"Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração." Salmos 37:4
Você é feliz por servir a Deus e conhecê-Lo? Conheço muitos cristãos infelizes, mas como podem ser infelizes conhecendo o mesmo Deus que eu conheço, que me faz tão feliz? A resposta não é porque eles sofrem, porque conheço diversas pessoas que mesmo no sofrimento conseguem achar paz e alegria, fruto das promessas de Deus. Eu mesmo, já me alegrei e muito em meio ao sofrimento, não pelo sofrimento em si, é claro, mas pela esperança posta em meu coração.
O verso de hoje traz um conceito muito importante para a vida cristã, diria que é um termômetro do cristão: agradar-se de Deus. Você se agrada de Deus? O verso não está mandando que você agrade à Deus, está dizendo que você deve se agradar de Deus, de conhecê-Lo, de servi-Lo, de tê-Lo como o seu Deus.
É muito bem bolado este verso, porque agradar à Deus, por mais que pareça difícil, acabaria na mesma coisa que hoje se vê por aí e que já existe há muito tempo: pessoas fazendo sacrifícios, pagando promessas, mergulhando-se em jejuns, orações longas e barulhentas, sofrendo por privar-se de certas coisas e acreditando que Deus fica feliz e grato por ver seus "filhos" fazendo isso. Mas que significado tem todos estes sacrifícios e sofrimentos? O próprio Deus diz: "Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos."
Não que não devamos fazer jejuns, orar, nos privar de certas coisas que nos fazem mal e que Deus nos pediu para não fizermos, isso deve ser feito sim, mas com alegria "...porque Deus ama a quem dá com alegria" (2 Coríntios 9:7). Fazer as coisas para Deus obrigado, desgostoso, não agrada a Deus. E o mais interessante em tudo isso é que você pode enganar a quem for: seu padre, seu pastor, seus irmãos, seu pai, sua mãe, seus tios... seja lá quem for, mas você jamais conseguirá enganar a duas pessoas: a Deus e a você mesmo.Você só fará as coisas com prazer e com alegria se você sentir, se descobrir a razão do que você faz, caso contrário, não digo nem que você estará se enganando, porque você estará simplesmente fazendo algo que não gosta.
Deus não obriga ninguém à serví-Lo, serve-O quem quer, como vimos só pelos versos de hoje, Ele não se alegra em ver alguém infeliz ao seu lado, Ele é a verdadeira fonte da alegria, mas só bebe quem quer. Você tem então duas opções e uma escolha: largar o cristianismo e buscar a alegria e a felicidade pelo mundo a fora ou procurar a alegria e a felicidade com Deus, descobrindo o que está te fazendo tampar a visão para a verdade que Ele tem. Uma sugestão eu tenho: a segunda, porque todas as pessoas que eu conheço que tentaram a primeira se frustaram e/ou são frustradas ainda.
Agora, uma das coisas que chega a dar falha no cérebro, é a ideia de se alegrar em meio a tristeza. Como isso acontece? Para alguns é masoquismo, para outros é loucura, para outros é impossível e para outros é uma ideia para controlar massas... Seja lá qual for a sua ideia, você só saberá o que significa se alegrar na tristeza se isso acontecer com você, se você ver outra pessoa assim ou você entenderá ou não o que está havendo com ela.
A promessa contida neste verso é a de Deus irá satisfazer os desejos daqueles que se alegram por serví-lo. Ontem vi em uma peça teatral, uma sátira à religião, dizia que os dízimos que damos nos garante certos privilégios da parte de Deus: um anjinho da guada, coisas assim. As pessoas não sabem o que significam as promessas de Deus em nossas vidas, mas o pior de tudo, são as pessoas que dizem conhecer a Deus e não conhecem Suas promessas realizadas em suas vidas. A causa é o tema desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário