Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



5 de setembro de 2018

NÃO FARÁS IMAGENS?

Lacoonte e seus Filhos
escultura encontrada em 1506, em Roma
Museus do Vaticano
"Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais sobre os filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos". -  Deuteronômio 5:8-10.

Arte e religião podem andar juntas? Se o segundo mandamento diz que não se deve fazer imagens de escultura que se assemelhe com qualquer coisa acima do céu, na terra ou mesmo debaixo das águas, quem pretende obedecer a Deus não deve produzir qualquer tipo imagem? E as imagens que abarrotam a publicidade (mesmo cristã)? E as ilustrações infantis? E as fotografias que lotam as redes sociais? Que relação a arte pode ter com os dez mandamentos?

Não é muito difícil encontrar quem concorde que não se deve criar imagens de forma alguma, que o segundo mandamento é literal. Pessoas que pensam assim, chegam a não tirar fotos, por entenderem que seria pecado, já que é uma explícita afronta ao segundo mandamento. Porém, ao analisarmos o texto bíblico, por meio da comparatística, é possível entendermos o que Deus exigia no segundo mandamento.

Se não fizermos uma análise sobre o texto bíblico, podemos ser levados a entender que Deus estaria se contradizendo ao proibir a produção de qualquer imagem que se assemelhasse com qualquer coisa no céu, na terra ou no mar e no mesmo livro que registra isso, mais à frente, registra Moisés recebendo ordens do próprio Deus para fazer um tabernáculo cheio de imagens de querubins que estão no céu (Êxodo 25:18; 26:1), cálice com formato de amêndoas que são plantas da terra (Êxodo 25:33). Fora que o próprio santuário já era uma réplica de um modelo existente no céu (Êxodo 28:8 e 9; Hebreus 8:1 e 2; 9:8).

Ou Deus estaria se contradizendo ao proibir a produção de imagens e em seguida pedir para fazer imagens semelhantes a coisas que Ele mesmo criou, ou este mandamento está interessado em pedir algo específico que diz respeito a produção de imagens com o objetivo de serem adorados como deuses, isso Deus repudia e até satiriza (Isaías 44:9-20). 

Mas seria muito incoerente Deus escrever "não farás para ti imagens de escultura" com o próprio dedo (Êxodo 34:1) e mandar colocar essa lei ou testemunho dentro de uma arca (Êxodo 25:16 e Deuteronômio 10:5) cuja tampa tinha a imagem esculpida de dois seres celestiais (Êxodo 25:21). Portanto, é muita informação a ser comparada antes de ser julgada como incoerente ou contraditória. Com certeza no segundo mandamento Deus está preocupado como a adoração, não com a produção das imagens.

Conheça nossas Redes sociais:
FACEBOOK | GOOGLE + | INSTAGRAN | YOUTUBE | TELEGRAM TWITTER
www.rodrik.esy.es  


Nenhum comentário:

Postar um comentário