Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



15 de agosto de 2018

DEUS É MACHISTA OU FEMINISTA?

"...homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céus e sobre todo o animal que rasteja sobre a terra". - Gênesis 1:27, 28.

No mês que se completam 12 anos da Lei Maria da Penha no Brasil (7 de agosto de 2018) o Brasil continua noticiando casos de feminicídio. O feminicídio é um crime de ódio voltado às mulheres, e geralmente praticado por pessoas próximas a elas. No Distrito Federal apura-se que 85% dos casos registrados foram cometidos por namorados ou companheiros das vítimas, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública.

Embora pareça alarmante o aparente número crescente de casos de violência contra a mulher no Brasil, o que se registra está longe de ser a realidade do que acontece Brasil a fora e muito menos longe de ser um problema brasileiro. Na Índia, ocorre um caso de estupro a cada 21 minutos, devido a uma visão machista, porém, mesmo em países mais desenvolvidos como o Japão, o machismo é um empecilho para o crescimento da mulher, neste mesmo mês, um escândalo denunciou a Universidade Médica de Tóquio de manipular as notas dos alunos para favorecer a admissão de homens e evitar a de mulheres.

Por todo lado que se vá no mundo, é possível observar a desigualdade, o desrespeito, algum meio de inferiorizar alguém, por alguma coisa. Isso é a herança que o pecado deixou no mundo desde que entrou em vigor. Não foi plano de Deus ao criar o ser humano que um dominasse sobre o outro, Ele concedeu domínio ao ser humano sobre a terra e os animais não apenas ao homem, mas ao casal que ele criou: homem e mulher. Mas depois que estes pecaram, as coisas começaram a sair do plano original, mas não por vontade de Deus.

Embora encontremos na Bíblia esse tipo de herança cultural no próprio povo de Israel, podemos observar pela lei (Deuteronômio 22:25-28) o cuidado que havia para evitar que a mulher fosse desamparada e violentada; e ao vir ao mundo, Jesus reafirma o cuidado e a atenção que a cultura havia deturpado com relação à todos os excluídos, em especial as mulheres, que foram parte importante em seu ministério.

Com o passar do tempo, as atividades de homens e mulheres foram se consolidando para sua própria subsistência e em certo momento, um entendeu que sua atividade lhe dava domínio sobre o outro, e culturalmente foi-se desenvolvendo, em praticamente todos os povos, a ideia de que o homem era superior à mulher per si. Em certas culturas, como a hindu o islã, além das funções diferenciadas o domínio é amparado pela lei e pela religião, embora varie de país para país.

Fontes:

Conheça nossas Redes sociais:
FACEBOOK | GOOGLE + | INSTAGRAN | YOUTUBE | TELEGRAM TWITTER
www.rodrik.esy.es  


Nenhum comentário:

Postar um comentário