"O seu desejo é contra ti, mas cumpre a você domina-lo". Gênesis 4:7
De todo modo, fora o lado heroico de Sansão, a Bíblia deixa muito claro que ele era um homem impulsivo, sanguinário, e como já vimos aqui o contexto em que viviam os povos da civilização mesopotâmica, este era exatamente o perfil que se buscava para ser um herói, não é de se admirar que Débora, Gideão, Abimeleque, e Jefté (juízes antes de Sansão) tivessem essas características em comum (embora Abimeleque não tenha sido chamado para ser juiz, só seu temperamento o fez ser juiz, sem chamado).
Mas voltando aos questionamentos iniciados no texto anterior, como Deus estava por trás deste impulsividade de Sansão e o que isso tem a ver conosco nos dias de hoje? Juízes 14:3 e 4 deixam claro que a paixão de Sansão por uma filisteia foi estimulada por Deus (como forma de arrumar uma contenda com os filisteus), embora ele tenha se apaixonado, e até noivado com ela, ele não chegou a se casar com ela, o que mostra que Deus usou sua impulsividade a Seu favor mas não permitiu que fosse até as últimas consequências naquilo que era apenas um pretexto para um objetivo maior.
Deus sabia que Sansão seria um homem impulsivo, e Ele precisava desta personalidade nele e isso só reforça duas verdades sobre Deus: primeiro que Ele não nos dá nenhum fardo que não possamos suportar (1 Coríntios 10:13 ); e segundo e talvez mais importante: sim, existe o livre arbítrio, já que se Deus escolhesse que a pessoa "perfeita", obediente, submissa e regrada para assumir o papel de Sansão, seria muito fácil para esta pessoa cumprir todas as determinações e, embora existam essas pessoas no mundo, esta não refletiria a vida da maioria das pessoas e seria apenas um exemplo "inalcançável" de "pessoa exemplo".
Sansão tinha muitos defeitos e fraquezas, tal como nós. Uma de suas fraquezas mais declaradas era sua queda por mulheres, a Bíblia relata três mulheres em sua vida, mas é provável que houveram muitas outras, a filisteia (cujo nome não é citado), uma prostituta (Juízes 16:1), e Dalila (do vale de Soreque, divisa com Gaza, Juízes 16:4). O fim da vida de Sansão é conhecido, e acaba sendo triste mesmo com a descrição de Juízes 16:30. Mas a fraqueza de Sansão por mulheres nunca lhe permitiu ter um relacionamento feliz, isso não foi culpa de Deus, mas sim dele mesmo.
A história de Sansão revela que cada um de nós temos uma missão dada por Deus, mas que cada um enfrentará seus desafios para cumpri-los. Moisés foi manso (Números 12:3), Davi foi um homem segundo o coração de Deus (1 Samuel 13:14), Jó tinha obediência inquestionável (Jó 1:1), Sansão era impulsivo, José, Raabe, Rute, Ester, Daniel, Maria! Todos estes enfrentaram seus desafios para andar com Deus, alguns como mais facilidade, outros com menos, mas a Bíblia nos apresenta um Deus que chama a todos nós para vivermos uma vida com Ele, mesmo com nossas dificuldades, Ele nos dá um conselho: "O seu desejo é contra ti, mas cumpre a você domina-lo" Gênesis 4:7.
Conheça nossas Redes sociais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário