"Mas o fruto do Espírito é: ...temperança." Gálatas 5:22
Se um dia você perder o controle, levante-se e mude de canal manualmente. Esta é uma frase bastante motivacional...
Temperança. O que esta palavra diz à você? Te lembra alguma outra palavra? Tempero? Veja a definição que o dicionário dá à ela: “Virtude que modera os desejos, as paixões. Sobriedade no consumo de alimentos e bebidas”.
Você é temperante? Você consegue moderar seus desejos? Qual foi a última vez que você perdeu o controle e acabou fazendo o que não queria ou deveria? Cada pessoa tem um desejo ardente, um desejo que dá prazer, e estes são satisfeitos com alguma coisa que entra no corpo através dos nossos cinco sentidos. Podemos sentir um forte prazer seja por uma comida ou bebida, um perfume ou um aroma, um livro ou uma simples imagem, uma música ou um cochicho, uma ferramenta ou um brinquedo...
Mas devemos saber até que ponto o que gostamos é saudável, isso é ser temperante. Assim como a falta de substâncias saudáveis é prejudicial, o excesso também.
O mundo tem perecido por falta de temperança. A maioria das pessoas ou tem vivido uma vida absolutamente restrita, limitada ou uma vida absolutamente desregrada e sem limites. Como é a sua vida? Sem graça? Não é a vontade de Deus. Muito louca? Também não é a vontade de Deus.
Quando criança, eu gostava muito de beber guaraná, bebia praticamente todo dia. Esse hábito despertou em mim uma gastrite nervosa. Eu era muito ansioso, preocupado... e a gastrite tornou minha vida um inferno, porque quando tinha prova, teste, ou qualquer coisa importante, ela atacava, e atacava pra valer.
Quando descobri que tinha isso, passei a controlar minha ansiedade, hoje, raramente ela ataca. Aprendi de fato controlar a ansiedade.
Eu sempre procurei buscar a Deus, por isso, Ele poderia ter sido generoso comigo e me ensinado de outra forma, não é mesmo? Colocar uma doença em mim? Mas eu me pergunto: de que outra forma eu iria aprender não ser ansioso? Eu louvo a Deus por isso, tenho em mim uma espécie de bomba-relógio, depende de mim sofrer ou não...

Quero te dizer que embora Deus possa usar diversas formas para nos ensinar a melhorar, não espere aprender pela dor, como foi o meu caso. Procure a partir de agora mesmo controlar seus desejos. Talvez seu vício seja comer doce, e perto de você tenha um montão, não precisa jogar fora, divida. Aliás, a intemperança não dá lugar para o outro, a intemperança é um tipo de egoísmo.
Que Deus te ajude a vencer, pois no céu não entram pessoas intemperantes. Temperança não é só no comer e no beber, mas abrange todas as áreas de nossa vida, em todos os lugares e com todas as pessoas. Mesmo todos os frutos do Espírito, devem ser utilizados com temperança, a menos que se use todos, mas não tem como focar somente em um e pronto, até porque todos eles estão relacionados uns com os outros.
Para conhecer melhor meu trabalho, acesse: www.rodrik.esy.es
Nenhum comentário:
Postar um comentário