro de 2011

FRUTOS DO ESPÍRITO (11): O AMOR NÃO É INTERESSEIRO

"...o amor não procura seus interesses..." I Coríntios 13:5


   Talvez você conheça esta história, mas envolve aquela velha frase: "Quem já viu vai ver de novo e quem não viu vai ver agora." No primeiro dia de casado, do Pr. Bullón,  quando ele acordou, sua esposa já havia preparado um delicioso café da manhã. Quando ele foi então para o desejum, sua esposa ofereceu-lhe um pedaço de mamão (papaya)*. O problema era que ele não gostava desta fruta. Eles dois são peruanos, mas onde o Pr. Bullón foi criado, não era costume comer mamão. Para sua esposa, era natural. Para não desapontá-la, ele colocou um pedaço de mamão na boca e engoliu. E assim comeu todo o mamão. Na manhã seguinte, lá estava a mesa, com mais mamão. Ele conta que começou a imaginar toda a vida dele comendo mamão. Mas foi comendo para agradar sua esposa que ele aprendeu a gostar desta fruta. Ele diz que agora ele come mamão numa boa, mesmo que ela não esteja com ele.
   Como já sabemos, o amor mais genuíno que existe é o amor de mãe. Por quê? A palavra genuíno quer dizer: puro; sem mistura; legítimo; próprio; verdadeiro; natural. Pra que definição melhor que verdadeiro e natural?
   Todo amor envolve interesse. Geralmente, se não há interesse, não é amor, porque ou você está interessado em agradar ou ser agradado. Então o verso está errado?! Não! Ele está certo, mas este verso de 1Coríntios 13:5 nos mostra que onde há verdadeiro amor, há renúncia. Renúncia do meu interesse. Vou exemplificar com a ilustração mais manjada, mas ainda é a que mais causa efeito... Dois jovens se conhecem, um rapaz e uma moça, daí eles dizem que se amam. O que quer dizer esta fala? Dizer que ama alguém é dizer que você está interessado na outra pessoa, é ou não?! É claro que é (concorde para ficar mais fácil pra mim.), seja em que sentido for. Agora, apartir do momento em que senti interesse na outra pessoa, é onde meu amor começa a ser provado, estarei disposto a dizer não à algo que quero ou dizer sim à algo que não quero, por amor desta pessoa?
   Hoje, vemos por aí relacionamentos sem compromisso, onde pessoas se envolvem com outras sem o compromisso do casamento: "Quero viver com fulano mas não quero me casar com ele." A outra pessoa diz a mesma coisa, e é aparentemente algo sem compromisso, mas logo aparece o compromisso se um dos dois decide ir embora porque encontrou outro. No mínimo a outra pessoa vai exigir explicações; que história é essa? Ou seja, eu não posso ter compromisso com você, mas você tem que ter o compromisso comigo. Se eu arranjar "outro alguém" por aí, tchau. Se você arranjar, vem cá, vamos conversar?!
   Mas não é muito diferente no cristianismo hoje. As pessoas procuram Deus por um interesse, de crescer na vida, mas não querem abrir mão de seus costumes... Deixar de comer isso? Deixar de vestir isso? Deixar de falar aquilo? Deixar de ver isso? Deixar de ouvir aquilo outro? Ah, pensei que fosse mais fácil... Não, não é nada fácil renunciar aquilo que gostamos, principalmente se passamos uma vida alimentando isso.
   O verso de hoje, mostra que a pessoa que possui o amor verdadeiro vai abrir mão dos seus interesses para atender aos interesses da outra pessoa, isso é amor. Mas como encontrar este amor verdadeiro? Olhe meu amigo ou minha amiga, isso não vem de vós, é dom de Deus, Ele é o maior exemplo de amor, até porque Ele é o próprio. Renunciou a própria vida, a riqueza, a glória, por amor. Assim como ele colocou no coração de uma mulher o legítimo amor de mãe, Ele consegue colocar no seu coração.
* Não é a espécie do mamão, é apenas para que minha amiga e leitora do Peru, identifique com mais facilidade o que é.

Conheça nossas Redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário