Os três primeiros evangelhos são bastante semelhantes, o de João é o mais diferente. Eu nunca li o evangelho de João todo ainda, mas já li os outros três.
Pra mim, o de Mateus é bem histórico, e é gostoso de se ler.

O de Lucas é meio que um resumo, apesar de ser bem completo, tem aparência de que foi escrito bem rápido, quando você vê, já está em outra história...
Apesar de não ter lido todo o evangelho de João, conheço e gosto muito deste evangelho, porque João não perde tempo com enrolação ou muitos detalhes, ponto de vista ou curiosidades, seu foco são as palavras de Jesus. Se brincar, o livro de João é o que mais tem falas de Jesus. João estava preocupado em apresentar um Cristo como era e como falava. Ele parece ter tentado ser o mais fiel possível.
Tudo isso que acabei de falar é em um contexto geral mesmo, mas especificando para a prisão de Jesus, o livro de Mateus relata como mencionei acima, o de Marcos também porque tem o relato quase idêntico ao de Mateus e traz alguns detalhes bem interessantes e engraçados também, Lucas é bem detalhista e João deixa um pouco de lado o contexto e relata mais os diálogos e dá nomes aos bois, o que não aparecem nos outros evangelhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário