Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



8 de março de 2017

MULHER, CODINOME: EXIGÊNCIA

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela. Efésios 5:25

Mulher (02/2012), Rodrigo V.
Pra quem não sabe, eu sou desenhista. Desenho desde antes de aprender a ler e escrever. É claro que fui me desenvolvendo ao longo desse tempo, tenho até postagens de desenhos antigos no BLOG RODRIGO VIEIRA E ARTES. Estes são uma seleção dos melhores antes de conhecer algumas técnicas que mudaram de vez minha vida de desenhista. Até entrar na faculdade de Artes Plásticas, minha maior frustração como desenhista era não desenhar mulheres direito. As mulheres que eu desenhava pareciam mais homens vestido de mulher. Mas quando aprendi de fato, técnicas que me permitiriam então desenhar o que e como sempre quis, cheguei ao ápice da minha satisfação como desenhista.

Para quem desenha, desenhar o corpo humano é o que há de mais complexo. Quem domina o desenho do corpo, está apto a desenhar qualquer outra coisa, isso foi o que aprendi, concordei e ensino para meus alunos de desenho. Desenhar um corpo já não é tarefa fácil, mas desenhar o corpo feminino, exige ainda mais do artista ou desenhista. Vou explicar porque: porque nosso corpo não possui ângulos, somos todos orgânicos. Mas na representação do corpo, um corpo masculino pode ser desenhado de qualquer forma e não vai parecer muito estranho. Mas uma mulher desenhada de qualquer forma... é muito esquisito. E não quero trazer questões sobre o belo, sobre técnicas, etc. Desenhar uma mulher exige atenção, muita observação, delicadeza no traço, e por aí vai.

Até pra se desenhar, mulher é exigente. E hoje é dia da mulher, né?! Exigência é a marca delas, pra mim. E eu convivo com duas, que acho que são mais exigentes que as outras, só perdem pra algumas das minhas professoras, mas acaba o período ou semestre, acabam as exigências. Lá em casa não tem férias, é exigência constante. E eu acho muito interessante a forma como as mulheres pensam, não que eu me atreva a dizer que entendo, estou dizendo que acho interessante observar como elas vêem o mundo, como elas vêem as coisas, como elas levam a sério o que nós homens não ligamos e como elas não levam a sério o que para nós é muito importante.

Mas o que seria do mundo sem a exigência das mulheres? O jeito de ser delas, no lar, no trabalho, na escola, deixa tudo mais organizado, mais bonito, mais interessante. As mulheres não se contentam com o mais ou menos, se for pra ser mais ou menos, tem que ser um mais pra mais do que pra menos. Elas tem as definições delas, tem o bonito, o feio e o fofo... Eu entendo até bonitinho, mas fofo e suas variações já são demasiadamente complexos. Hoje mesmo se comemora 100 anos que um grupo de mulheres impulsionou Revolução Russa, foram pegar pão e voltaram com direito a voto, com o apoio dos operários e do exército. Pode isso? Fossem homens, o negócio não ia prestar.

Nesse dia da mulher, só temos a agradecer pela maravilhosa existência de vocês, mulherada! Parabéns por serem quem são, por terem esse poder cativador, criativo, altruísta e exigente... E como costumo apelar nos últimos parágrafos dos meus textos, apelo para que tenham um pouquinho mais de paciência com nós homens, que a gente tem uma certa dificuldade de acompanhar o raciocínio de vocês, muitas vezes... E para homens e mulheres por aí, acho que o apelo do verso bíblico serve para além dos maridos, mas abrange também qualquer pessoa que tenha contato com uma mulher. Chega de violência contra a mulher, chega de machismo, feminicídio, de observa-las com inferioridade, como objetos. Mulheres estão aí para serem amadas, é uma exigência divina.

Curta nossa PÁGINA NO FACEBOOK e conheça nosso site: www.rodrik.esy.es

Nenhum comentário:

Postar um comentário