"E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho? E disse o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido? Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho. E Sara negou, dizendo: Não me ri; porquanto temeu. E ele disse: Não digas isso, porque te riste." Gênesis 18:11-15
Conheço muita gente que não gosta da Bíblia, a consideram um perigo a sociedade, pois transforma as pessoas - segundo eles - em ignorantes. Muitas dessas pessoas já leram a Bíblia, já foram de alguma religião, e muitas vezes, a falta de sabedoria nessas pessoas me incomoda, mas Deus é muito sábio em não dar pérolas aos porcos, porque se de fato estas pessoas entendessem as verdades bíblicas, elas não se converteriam de qualquer forma, desonrando ainda mais o nome e Deus, pois no estado em que se encontram, Deus releva muita coisa por considerá-los ignorantes, mas a todo o que é sincero, Ele leva a Sua verdade para mudar o coração.
A Bíblia nos conta certas histórias curiosas. Há vários trechos em que ela nos apresenta histórias que a primeira vista, são muito difíceis de entender, mas isso que é o interessante da Bíblia, ela não deixa seu conteúdo exposto, e você de fato só consegue descobrir as mensagens ali inseridas, se examinar de fato o que está escrito e buscar entender. (Marcos 4:12, João 5:39, Tiago 1:5, Mateus 7:8).
Uma dessas histórias está em Gênesis 18. O verso 11 é claro em afirmar que o casal de velhinhos não tinham a menor condição de ter um filho. Quando Sara ri da situação que acabara de ouvir, ela tinha toda a razão de fazer isso, ela não conhecia provavelmente, nenhum caso em que pessoas da idade dela tivessem filhos, se bem que no começo da Bíblia, existem relatos de pessoas que tiveram filhos já bem velhos, mas eram homens, não mulheres depois da menopausa. Mas a Bíblia faz questão de dizer que Abraão já era velho, portanto, naquela época, dá a entender que na idade de Abraão, os homens já não conseguiam fazer muita coisa... as gerações foram ficando mais frágeis.
Então, por que Deus chama a atenção de Sara? Eu penso que Ele poderia ter sido mais gentil, já que entendia a situação do casal. Mas se prestarmos bastante atenção na história deste casal, veremos a seguinte situação: Deus os escolheu e lhes fez uma promessa, acompanhava o casal por onde iam, conversava com eles, visitava-os... isso era para ter fortalecido a fé deles em Deus, mas o que vemos é que o tempo todo eles estavam desconfiando da palavra de Deus. Com certeza eles sabiam que Deus tinha todo o poder, mas duvidavam que Deus fosse desprender seu poder para fazer algo ilógico. "Imagina, Deus, o Todo-Poderoso, gastar Seu poder para dar filhos à um casal velho, quando não deu enquanto eram novos?!" - deviam pensar. O que eles não entendiam, era que Deus tem poder é para usar mesmo! Deus não fica mais fraco se usar Seu poder com alguma coisa não é life de videogame.
Em um ponto estavam certos: não tinham condições de ter o que queriam, e este reconhecimento de sua capacidade é muito importante para nos aproximarmos de Deus, porém, temos que prosseguir (Oséias 6:3; Hebreus 6:1), e o segundo passo é que uma vez sabendo que somos incapazes, devemos acreditar que Deus fará o que Ele prometeu, mas não nos deu condições de fazer. Você tem um sonho, uma promessa, um desejo que ainda não se realizou, e você não tem condições de realizá-lo? Dê o segundo passo e acredite que Deus te dará, independente da sua capacidade, pois sem fé, é impossível agradar a Deus! (Hebreus 11:6).
Olá?!
Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/
INSCREVA-SE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário