Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



24 de abril de 2022

CONTEMPLE

Mas todos nós, que com a face descoberta contemplamos, como por meio de um material espelhado, a glória do Senhor, conforme a sua imagem estamos sendo transformados com glória crescente, na mesma imagem que vem do Senhor, que é o Espírito. -  2 Coríntios 3:18

Já fazem anos que iniciei meus estudos musicais. Embora cantasse desde muito cedo, (minha primeira apresentação pública foi aos nove anos), só passei a estudar flauta doce em minha pré adolescência, e somente aos dezenove anos que comecei a estudar mais seriamente piano, ainda assim, de forma autodidata, depois aprendi violão. Mas meu irmão, por já ter instrumentos em casa, começou a estudar cedo (embora mais tarde do que nossas expectativas), em sua adolescência. Mas ele passou a aprender com a ajuda de um professor.

A música tem se tornado uma paixão para ele, que embora chegue a nos irritar muitas vezes, me faz lembrar que em sua idade, eu com certeza irritava muito com minhas músicas, minha mãe sempre reclamava da altura, do estilo, coisas de mãe. Mas uma das coisas que mais me tem chamado atenção nessa aventura musical que meu irmão tem embrenhado é a de que quando ele vai me mostrar algum feito seu no instrumento, ele faz os trejeitos do professor, os movimentos, a forma de olhar e de sorrir, são uma espécie de imitação do seu mestre.

“É pelo contemplar que nos transformamos. Demorando o pensamento no amor de Deus e nosso Salvador, contemplando a perfeição do caráter divino e reclamando a justiça de Cristo como nos pertencendo pela fé, seremos transformados na mesma imagem.” Mente, Caráter e Personalidade, Vol. I, pág. 337.

As teorias cognitivistas reforçam a ideia de que o meio, as influências externas, especialmente de pessoas próximas, contam muito na construção do ser humano.  Paulo Freire trata sobre isso em seus livros Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Esperança. Os estudos de Jean Piajet e de Paulo Freire mostram o quanto se deve conscientizar aqueles que tem o papel e o poder de influenciar, uma vez que as pessoas são influenciáveis.

A história humana trata da influência do bem e do mal sobre o ser humano desde que este foi criado. Embora muito se fale sobre um anjo do bem e um anjo do mal que nos acompanham nos influenciando para o bem ou para o mal, a Bíblia, em nenhuma hipótese livra o pecador de sua culpa visto que a escolha é individual. "...o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo" (Gênesis 4:7). O único poder maligno sobre nós é o de criar meios para nos cativar, e muitos se demoram contemplando o que influencia e leva à perdição. Ninguém cai em tentação sem ser deixado se seduzir. Se você quer viver no Céu, aprenda de hoje a contemplar o que é do Céu.

Referências:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo - SP: Editora Paz e Terra S.A, 1997.
WHITE, Ellen G. 
Mente, Caráter e Personalidade. Vol 1. Tatuí - SP: Casa Publicadora Brasileira, 2005.

Conheça nossas Redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário