Esse ciclo pode ser interpretado na Bíblia como o que está escrito no segundo mandamento que Deus diz: “visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”.
O estudo sobre auto-sabotagem apresenta outro ponto de vista sobre o texto do segundo mandamento, mostra que as conseqüências que são passadas de pais para filhos vão além do que doenças hereditárias ou um caráter moldado, mas penetra também no ciclo da vida dos filhos.
Sem querer os filhos imitam o que vêem os pais fazerem e o maior problema é que eles não percebem isso. Comparando um histórico familiar, não é muito difícil encontrar semelhanças passadas de um para o outro: freqüência de mães solteiras, pais agressivos ou infiéis, criminosos... ou músicos, artistas, bons empregos, boa reputação, equilíbrio emocional, isso pode ser exemplificado pela comparação de dois casos ambos viveram no século XVIII:
Jonathan Edwards, considerado um dos maiores teólogos e filósofos do século 18. Toda grande empresa americana contava com um membro desta família na diretoria, o pai era pastor, a mãe era filha de pastor e a esposa, uma mulher devota.

13 reitores de universidades;
65 professores universitários;
3 senadores;
30 juízes;
100 advogados;
60 médicos;
75 oficiais do exército e da marinha;
100 pastores e missionários;
60 escritores, um vice-presidente dos Estados Unidos;
80 funcionários públicos;
295 tinham formação universitária.

Do segundo temos uma descendência de 1200 descendentes:
310 morreram na miséria;
440 tiveram um fim trágico por causa de suas maldades;
60 eram ladrões;
130 foram condenados por crimes diversos;
Mais da metade das mulheres eram prostitutas;
7 eram assassinos.
O grande segredo é que nós podemos sim sair deste ciclo. Com a ajuda de Deus e com força de vontade para mudar nossa história, não precisamos aceitar esta condição que nos é imposta quer direta ou indiretamente.
É importante que reconheçamos que estamos neste ciclo e precisamos sair dele, mas isso depende da força de vontade para de fato sair. Força de vontade exige um esforço de mudança de atitudes, rotina ou consciência que muitas vezes, não estamos dispostos a fazer e preferimos continuar no que estamos.
Se você não sabe por onde começar, é importante procurar uma pessoa que possa te ajudar te dando orientações para que você consiga se livrar deste ciclo, mas mais ainda é importante confiar em Deus e pedir a Sua ajuda.
Com oração e espírito de submissão às Suas santas e sábias orientações, devemos buscar forças para nos livrar do espírito de rebeldia ou condições em que nos encontramos dispostos a obedecer seus santos ensinos. Ele que nunca nega ajuda a Seus filhos, estará disposto a atender toda e qualquer oração como essa que tem como objetivo uma mudança para a felicidade e harmonia na vida de uma família.
Que Deus te abençoe e te dê forças para vencer.
FIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário