"E Arão fará chegar o novilho da expiação, que será por ele, e fará expiação por si e pela sua casa; e degolará o novilho da sua expiação. ...Depois degolará o bode, da expiação, que será pelo povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; e fará com o seu sangue como fez com o sangue do novilho, e o espargirá sobre o propiciatório, e perante a face do propiciatório". Levítico 16:11 e 15
Certo dia, fui à embaixada da Romênia para pedir algumas informações. Foi um pouco difícil chegar lá, mas quando encontrei, me preparei para falar com alguém que pudesse me dar as informações que eu queria. Não havia porteiro, tinha que falar por interfone. A pessoa que me atendeu não sabia falar português, então, para ficar mais fácil a nossa comunicação, já que ainda não domino o romeno, falamos conversamos em inglês. Sinceramente, eu nunca havia conversado de verdade com alguém em inglês, só por escrita, e por fluir a conversa, eu ficava cada vez mais animado, à medida que conversávamos. Até que minha alegria se foi, descobri que naquele dia não havia gente para me atender, não era dia de expediente, porque na Romênia era feriado. Fui embora e achei aquilo tudo muito engraçado, para mim, aquele feriado não tinha nada a ver comigo, mas me afetou, mas depois parei para pensar e quais os dias fazem ou não diferença na minha vida? Deveriam? Será que existe algum dia em que devo estar mais atento e tal...?
Na cultura israelita, havia um dia muito especial, chamado o Dia da Expiação. Assim como nós temos alguns feriados no Brasil, bem como o 7 de setembro, em que comemoramos o Dia da Independência. Hoje em dia, boa parte dos brasileiros não estão nem ligando para a independência, passam por este feriado com alegria por não terem que trabalhar, e não só este, mas muitos outros. Talvez não estejam ligando muito para isso porque não souberam o que era viver dependendo de um outro país, viver em uma situação de marginalidade, sem ter muitas opções para mudar sua situação, e ainda ter que prestar respeito a quem lhe oprime.
Em Israel, o Dia da Expiação era mais que um simples feriado, era o dia do acerto de contas com Deus. Tudo devia estar certinho, como Ele havia pedido, porque nesse dia, Deus descia para estar com o povo. Para eles era um dia muito especial, mas ao mesmo tempo, um dia tenso, porque cada um ali queria estar em dias com Deus, ou Deus não o aceitaria. Não haviam muitas pessoas preocupadas com se o seu vizinho ou colega estava em dia, porque precisavam ter certeza de que eles mesmos estavam.
Hoje em dia, é muito comum as pessoas falarem mal dos outros, ficarem pensando no que as outras pessoas estão pensando, etc e tal. Não que não devamos nos preocupar com as outras pessoas, mas isso só vale se tivermos o desejo de que estas melhorem, se não, não podemos ficar pensando ou falando nas pessoas, porque não teremos muito a ver com a vida delas, e pensar nelas, para falar pode nos causar sérios problemas, inclusive, a transgressão do nono mandamento de Deus. Veja que a ordem de Deus para Arão era: primeiro se purifique, para então querer purificar os outros. Mas as pessoas hoje em dia querem fazer o contrário, e aí, não conseguem nenhum nem outro. Que Deus te abençôes para que você aprenda a cada dia, viver um dia especial com Ele, experimentando um processo de mudança e não se preocupando com o que as pessoas fazem, mas sim, orando para que elas melhorem a cada dia, e para isso, a melhora deve começar com cada um de nós, diariamente, para que no dia em que encontrarmos com o nosso Deus, possamos ouvir: "Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor". Mateus 25:23.
Olá?!
Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário