Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



9 de maio de 2012

O CICLO DA AUTO-SABOTAGEM 3

Agora vamos entrar mesmo no ponto. Porque eu entrei em todo este assunto para chegar aqui? Porque sendo a lei de Deus tão importante, parece que encontramos algo relacionado a uma maldição nela. O segundo mandamento diz: “Não farás para ti imagem de escultura e nem semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, não te encurvarás à elas e nem lhes darás culto, porque Eu sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”. Êxodo 20:4-6.
Será que nos deparamos aqui com um Deus castigador? O que este texto quer nos dizer, especialmente a parte destacada?
Deus repreende a quem Ele ama (Apocalipse 3:19), mas como é que Deus repreende e disciplina? Eu já falei sobre isso na postagem de 5 de abril de 2011. Ele não é como nós que bate antes de ensinar, que quer ensinar logo na força, na dor. Ele ensina por diversas vezes com um bom diálogo, tem a palavra dele para instruir e tudo mais, mas se nós formos muito desobedientes aí Ele adota medidas mais drásticas. Um detalhe importante é que Deus só ensina a quem se dispõe a aprender, Ele não força ninguém, quanta diferença de nós!
O que Deus está dizendo no segundo mandamento é que as conseqüências do meu pecado, podem ser passados de geração em geração até no máximo a quarta. Mas se eu for um ladrão, por exemplo, essa má índole que permiti habitar em mim pode nascer nos meus filhos, netos, bisnetos e tataranetos. Caberá a cada um deles controlar  seus impulsos. Se meu filho for um ladrão também, já acrescenta mais uma geração no ciclo e acaba por tornar-se um ciclo vicioso. Isso a psicologia explica com auto-sabotagem e vamos estudar melhor depois.
O que acontece de mal com o ser humano é mais por ele mesmo do que por maldições jogadas em sua vida. Deus não é de ficar amaldiçoando ninguém não, mas quando Ele amaldiçoa também, não há mais saída. Onde Deus amaldiçoa acaba-se a vida (Isaías 50:2 e Mateus 21:19).
Deuteronômio 28 fala sobre as bênçãos decorrentes da obediência e as maldições decorrentes da desobediência. É interessante que há mais maldições do que bênçãos... veja o que o pecado faz, ele arruína mais do que a obediência constrói.
Como todo ser humano, eu sou falho e tenho meus altos e baixos espirituais. Sempre que estou em uma baixa espiritual, Deus me pede para ler este capítulo, onde eu começo a entender onde está o meu problema, se eu começo a ler as bênçãos e me deparo com a realidade da minha vida, é porque estou agradando a Deus, estou obedecendo. Mas se quando começo a ler as maldições e vejo então um retrato do que tenho vivido, já sei o que devo fazer...
Sua vida, reflete as bênçãos ou as maldições?

Nenhum comentário:

Postar um comentário