Todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição, somos, portanto, da fé, para a conservação da alma. - Hebreus 10:38,39
Conheço muitas pessoas que se gabam de ter sido cristãos muito fervorosos em algum momento. Fico triste com esta situação porque sei que o que realmente importa para Deus é o nosso hoje, não o ontem nem o amanhã. É hoje que devemos ser bondosos, amar, buscar a Deus e obedecê-lo. Deus não leva em consideração o passado, seja se você foi uma das piores pessoas que o mundo já conheceu ou se você foi o melhor cristão que já pisou nesta terra; o que importa é o hoje, e como está a sua vida espiritual agora, progredindo ou regredindo?
Não sei se você já experimentou estar dentro de um ônibus parado enquanto o ônibus ao lado se movimenta, ou vice-versa. É curioso como, às vezes, isso causa um susto, dando a sensação de que o ônibus está andando sozinho ou vai invadir o espaço dos passageiros.
Você já teve a sensação de estar retrocedendo? Como isso te faz sentir? Muitas vezes, olhamos para as pessoas ao nosso redor e temos a impressão de que elas estão avançando enquanto nós estamos retrocedendo, ou mesmo parados... é tão desconfortável se sentir assim, não é?
Mas identificar quando estamos retrocedendo espiritualmente é difícil. Somos tentados a pensar que sempre estamos bem com Deus e, quando nos afastamos dele, começamos - para suavizar a consciência - a nos comparar com os outros. O problema é que somos tão falhos por natureza que nosso julgamento se baseia em comparar nossas qualidades com os defeitos alheios, desta forma, quem não se sentiria bem?
Podemos realmente identificar se estamos de fato retrocedendo ou avançando apenas se colocarmos na balança o nosso eu de hoje e o nosso eu de ontem; só então poderemos comparar e perceber, de fato, que caminho estamos seguindo.
Uma coisa é certa: não é fácil para quem um dia foi fervoroso na fé e depois esfriou. A saudade daquele tempo bate constante e insistentemente, mas raramente vem acompanhada da coragem necessária para mudar.
Talvez você tenha sido líder na igreja, estava sempre pronto(a) a trabalhar na causa de Deus, cantar, pregar, mas, como eu não te conheço tão bem quanto você e Deus conhecem a si mesmo, não posso dizer exatamente. Talvez esteja lendo este texto e relembrando tempos melhores. Mas o que mudou? A sociedade, a sua família, a igreja, Deus ou você? Dentre essas opções, somente Deus não muda; as outras estão sempre em transformação. E você, mudou para melhor ou para pior? Está progredindo ou retrocedendo?
Os filhos de Deus, que um dia morarão com Ele no céu, são como atletas sedentos por vitória: não param, não descansam, fazem o que for preciso para prosseguir e alcançar o objetivo.
Se você tem avançado, continue sem parar; essa é a ordem de Deus: "Ide!". Se você percebeu que tem regredido, saiba: Deus não te abandonou. Ele não desistiu de você. Ele está ansioso esperando o dia em que você voltará a correr para a frente. E Ele não está apenas no final da jornada; está ao seu lado, incentivando você a se levantar e prosseguir. Se não consegue correr, comece caminhando devagar, mas escolha se levantar agora, deixando de lado a zona de conforto. Agora é hora de correr para frente. Somente após cruzarmos a linha de chegada é que poderemos desfrutar do doce sabor da vitória. Quem para ou retrocede está assinando seu termo de desistência e, por isso, já é um perdedor, mas ainda há tempo para chegar. Vamos lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário