Olá?!

Seja muito bem vindo à este Blog.
Aqui você irá encontrar pensamentos meus acerca da Bíblia, livro que amo e reconheço como divinamente inspirado.
São inspirações para sermões, conselhos, mensagens, respostas para dúvidas e por aí vai... Divirta-se. "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê." - Monteiro Lobato.
Para conhecer mais sobre meu trabalho, acesse meu site: http://www.rodrikarts.com.br/

INSCREVA-SE



15 de março de 2022

TRABALHA E CONFIA

A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem. Mateus 25:15


A frase "trabalha e confia", estampada na bandeira do estado do Espírito Santo, no Brasil, foi tirada de um mandamento de Santo Inácio de Loyola que tinha o objetivo de inspirar as pessoas a trabalhar como se tudo dependesse delas e confiar em Deus como se tudo dependesse de Deus. É um ensinamento importantíssimo e muito relevante, especialmente para os dias de hoje onde vemos cada vez mais as pessoas buscando formas de ganhos fáceis e extraordinários com o mínimo esforço.

É óbvio que não podemos viver apenas para trabalhar e pagar contas. A corrida dos ratos (como é conhecida a rotina moderna) não é e nunca foi plano de Deus, uma vez que se vivermos para o trabalho, logo, estaremos caindo no pecado da idolatria, o que é abominável por Deus (Colossenses 3:5). No entanto, tão logo Deus criou o homem, deu-lhe também atividades para que este ocupasse sua mente.

Vivemos em um mundo onde é crescente o número de pessoas que desejam "fazer nada". Os ídolos dos mais jovens são influencers digitais que ostentam uma vida de aparente curtição da vida como se não fizessem nada. É isso que vendem, mas nem mesmo eles vivem uma "vida perfeita". Não obstante, vemos o crescente número de depressão entre estes que vivem o "sonho global", que já superou o sonho americano. Os famosos coaches, embora com uma visão questionável, ao menos trabalham com a visão de que é necessário se fazer algo para se conquistar as coisas.

O que falta é o equilíbrio entre não fazer nada e sobrecarregar-se de atividades. Ambos extremos levam à doenças, físicas e emocionais. Há quem peça a Deus para ganhar em loterias a fim de ter uma vida de apenas gastar, pra não precisar mais trabalhar. Jesus apresentou uma parábola interessante (Mateus 25:14-30): um senhor chamou seus servos e lhes deu talentos (dinheiro), para uns mais, para outros menos, viajou sem data de retorno esperando que eles lhe prestassem contas daqueles talentos. Cada um trabalhou com o que tinha, negociando a fim de ganhar mais, mas o que ganhou apenas um talento, o enterrou e quando o senhor voltou, se indignou porque este não fez o mínimo esforço para render aquele dinheiro.

Jesus encerra a parábola dizendo que essa história se reflete na humanidade, quando Ele voltar, deveremos prestar contas daquilo que Ele nos deu. Ninguém é tão miserável que não tenha algo a oferecer, sejam recursos materiais, físicos, intelectuais, artísticos... e cada pessoa pode ter mais e ser mais do que seu estágio atual. Muitos pregam que o trabalho passou a existir como pena pelo pecado do homem (Genesis 3:17), mas a pena é o sofrimento ao trabalhar, porque assim que o ser humano foi criado, ele recebeu de Deus funções a desempenhar, ele administraria este nosso planeta, mas o trabalho é inerente à vida humana. Portanto, não fuja do trabalho, nem mesmo das oportunidades de crescimento. Desperdiçar oportunidades de fazer o bem chama-se negligência, e é tanto crime nas leis da Terra como nas do Céu.

Referência: https://www.agazeta.com.br/capixapedia/trabalha-e-confia-na-bandeira-do-es-tem-origem-religiosa-e-no-desenvolvimento-do-estado-0321 acessado em 23 de fevereiro de 2022.

Conheça nossas Redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário