"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." João 4:23 e 24
Como você adora a Deus? Em verdade? Em espírito? Ou em espírito e em verdade? A maioria das pessoas adoram a Deus somente em espírito, e usam este verso para afirmar que o adoram em espírito e em verdade. Mas o que é adorar a Deus em espírito, e o que é adorá-lo em verdade? Adorar a Deus em espírito é entregar-se à Ele por completo, e adorá-Lo em verdade é continuar entregando-se à Ele.
Muitas pessoas dizem terem aceitado Jesus, mas quando você olha para a vida delas, nota que pouca coisa mudou... Talvez tenha deixado de beber, de fumar, tenha largado esses vícios mais manjados, mas seu comportamento continua quase o mesmo. É fácil notar que nos primeiros dias a pessoa até que se sai bem, as pessoas notam a diferença, mas com o passar do tempo, vai ficando cada vez mais difícil se segurar. Essa é uma das contraindicações, se assim posso dizer, da adoração em espírito, esse tipo de adoração, faz abrir uma brecha para que Jesus entre no coração, mas passada a euforia do momento, logo tudo vai voltando ao normal.
A adoração em verdade consiste em conhecer a verdade, aceitá-la e deixar que ela coordene suas ações. Já falei várias vezes aqui sobre a verdade, mas não custa nada repetir... A verdade é um conjunto das três pessoas da Trindade, a Bíblia que é a palavra de Deus e os dez mandamentos, que mostram o caráter de Deus. Se a pessoa deixa de conhecer ou aceitar um destes, ela continuará adorando à Deus somente em espírito. Mas existe um texto que mostra que "O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável." Provérbios 28:9. Imagine, aquela pessoa que rejeita a verdade da lei de Deus, nem em espírito poderá adorá-Lo! Cuidado com isso.
O erro de se separar uma da outra é que em espírito, eu vou deixar rolar... o momento é que manda, aí seus sentimentos se confundem e você não tem dicernimento e controle sobre suas ações, e é um prato cheio para o inimigo deitar e rolar... Já o problema da adoração somente em verdade está na pessoa ser até mesmo cética, não acredita que outras pessoas podem adorar a Deus, porque não obedecem isso ou aquilo.
Mas quero finalizar dizendo a importância dessa adoração, porque se formos adoradores somente em espírito ou somente em verdade, não seremos verdadeiros adoradores. Para ser verdadeiro adrador tem que ter dos dois, para se aproximar de Deus. Ele está procurando verdadeiros adoradores, e você é verdadeiro adorador ou é um adorador de meia tigela?
Nenhum comentário:
Postar um comentário