Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



25 de fevereiro de 2013

CRISTIANISMO E SEXUALIDADE: CRISTÃOS NEURÓTICOS II

"E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos..." Mateus 6:7

     Correr contra a morte... o sexo tem suas relações também com a morte. É um paradoxo, o ser humano corre contra a morte e no final quem é que ele encontra?
     Pois bem, fiz esta introdução sobre os cristãos neuróticos para que primeiro tenhamos uma breve informação sobre o plano ideal de Deus por nós e onde nós fomos nos meter. O mundo corre contra o tempo para poder experimentar o máximo de prazer possível, aliás, há quem diga que uma das característica fundamentais do ser humano é o desperdício. Eu concordo, olhe para você mesmo e me diga se você já se libertou do desperdício? Mas o pior desperdício que o ser humano pode cometer é o desperdício da graça de Deus.
     Em seu artigo "ZWANGSHANDLUNGEN UND RELIGIONSÜBUNGEN" (traduzida para o português como "Atos Obsessivos e Práticas Religiosas"), 1907, Sigmund Freud explica como os atos obsessivos dos neuróticos se assemelham com as práticas religiosas. Ao ler este artigo, fiquei extremamente preocupado ao perceber que boa parte das pessoas que eu conheço não são cristãs, mas sim, neuróticas. Muitas pessoas que se dizem cristãs hoje, têm praticado os chamados atos obsessivos e achado que isso é normal. Que pode ser um pecado que não foi vencido, que pode ser uma característica pessoal de alguém, portanto, esta pessoa está muito bem, "é só o jeito dela"... Não! Isso não é verdade, esta pessoa está doente e precisa se tratar, de preferência com o melhor psicólogo do mundo: Jesus Cristo. As frases entre aspas que trouxerem certo tipo de conceito e que aparecerem sem a fonte, são retiradas deste artigo de Freud.
     Segundo Freud, os neuróticos pertencem a um grupo clínico especial chamada de "neurose obsessiva". Os neuróticos são "pessoas que praticam atos obsessivos ou cerimoniais... pensamento obsessivo, ideias obsessivas, impulsos obsessivos e afins". Apesar de classificá-la assim, ao menos neste artigo, ele prefere não chegar a definir o que de fato é a neurose obsessiva.
     O termo "cerimonial" fora aplicado aos atos obsessivos e não é por acaso que tem este nome, sua relação com a religião é bem próxima. "Os cerimoniais neuróticos consistem em pequenas alterações em certos atos cotidianos"... Estes cerimoniais podem ser para acrescentar, retirar ou mesmo arranjar algo. São aqueles momentos que nos incomodamos com algo e vamos lá corrigir. O livro precisa estar nesta posição, os calçados devem ficar ali, a roupa deve estar assim, só consigo dormir se a porta do guarda-roupa estiver fechada... isso traz desconforto até que a pessoa vá e arrume (do jeito dela).
     Isso pode parecer que não tem nada a ver, não é mesmo? Mas tem sim. A própria pessoa que pratica estes cerimonias não acha que isso seja tão importante, no entanto, não consegue se desapegar deste cerimonial. São as chamadas pessoas "esquemáticas", mas muitos de nós temos os nossos "esquemas" de alguma forma, em algum lugar...
     A ornamentação é que complica ou prolonga o cerimonial, então, para arrumar aquilo, a pessoa segue uma espécie de lei tácita, tem que ser daquele jeito. Então, por exemplo, para dormir, a porta do guarda-roupa deve estar fechada, "a cadeira (que está no quarto) deve estar em determinada posição..." os livros em determinada ordem, "o cobertor preso embaixo do colchão e o lençol bem esticado, os travesseiros arrumados de maneira especial e o corpo da pessoa deve adotar uma posição bem determinada. Só depois disso tudo ela poderá dormir". Freud diz que nos casos de uma neurose mais leve, os cerimoniais são apenas a intensificação de atos ordeiros muito justificáveis.
     Por isso, é muito importante ter consciência do que você faz, caso contrário, você estará entrando em um estado mais profundo de neurose. “toda atividade pode converter-se em um ato obsessivo... se for complicada por pequenos acréscimos ou se adquirir um caráter rítmico através de pausas e repetições”. Você já ouviu falar em pais que se esquecem de filhos porque não tinham o “costume” de andar com eles, então, por sair de sua “rotina” continuaram a fazer o que sempre faziam, esquecendo-se das crianças? E você? Não segue uma determinada rotina, que já te fez esquecer-se de algo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário