Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



22 de agosto de 2018

DEUS É MACHISTA OU FEMINISTA? (2)

"Não há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus." -  Gálatas 3:28

Segundo o que lemos na Bíblia, podemos ser levados a entender hoje que Deus é mais feminista que machista, mas lendo a Bíblia, podemos acha-lo machista. Afinal de contas, Deus é machista ou feminista? A Bíblia, é machista ou feminista? O cristianismo é machista ou feminista? Todas essas questões precisam ser entendidas, especialmente pelos religiosos porque muitos embates são muito desnecessários.

Esses questionamentos precisam ser entendidos mas com atenção. Machismo e feminismo são termos muito novos na história da humanidade. Esses conceitos são uma observação a respeito de uma ótica generalista sobre determinada cultura. Mas primeiramente precisamos entender que em uma cultura, os indivíduos pouco estão interessados se suas práticas são certas ou erradas, a cultura acontece ao longo do tempo, em cada lugar, com determinado grupo de indivíduos.

Hoje mesmo no Brasil, há inúmeras pessoas que não concordam que o Brasil é um país machista, porque inseridas numa cultura machista, para elas, o machismo sempre foi o "normal", e neste caso, qualquer visão que pretenda mudar o que é "normal" em uma cultura, encontrará uma série de rejeição, desaprovação e críticas, mas quem pretende mudar uma cultura tem que entender que isso é um longo e vagaroso processo.

Primeiramente, o feminismo não é antônimo de machismo. Numa cultura machista, o homem é superior, o feminismo apenas busca direitos iguais em uma sociedade que como vimos no texto anterior, insiste em rebaixar as mulheres e privilegiar os homens, apenas pelo gênero. Obviamente que muito do que se atribui ao feminismo não é feminismo de fato, mas para saber diferenciar o feminismo do não feminismo, é necessário ao mesno se estudar o que é.

Deste modo, poderíamos afirmar hoje, que Deus é feminista, porque Ele criou homens e mulheres para serem iguais, embora diferentes. Mas olhando para algumas passagens bíblicas, Deus parece muito machista. Como entender isso? Primeiramente, Deus não pode ser machista ou feminista porque Ele é muito grande para caber em conceitos tão pequenos e que são apenas um recorte da realidade. Segundo que a Bíblia apresenta um Deus que criou seres humanos para serem iguais, e que após o pecado, para não se afastar do ser humano, o acompanha numa cultura humana, apesar dela, sempre buscando guiar o ser humano ao Seu plano original.


Conheça nossas Redes sociais:
FACEBOOK | GOOGLE + | INSTAGRAN | YOUTUBE | TELEGRAM TWITTER
www.rodrik.esy.es  


Nenhum comentário:

Postar um comentário