
Com certeza, em algum momento de sua vida, você já dever ter se perguntado por quê existe tanto sofrimento no mundo. Mesmo entre os cristãos, esse tipo de questionamento existe, e não é de se admirar, uma vez que mesmo sendo cristãos, vemos o sofrimento nos noticiários, nas ruas, em nossa casa... O sofrimento, de outras pessoas, especialmente as que julgamos serem boas de mais para aquele tipo de sofrimento, nos causam incômodo por causa da empatia. Mas quando o sofrimento chega em nossas vidas, é ainda mais incômodo, porque geralmente julgamos que não merecemos.
Este tipo de questionamento, dúvida, não é recente, sempre houve na história da humanidade. No livro de salmos, existem alguns capítulos que são muito conhecidos porque tratam deste tipo de questionamento, são os famosos salmos de Asafe. Asafe não poupou palavras para questionar o por quê de ver tanta gente boa se dando mal enquanto muitas pessoas más se davam bem. Ele achava tudo isso muito injusto! E de fato é, em nossa cabeça existe uma lógica: quem faz o que é bom, merece o bem, quem faz o que é mal, merece o mal!
Essa lógica não está errada, está certa, e o mundo, nem sempre foi assim. Os relatos da criação do mundo, em Gênesis 1, mostram que Deus criou um mundo perfeito. Sem dor, sem sofrimento, sem maldade, sem malícia, sem injustiça, sem qualquer coisa de ruim que você possa imaginar. Mas para que toda esta harmonia permanecesse no mundo, era necessário que os dois seres humanos que ficaram responsáveis por cuidar daquele lugar fossem obedientes, não comendo o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Eles só conheciam o bem, tinham ideia do que era o mal, mas apenas o conhecimento teórico, no entanto, a curiosidade de conhecer o mal, os destruiu e trouxe graves consequências a eles e a seus descendentes, no caso, nós mesmos!
O príncipe deste planeta deveria ser Adão, mas por sua desobediência, a ordem do mundo passou para outra pessoa, a saber, quem enganou Adão e Eva: Satanás (Jó 1:7; Lucas 4:6, 7; João 12:31; 16:11). Embora Deus tenha criado o mundo perfeito, e fosse o Rei deste mundo, Satanás, através de seus enganos, obteve os direitos de governar este mundo. Hoje, ele é o governador, e em seu governo, tudo o que é contrário a Deus, é existente neste mundo, porque Satanás é inimigo de Deus (Isaías 14:12-14; Apocalipse 12:7-9; Ezequiel 28:17). Satanás tem um interesse especial em destruir a humanidade, porque o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus, e o maior interesse de Satanás é destruir qualquer vestígio de Deus.
Essa história poderia ser trágica, se considerarmos que se depender de Satanás, a injustiça aumentará até que todos os seres humanos sejam exterminados da Terra. Mas a boa notícia é que Deus elaborou um plano, para acabar com a injustiça, o pecado, a maldade e por fim, restaurar o mundo ao seu estado original, e o ser humano à Sua imagem e semelhança. Ele se entedia quando fazemos estas perguntas porque todo o Seu plano está registrado em Sua palavra, e se estudássemos e déssemos ouvidos à Suas palavras, saberíamos bem que Ele tem a solução para tudo, mas assim como Adão e Eva, preferimos dar ouvidos aos nossos desejos do que à palavra de Deus.
Conheça nossas Redes sociais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário