Por que pois se desvia este povo de Jerusalém com uma apostasia contínua? Retém o engano, não quer voltar. Eu escutei e ouvi: Não falam o que é reto, ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? Cada um se desvia na sua carreira, como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha. - Jeremias 8:5 e 6
Imagine que você está em casa com sua família e, de repente, um dos membros diz que não quer mais escutar ninguém, apenas quer falar o que lhe vier à mente, e que ninguém pode contestar suas certezas e convicções, pois, do contrário, estaria sendo arbitrário e invasivo. O que você acha do futuro dessa relação?
Muitos hoje dizem que não querem mais permanecer ligados a uma denominação religiosa, uma vez que, em muitos casos, a experiência religiosa não trouxe tantas coisas positivas; pelo contrário, muitas pessoas saíram magoadas, machucadas e feridas, e por conta disso decidiram não voltar às fileiras de uma igreja. Porém, muitos deixam, embora chateados com pessoas e sistemas religiosos, ainda mantêm em seus corações a chama da conexão de que Deus é real e, por conta disso, essas pessoas afirmam que, embora não estejam mais ligadas a uma igreja, continuam sendo cristãs e mantendo sua fé.
Pessoas que se afastaram de igrejas, mas não admitem que se afastaram de Deus, geralmente dizem manter sua intimidade com Deus, mas poucas delas continuam mantendo a prática do estudo da palavra de Deus. Embora em alguns poucos casos isso até ocorra, não é possível mensurar quantos por cento deixaram ou reduziram drasticamente o estudo da Bíblia, enquanto outros continuaram com sua rotina de estudos ou até aumentaram depois de saírem de suas igrejas. A impressão pessoal que tenho é que a minoria continua estudando ou aumenta a quantidade de estudos bíblicos, enquanto que a maioria que deixa de estudar ou reduz drasticamente o estudo da Bíblia, logo, está aceitando teorias das mais absurdas ou simplesmente vai perdendo o conhecimento que adquiriu ao longo do tempo, tornando-se ignorante com relação à Bíblia.
O afastamento das pessoas da comunhão com os irmãos e da intimidade com a palavra de Deus reflete em uma sociedade fragmentada em relação ao conhecimento sobre Deus. Isso faz com que cada um siga o seu próprio caminho, e cada vez mais divisões, facções e interpretações afastam-se do ideal divino. Embora a própria Bíblia permita, em alguns casos, margem para muitas interpretações, interpretações absurdas e fora de contexto são resultado de falta de intimidade com a palavra de Deus, especialmente com o Espírito de Deus. Essas pessoas, aos poucos, tornam-se perigosas para a própria igreja, uma vez que, ao sair, algumas tomam atitudes agressivas e acusadoras em relação à igreja. À medida que o tempo do fim se aproxima, essas pessoas são as que mais dão força à ideia de que a igreja é um reduto de fanáticos, independentemente da visão cristã que você tenha. A grande diferença entre o grupo que será perseguido no final dos tempos e o grupo que perseguirá é apenas a intimidade com a palavra de Deus.
Conheça nossas Redes sociais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário