"E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está". Gênesis 21:17
A Bíblia, considerada machista por muitos, começa falando da mulher desde o Gênasis até o Apocalipse usando a mulher como metáfora para a igreja a quem Deus ama e uma outra que é a igreja falsa. Em toda a Bíblia aparecem histórias de mulheres que sempre foram ativas na narrativa bíblica.
A Bíblia, considerada machista por muitos, começa falando da mulher desde o Gênasis até o Apocalipse usando a mulher como metáfora para a igreja a quem Deus ama e uma outra que é a igreja falsa. Em toda a Bíblia aparecem histórias de mulheres que sempre foram ativas na narrativa bíblica.
Bem, é
interessante comparar os afazeres da mulher das cavernas com a mulher da
Bíblia. Na teoria evolucionista, que não se considera machista, não temos
detalhes sobre como era a vida das mulheres e dos homens, já que eles viviam em
uma sociedade matriarcal. Já a Bíblia, que é machista na visão de muitos evolucionistas, conta a história de várias mulheres que foram ativas naquelas
sociedades, mulheres casadas ou solteiras, se envolveram ativamente na família
e muitas vezes influenciaram até mesmo na política. Estranho para um livro machista
retratar tudo isso... Sara, Noemi e Rute, Ester, Raabe, a esposa de Pilatos,
Dorcas e tantas outras que se destacaram por sua coragem, ousadia ou sabedoria.
É claro que
quem vivia na sociedade da época, nem sabia que palavra é essa: machismo. Para
eles, o homem tinha um papel, a mulher tinha outro e um dependia do outro. E
isso mudou? Bem, um pouco. Hoje, muitas mulheres tomam a frente das questões
políticas do lar, o que é função do homem, segundo a Bíblia. A mulher tem sua
função, mas as mulheres parecem estar desfocadas hoje em dia.
É propósito de
Deus que as mulheres, exerçam grande influência sobre os filhos! Veja que
pouco se é falado sobre a influência do pai na vida dos grandes personagens da
Bíblia, é falado mais no livro dos Reis e em Crônicas, mas veja como o papel da mãe foi
importante na vida de Isaque, Jacó, Moisés, Samuel, Sansão, Jesus! Quantas
dessas mães podiam ter ficado sem filhos, eram estéreis, e até virgem?! Deus aparecia,
ou mandava um anjo e falava com elas! Há casos em que anjos visitam Abraão, mas as mães de Ismael,
Sansão e Jesus também foram visitadas por anjos.
Deus nunca deixou a mulher de lado, falava com elas da mesma forma como falava com homens, é claro que temos mais registros com relação aos homens, mas isso não quer dizer que ela seja machista.

Deus nunca deixou a mulher de lado, falava com elas da mesma forma como falava com homens, é claro que temos mais registros com relação aos homens, mas isso não quer dizer que ela seja machista.
Oi Rodrigo, tudo bem? Não quero incomodar, mas parto do pressuposto que se você escreve um blog e convida pessoas para lê-lo é porque também está disposto a ler comentários, hehe.
ResponderExcluirAo contrário dos outros textos que você geralmente escreve, nesse eu não posso concordar com você. Vou expor os meus motivos, mas antes quero deixar bem claro que ainda que se considere a Bíblia machista não quer dizer que Deus o seja (Jesus deixou isso bem claro).
Pelo que eu entendi, você está fazendo uma análise contrapondo a visão criacionista com visão evolucionista. Bem, não conheço a fundo a teoria da evolução, mas acho que isso corrobora ainda mais com minha opinião. O que quero dizer é que mesmo uma pessoa de conhecimento médio conhece exemplos de “achados” de fósseis femininos (é só lembrar da Lucy , por exemplo). Obviamente isso não isenta a classificação de que o evolucionismo é machista.
Minha opinião é que, na verdade, a teoria da evolução das espécies em si é neutra, assim como o criacionismo. O que podemos dizer que é machista ou não, é a filosofia naturalista que baseia o evolucionismo. Essa sim é machista! Entretanto, os autores mais “famosos” não defendem que essa filosofia não tem um viés machista. Pelo contrário, Fustel de Coulanges afirma que a formação da sociedade se deu de forma patriarcal.
Agora falando da Bíblia. O fato de ela ser sagrada e inspirada por Deus não a isenta de ter um “rastro” humano em suas páginas, conforme você mesmo afirmou. E é exatamente essa face humana da Bíblia que é machista.
Quando Deus ou Jesus falam diretamente não há nenhum sinal de machismo. Entretanto o modo em que ela é escrita reflete claramente a desvalorização da mulher. Podemos ver isso na história dos patriarcas, na lei de Moisés, nas cartas de Paulo (mesmo assim ele é meu personagem favorito) e etc. O fato de conter algumas histórias bonitas protagonizadas por mulheres não diminui esse aspecto.
Poderia até comentar algumas histórias, mas acho que já escrevi demais, rs. Concordo que homens e mulheres tenham papeis diferentes na sociedade, mas não podemos também afirmar que o papel da mulher hoje é o mesmo dos tempos bíblicos ou até da época de Hellen White. O papel da mulher mudou assim como o do homem. Por isso que a afirmação de que “as mulheres parecem estar desfocadas hoje em dia” também carrega em si um teor machista.
Desculpe se em algum momento fui indelicada. Valorizo muito a oportunidade de debater esse tipo de assunto com pessoas cristãs. Um abraço.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDesculpe-me mas me parece que minha resposta desapareceu, você a recebeu?
Excluir