Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



31 de agosto de 2016

SÓ UMA ESMOLINHA

No mesmo instante o homem começou a ver e, dando glória a Deus, foi seguindo Jesus. E todos os que viram isso começaram a louvar a Deus. Lucas 18:43

O que você pediria hoje, se tivesse direito a um pedido realizado? O que você acha que um mendigo pediria em seu lugar? E um cego, o que pediria? E um mendigo cego? Bem, por quê tantas perguntas? Pra preencher esta publicação e para te introduzir na história que vamos abordar hoje. Você acha que as respostas às perguntas que fiz anteriormente são parecidas ou muito diferentes em cada caso?

Um dia, um mendigo cego estava ali na calçada, mais um dia naquela situação. Ele ficava em uma estrada estratégica, era a estrada que fazia ligação da cidade em que ele morava para uma outra cidade muito importante. A cidade em que ele vivia não era lá uma cidade muito bacana. As pessoas viam com bons olhos mais a outra cidade do que esta que ele morava. Ele estava ali, sentado, pedindo esmolas quando de repente, percebeu uma movimentação estranha por aquele caminho, ele era cego mas não era surdo, nem bobo, nada bobo. Já estava chegando a época de festividades, mas aquele movimento todo era atípico, havia barulho de muita gente. Bem, ele já estava ali fazia um tempo, não ouviu barulho de carro freando ou de tiro para ser um acidente ou assassinato, em dias comuns, isso é que reúne muita gente...

Ora, quanto mais gente, mais oportunidades de ganhar esmolas, então perguntou para alguém: “o que está acontecendo”? Não sei exatamente para quantas pessoas ele perguntou, uma vez que como não enxergava, não sabia a quem se dirigir. Mas alguém o atendeu e lhe respondeu: “ah, tem um homem ali que é de uma cidade talvez pior que esta, mas ele é Jesus”. Depois que ele ouviu que era Jesus, ele não pensou em mais nada! Ali estava a maior oportunidade de sua vida! Nunca um homem naquela época reuniu tanta gente! Esse homem estava passando ali, como milhares de pessoas, e quem sabe até pudesse voltar por aquele caminho depois que fosse à outra cidade. É a oportunidade de ouro, é agora ou nunca! Então ele começou a gritar: “esmola, esmola, por favor! Eu podia estar matando, roubando, me prostituindo, mas só estou te pedindo uma esmola”! Já sabe quem é o personagem da nossa história?

Bem, eu estava falando da história do cego Bartimeu, mas acho que me empolguei e confundi o final da história. Acho que ela não termina assim... Me parece que quando ele ouviu que Jesus estava ali, ele gritou: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim”! Aí um pessoal que estava mais pra frente mandou o ceguinho calar a boca. Ele era cego mas não era surdo, nem bobo. E como não era mudo, gritou ainda mais alto e mais alto e mais alto. De repente, ele sentiu homens agarrando seus braços. Podia ser a polícia, querendo leva-lo à delegacia por perturbação da ordem pública. Mas não, aqueles homens foram mandados por Jesus, para que o levassem até Ele. Jesus então perguntou o que aquele mendigo e cego queria. Bem, se fosse a continuação da minha história, ele iria pedir uma esmola, ou pedir para que Jesus pedisse isso para toda aquela gente. “Estou precisando de um óculos escuro, uma comidinha quente, ao menos uma diária num hotel”... Podia ter pedido isso, mas na verdade, ele disse: “eu só quero uma coisa: voltar a ver”. Tudo bem, Jesus o curou.

A história do cego Bartimeu não termina aí. O relato diz que a partir daquele momento, Bartimeu, que poderia ter ficado em Jericó, tomou uma decisão: seguiu Jesus para Jerusalém. Bartimeu poderia ter ficado por ali em Jericó e esperar Jesus voltar para O seguir. Mas que bom que não fez isso. Porque dali, Jesus subiu para Jerusalém, foi morto e nunca mais voltou por aquele caminho. Eu acho que confundi aquela parte da história com a nossa... Jesus passa por nossa estrada e nos chama, todo dia, e pergunta o que queremos. Mas parece que na maioria das vezes, a maioria de nós ao invés de pedir o que realmente precisamos para seguir Jesus para a Nova Jerusalém, só pedimos umas esmolinhas, porque queremos continuar mendigando aqui em Jericó, afinal, temos muito tempo por aqui e Jesus está sempre passando por este caminho... Sim, podemos até pensar assim, mas vai chegar um dia, o último dia que poderemos seguir a Jesus, depois desse dia, não iremos mais ve-lo passar nem ouvi-lo nos chamar, porque terá acabado a nossa oportunidade. E o pior não é se morrermos, o pior é se tivermos que viver, arrependidos para sempre, por não termos aproveitado a oportunidade que tivemos. Hoje Jesus está te perguntando: o que queres que eu te faça? Qual foi a resposta que você deu na primeira pergunta que fiz mesmo?

Conheça meu site: www.rodrik.esy.es

Nenhum comentário:

Postar um comentário