Quem é de alguma igreja, já viu muita gente abandonar o caminho, a religiosidade e até mesmo sua fé. É claro que isso não é uma exclusividade da religião, mas em todas as áreas da vida, as pessoas mudam de ideia, desistem, se desvirtuam. Quantas coisas já não começamos e nunca terminamos? Talvez coisas que um dia acreditávamos que iríamos até o fim ou transformaríamos em projeto de vida?! Eu já entrei no karatê, no tae-kwon-do, no krav-magá, em amizades, em cursos, em relacionamentos, que passado o tempo, já não fazem mais parte da minha vida. Vi pessoas desistirem da faculdade, de cursos e de muitas coisas que decidi permanecer também.
Alguns, eu até desejo retomar, mas em dado momento, outras áreas das nossas vidas exigem certa atenção e uma escolha: abrir mão de outras coisas para nos dedicar. Independente do que seja, em todo lugar, os desistentes são classificados como pessoas sem compromisso, sem responsabilidade, sem visão, etc... Mas nem sempre é assim. Como mencionei, às vezes, justamente por conta da responsabilidade com outras áreas da vida, a pessoa entende que o mais responsável é se afastar de um projeto, grupo, etc.
No cristianismo, as pessoas que desistem ou se afastam de determinada igreja ou grupo religioso, muitas vezes são classificados como "quem nunca teve um compromisso verdadeiro com Deus", será? Existem alguns versos na Bíblia que falam que algumas pessoas que se afastaram do caminho, nunca tiveram compromisso com a verdade. De fato, em qualquer que seja a atividade que as pessoas entrem para praticar, seja ela religiosa ou não, podem existir pessoas que entram por emoção ou por curiosidade, mas seria possível uma pessoa totalmente convencida (no caso do cristianismo: convertida) vir a mudar de ideia ou de posição em relação à sua fé?
A Bíblia apresenta a fé como uma semente, que é lançada em todos os terrenos possíveis, e na parábola do semeador, a qual me refiro aqui, a maior parte recebe com convicção, mas cada caso é um caso, e cada um desiste por motivos variados: outras pessoas, a correria da vida, e por aí vai. Jesus adverte que nos últimos dias, haveriam enganos de tal maneira que se possível, levariam até mesmo os próprios escolhidos a serem enganados (Marcos 13:22). E Paulo adverte em 2 Coríntios 10:12 que mesmo quem está de pé, deve cuidar para não cair.
Gosto deste verso de 2 Coríntios 10:12 porque é como um ditado: "para cair, basta estar de pé". Não há segurança alguma para ninguém, em lugar algum, todos nós somos assaltados pelos problemas da vida, pelas emoções, pelas tentações, e tudo isso pode nos vencer ou serem vencidas, a diferença é que a maioria de nós sempre vai buscar o caminho mais confortável. Por mais firme que você esteja, seja onde for, cuide para que não caia.
MUITO PERTINENTE, É BEM ASSIM, BEM PROFUNDA SUAS ANALISES DE INLUSTRACOES. DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO, SENDO BENÇÃO E INTRUMENTOS NAS SUA MÃOS. ESSA FOI PRA MIM. KKK. AMEI.
ResponderExcluirAmém. Então foi pra nós, que sempre escrevo também pensando em meus problemas. Um abraço!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir